Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/07/2009

Educação finaliza preparo dos laboratórios de informática

Prestes a retomar as aulas após o recesso de julho, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis está também finalizando a preparação dos laboratórios de informática para as atividades do programa Conexão do Saber. O projeto, desenvolvido nas escolas municipais de Ensino Fundamental através de convênio com a Unicamp, fez com que a prefeitura realizasse uma série de ações para dotar as unidade das condições necessárias para sua execução. Segundo relatou a professora chefe do Serviço de Ensino Fundamental, Adriana Lacava Rufato Soliani, foi um longo processo encabeçado pela Secretaria de Educação desde 2005 visando a melhoria do sistema de informática oferecido aos alunos da rede. “Neste intervalo de tempo temos promovido melhorias constantes que culminaram com a parceria da Unicamp. Através do projeto Conexão do Saber estamos utilizando tecnologia para estabelecer novos conceitos na educação”, comentou. A professora lembrou que além das aquisições de equipamentos para as dez unidades escolares houve ainda uma série de investimentos em instalações elétricas que tiveram que ser adaptadas, aquisição de mobiliário próprio, entre outras, além do processo de preparação dos professores para atuarem junto aos alunos nos laboratórios de informática e seleção de estagiários para monitoria técnica. “Os professores que atuam no ensino fundamental foram capacitados para a implantação do projeto visando conhecer a sua metodologia e as formas de utilizá-la no dia-a-dia da escola”, lembrou ela.
Adriana enfatizou que o Conexão do Saber funciona através de módulos educacionais que são utilizados como uma ferramenta complementar de ensino. “Os próprios professores é que montaram estes módulos”. Outra ação necessária, citada pela professora, para funcionamento do projeto foi a seleção de monitores para as salas de informática. A Unicamp promoveu um processo seletivo para contratação de estagiários que darão suporte aos professores. “Estes candidatos ao estágio já fizeram prova classificatória no último domingo. Agora os quinze primeiros colocados serão convocados para participarem de um curso de qualificação ministrado pela Unicamp e serão então avaliados, sendo selecionados 10 candidatos para participarem de um novo curso de qualificação avançada”, explicou Adriana. A professora disse que os laboratórios de informática das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Profª Harume Kubota da Silva, Profª Elza Nadai Silvino, Profª Montaha Gibara Ayub, Armelindo Artioli, Casa da Amizade e Profª Darcy Aparecida Buranello Marin já estão funcionando; as demais unidades devem começar até o final de agosto. “Agora no período de férias a direção das unidades está promovendo a limpeza geral dos espaços, preparando-os para o acolhimento aos nossos alunos na volta às aulas”. A professora concluiu frisando a preocupação constante de oferecer um ensino de qualidade à população. “Com o avanço da tecnologia e o crescente desenvolvimento mundial da Internet surgiram alternativas para o aprimoramento e a implantação de novas técnicas de aprendizado e, em particular, no ensino digital é uma importante ferramenta” – finalizou a chefe do Ensino Fundamental. Secom – PMP
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade