Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/02/2017

Educação: Mais de 4 mil alunos da rede estadual retornam às aulas

Imagem/Paulo Sanches
Detalhes Notícia
A escola Luiz Chrisóstomo de Oliveira receberá 290 alunos

DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira, 2, mais de 4,5 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino de Penápolis voltam às salas de aula. Eles estão distribuídos em nove escolas que contemplam desde os anos iniciais (1º ao 5º) até os anos finais (6º ao 9º) e Ensino Médio. A movimentação nas unidades de ensino, no entanto, começou ontem, 1, com reunião envolvendo os professores, funcionários, integrantes dos Grêmios Estudantis e os alunos representantes de classes. O objetivo foi planejar o processo de acolhimento que vai acontecer nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3. Segundo o professor Lucinei Aparecido Euzébio, dirigente regional de ensino de Penápolis, cada escola teve autonomia para desenvolver as atividades que julgou importante para dar boas-vindas aos novatos. “Considero fundamental esta iniciativa, já que o aluno que é bem recebido vai para a escola com vontade e diminui a evasão escolar”, disse. O dirigente destacou que todas as escolas do município estão em perfeitas condições para o ano letivo e que pequenas manutenções estruturais foram realizadas no fim de 2016 em algumas unidades, como a EE Carlos Sampaio Filho, que teve todo o telhado substituído. 

Gestão democrática
Lucinei revelou que em 2016, as escolas de Penápolis obtiveram excelente desempenho no IDESP e IDEB, que são ferramentas que medem o índice de desenvolvimento da educação. Segundo ele, a intenção esse ano é melhorar ainda mais, e, para isso ele aposta mais uma vez no envolvimento da comunidade escolar no processo de gestão democrática, onde todos tem voz ativa para opinar, dar sugestões, sempre com o propósito de melhor a escola. O dirigente de ensino disse que vários programas existem para que a gestão democrática aconteça realmente na prática. “O Programa Escola da Família é um desses programas, pois a escola abre as portas aos finais de semana para a comunidade. As reuniões interativas também tem sua importância, já que permite que todos possam se expressar”, disse. O professor Lucinei atribuiu ainda aos Grêmios Estudantis importante papel na melhoria contínua da escola. “Seja sugerindo ou realizando atividades, os grêmios estudantis auxiliam no processo de aperfeiçoamento pedagógico. Os conselhos e a APM (Associação de Pais e Mestres) também se inserem neste contexto de melhoria da qualidade do ensino”, afirmou. Lucinei disse ainda que todas as escolas de Penápolis seguirão o currículo oficial, incluindo reforço e recuperação, que visam atingir as competências e habilidades necessárias aos alunos. O dirigente de ensino salientou que a direção e os professores das escolas estão preparados para receber os alunos e acredita em um ano proveitoso e de conquistas. Para aqueles que ainda não garantiram vaga, o dirigente de ensino revelou que as escolas estão aceitando matrículas. “As nossas escolas sempre estarão de portas abertas para quem deseja estudar”, finalizou. 

Escolas da rede estadual de ensino de Penápolis:

ANOS INICIAIS (1º ao 5º Ano)
Escola    Número de Alunos

EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira    290
EE Augusto Pereira de Moraes    281

ANOS FINAIS (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio
Escola    Número de Alunos
EE Joana Helena C. Marques    244
EE Luiza Maria Bernardes Nory    741
EE Ester Eunice F. Oliveira    595
EE Adelino Peters    543
EE Yone Dias de Aguiar    706
EE Carlos Sampaio Filho    709
EE João Teixeira Sampaio    485
Obs: As escolas que oferecem aulas no período noturno são as seguintes: EE Luiza Maria Bernardes Nory e Adelino Peters (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio) e EE Carlos Sampaio Filho (3º ano do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos em 3º termo)

Calendário Escolar
01/2 a 28/6 – aulas regulares
01/7 a 30/7 – recesso
31/7 à 22/12 – aulas regulares
Obs: No total serão 200 dias letivos

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade