Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/05/2007

Educação Infantil implanta uso de novos utensílios na merenda

Detalhes Notícia

Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Serviço de Pré-Escola, adquiriu pratos de vidro e talheres, como garfos e facas, para serem introduzidos na hora da alimentação das crianças que freqüentam as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). A iniciativa é uma continuidade da experiência positiva obtida pela Emei Integral Francisco Conte, da Vila São Joaquim, onde os alunos já utilizam estes utensílios desde março, além de se servirem sozinhos.

Segundo explicou a professora chefe do Serviço de Pré-Escola, Neira Maria Pereira Pinheiro, a proposta é ampliar à todas as demais unidades o projeto iniciado pela Emei Integral e que surtiu excelentes resultados.

"Vamos começar este trabalho aos poucos, para que as crianças possam se adaptar com calma à nova realidade. No caso da Emei Integral Francisco Conte desenvolvemos o projeto piloto, levando cerca de um ano para ser implantado totalmente. As crianças tiveram acompanhamento e orientações específicas neste período", falou Neira.

"Com as outras unidades será feito o mesmo. Vamos introduzir primeiramente os pratos de vidro temperado, para depois de algum tempo começar o uso do garfo e da faca, que foram comprados em tamanho menor e com pontas arredondadas. Nossas professoras vão cuidar para que a transição seja feita da melhor forma possível. Acreditamos que até o final de junho todas as escolas já estarão usando os novos talheres", acrescentou.

Quanto à implantação do refeitório self-service, Neira revelou que isso levará mais um tempo. "Primeiro eles vão se habituar aos talheres e pratos, depois vão aprender a fazer suas escolhas e a se servirem sozinhos".

 

A Pioneira

A coordenação da Emei Integral Francisco Conte foi a primeira a criar e desenvolver com seus alunos o projeto "Refeitório Self-Service". Através dele as crianças tiveram muitas mudanças relacionadas à hora da alimentação. A idéia de implantar o projeto surgiu após constantes observações da rotina do refeitório; muitas crianças tinham dificuldades para comer sozinhas.

Pensando nisto a equipe escolar, com apoio da Cozinha Piloto, elaborou o projeto que tem como objetivo tornar as crianças mais independentes na hora de comer, ensiná-las a fazer suas escolhas e incentivá-las a se alimentar com qualidade.

Sendo assim o refeitório foi totalmente remodelado e cada classe faz sua refeição em horários diferentes. As refeições agora acontecem em mesas de quatro lugares, com toalhas de tecido, pratos de vidro, garfo e faca. As crianças se servem sozinhas e o cardápio é diversificado. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade