Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2008

Educação: Emef Casa da Amizade comemora 43 anos de ensino

Detalhes Notícia

Na última terça-feira, 8 de abril, os alunos e funcionários da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Casa da Amizade” comemoram o 43º aniversário da unidade escolar. Para marcar a data, a coordenação da unidade preparou um dia de atividades diferenciadas para os alunos dos períodos da manhã e tarde. A comemoração também contou com a participação do prefeito de Penápolis João Luis dos Santos e do secretário de Educação, Cledivaldo Donzelli, que é ex-aluno dessa escola. Segundo informou a coordenadora pedagógica da unidade, Rosimeire Aparecida Lahr Arzani, durante a semana passada, os alunos fizeram diversos trabalhos em sala de aula que foram expostos no aniversário da escola. “Foi escolhido o melhor trabalho de cada série e o aluno vencedor recebeu da mão do prefeito João Luis um kit de material escolar como prêmio”, contou.
Mas de acordo com a coordenadora, o que mais agradou a garotada foi a gincana entre equipes que as professoras prepararam. Os alunos foram divididos em dois grupos que disputaram provas de habilidade, coordenação motora e agilidade para defender a sua equipe e garantir a vitória. As crianças ainda homenagearam a escola com a execução do Hino Nacional e o hino da unidade. Na seqüência, também foi lido um breve histórico sobre a escola Casa da Amizade.
Como ex-aluno da unidade por oito anos, o secretário de Educação e professor Cledivaldo Donzelli explicou o desenvolvimento que essa escola representou para a comunidade local. “Essa foi a primeira escola de Penápolis que na época foi criada em uma periferia e representou para região um crescimento, pois muitas residências começaram a ser construídas, chegou o asfalto e toda a infra-estrutura para o local. Além de formar as crianças, trouxe benefício para aquela região”, analisou. Cledivaldo ainda ressaltou a importância da parceria entre a escola e a família do aluno. “Quando a família acompanha e incentiva a criança na escola e o governo faz a sua parte com investimentos, o sucesso da educação é garantido. Essa escola sempre teve envolvimento das famílias e hoje apresenta índice de melhor rendimento”, completou.

Histórico da escola
Inicialmente chamado de Grupo Escolar Casa da Amizade, foi criado pelo Decreto 17698 e fundado pelas senhoras da Casa da Amizade, ligada ao Rotary Clube, com classes regidas pelas professoras primárias Nair Dugaich, Elza Pires Soares e Lyria Ribeiro de Barros. A escola foi instalada a 08 de abril de 1965, no bairro São João, pelo então inspetor escolar, professor Ary Lima Santos, que designou a professora Lyria Ribeiro de Barros para exercer a direção.
Em agosto de 1969 o Grupo Escolar Casa da Amizade passou a funcionar na avenida Goiás, 448-a, Vila América. A inauguração oficial aconteceu em 18 de outubro de 1969, com a presença de autoridades dentre elas o prefeito de Penápolis Dirceu Gastão dos Santos Peters e o delegado de ensino de Araçatuba na época, o Sr. Artur Leite Carrijo.
O Grupo Escolar Casa da Amizade foi transformado em EEPG (Escola Estadual de Primeiro Grau) “Casa da Amizade” em 1976. Até o ano de 1995 a escola atendeu os alunos de ciclo básico à 8ª série do ensino de 1º grau, bem como da suplência I (1º e 2º Termos). A partir do ano de 1996, a EEPG Casa da Amizade passou a receber alunos apenas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental atendendo a Resolução Estadual. No ano de 2000, a escola foi municipalizada e passou a chamar Emef  “Casa da Amizade”, funcionando com classes de 1ª a 4ª séries mantidas e orientadas pela Prefeitura de Penápolis. Hoje ela atende a oito classes no período da manhã e seis classes no período da tarde com aproximadamente 350 alunos em ambos períodos. Junto com a atual administração municipal a equipe de professores e funcionários tem como objetivo primordial oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade. A escola tem forte apoio da comunidade local que em parceria vem contribuindo para a realização de todos os projetos educacionais e uma educação de qualidade. Responde pela escola como encarregada a professora Inêz Pereira Batista Pessôa. Secom – PMP

Foto: Prefeito João Luis entrega kit escolar para aluno da Emef Casa da Amizade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade