Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/05/2009

Educação faz Conferência Intermunicipal dias 29 e 30

Detalhes Notícia

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis está organizando a realização da Conferência Intermunicipal de Educação 2009. O evento está marcado para os dias 29 e 30 de maio, e suas ações serão norteadas pelo tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Suas Diretrizes e Estratégias de Ação”. A abertura da conferência no dia 29, uma sexta-feira, acontecerá no Cine Teatro Lúmine, a partira das 20h; o credenciamento dos participantes inicia às 19h30. A participação é gratuita. Neste dia haverá, após a abertura oficial com a presença das autoridades, uma palestra com o professor Artur Costa Neto. O mesmo é Delegado do Sindicato dos Professores de São Paulo, docente da Faculdade de Educação da PUC/SP e coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.
Já no dia 30, sábado, as atividades da conferência acontecem nas dependências da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), a partir das 08h; o credenciamento tem início às 07h30. No segundo dia de trabalhos haverá trabalhos em grupo até às 12h, quando será feita uma pausa para o almoço, a ser servido aos participantes nas dependências do Lions Clube. As atividades recomeçam às 13h30 com uma plenária para apresentação das propostas elencadas por estes grupos. O término está previsto para às 17h. Participam da conferência representantes de oito municípios além de Penápolis, sendo Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Glicério, Luiziânia e Santópolis do Aguapeí. A Conferência Intermunicipal de Educação 2009 apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a Conferência Estadual e a Conferência Nacional da Educação, a partir de um diagnóstico da realidade educacional local e regional. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade e envolver as instituições educacionais para as Conferências Regional, Estadual e Nacional, além de organizar e sistematizar as propostas emergentes do evento em questão, contemplando a realidade local e regional e direcionando para os eixos temáticos propostos para a Conferência Nacional. Secom – PMP

Foto: Abertura da Conferência de Educação terá palestra com o professor Artur Costa Neto, docente da PUC de São Paulo

Cultura também faz conferência em junho

Nos próximo dias 05 e 06 de junho acontece a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Penápolis. O objetivo é a articulação do 1º Plano Municipal de Cultura da cidade. A realização será nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, e a programação completa das atividades será divulgada nos próximos dias.
De acordo com o secretário da pasta, Joaquim Alberto Fernandes, a prefeitura norteará as ações da conferência a partir do princípio de que a cultura é uma questão transversal que dialoga com todos os aspectos da administração pública.
“Definir um plano de ações para a área é o primeiro grande passo para o estabelecimento de uma política pública de cultura”, observou Fernandes.
“Este é o momento de debater, discutir e planejar ações mais concretas, que sejam de interesse da comunidade”, concluiu. A chefe do serviço de Cultura, Mayra Maurício, também comentou acerca da importância da realização: “A conferência vem emergir questões pertinentes ao nosso atual contexto sociocultural, como por exemplo a definição do verdadeiro papel da cultura na administração pública, uma vez que está diretamente relacionada a todos os segmentos do serviço público”, disse. “A iniciativa de planejar a cultura com a sociedade é uma maneira de exercer uma gestão compartilhada e transformadora. Temos que compartilhar, ao invés de impor, e transformar ao invés de manter”, acrescentou ela. Para o prefeito João Luís dos Santos (PT), será um momento muito importante para a cidade, já que pela primeira vez na história de Penápolis a sociedade e a administração definirão juntas um Plano de Cultura. “Esse plano fortalecerá as ações de valorização da nossa diversidade cultural, contribuindo fortemente para que Penápolis continue sendo uma cidade cidadã, onde o seu povo tem a oportunidade e o apoio para o desenvolvimentos de suas potencialidades, em qualquer tipo de manifestação”, considerou João Luís. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade