Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/06/2009

Educação: Emei Cora Coralina atenderá em período integral

Detalhes Notícia

Pioneira na região ao adotar o sistema integral de ensino, a cidade de Penápolis tem se tornado modelo para outros municípios que pretendem implantar o mesmo sistema. A iniciativa que desde 2005 tem dado certo no Ensino Fundamental, também foi expandida para o Ensino Infantil. Além da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Francisco Conte, na Vila São Joaquim, que atende as crianças em período integral e a Emei Jardim Brasília que está sendo reconstruída com a mesma finalidade, a Secretaria Municipal de Educação anuncia mais uma unidade que também passará a ser integral: a Emei Cora Coralina, no Jardim Guanabara. Para o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, o projeto de instituir Emeis em período integral proporciona uma melhoria na qualidade da educação oferecida à população. “Com a implantação do sistema integral de ensino, além do período normal de aulas, os alunos terão atividades esportivas, culturais e pedagógicas no contra-turno, contribuindo para seu desenvolvimento e enriquecimento educacional”, explicou.

Ampliação
Para atender as crianças em período integral, a Emei Cora Coralina está passando por obras de ampliação e reforma desde o início do mês. De acordo com o projeto, haverá uma mudança significativa no espaço físico da unidade, com a construção de 3 salas de aula, novo banheiro com acessibilidade, um almoxarifado pedagógico, remodelação do refeitório, pátio coberto com playgroud e remodelação da fachada da unidade. Além disso, a unidade já contemplava 2 salas de aulas, cozinha, despensa, depósito de materiais, sala de administração, banheiro para funcionários, área de serviço. A melhoria está sendo feita com recursos próprios da Educação, através do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), na ordem de R$ 215.414,23. A empresa responsável pelas obras de ampliação e reforma da unidade é a Engaza’X Participações e Empreendimentos Ltda, de Fernandópolis, que tem seis meses para concluir o serviço. Em 2007, a Emei Cora Coralina já havia passado por uma reforma, com reparos na parte elétrica, reboco das paredes, restauração dos brinquedos, instalação de novas cortinas, além da pintura interna e externa do prédio com o novo padrão de cores. Porém, para a implantação do período integral, foi preciso uma nova reforma e ampliação do prédio.

Demanda
Segundo informou a chefe de serviço da Pré-Escola, a professora Neira Maria Pereira Pinheiro, a implantação do período integral na Emei Cora Coralina vai favorecer o atendimento das crianças do bairro além de abrir novas vagas na unidade e desafogar a demanda de vagas que existe na creche do bairro, o Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) Santa Terezinha. “O período integral irá atender a legislação separando as crianças por faixa etária; sendo que as crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses ficarão no Ceim Santa Terezinha e aquelas de 4 anos a 5 anos e 11 meses ficarão na Emei Cora Coralina”, esclareceu. Com relação a continuidade das aulas enquanto a unidade está em reforma, a chefe de serviço Neira Pinheiro contou que durante o período de obras, as crianças foram transferidas para um novo imóvel, localizado na Rua Camilo Alves Faria, nº 10, portanto, as aulas continuam normalmente em outro local. “Desde o mês de abril fizemos reuniões com os pais desses alunos para comunicar sobre a reforma, apresentamos a planta da nova unidade, bem como discutimos a necessidade da mudança provisória de local para as aulas. Todos concordaram com a medida e elogiaram a iniciativa de transformar a Emei Cora Coralina em período integral”, destacou a professora. Secom – PMP

Foto: Desde o início do mês, funcionários trabalham nas obras de ampliação da unidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade