Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/08/2010

EDUCAÇÃO: Curso de jornalismo ainda é muito procurado

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

O fim da exigência do diploma de jornalismo, determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), não afastou os alunos do curso e nem deve provocar mudanças tão cedo nos currículos e no mercado de trabalho. A aposta é de alunos do curso de jornalismo da Unitoledo – Centro Universitário Toledo de Araçatuba. De acordo com a coordenadora do curso, Karenine Miracelly Rocha da Cunha, a procura pelo vestibular não diminuiu de forma preocupante em relação aos outros vestibulares. “O mercado de trabalho existe para quem faz o curso, as grandes empresas ainda continuam exigindo dos funcionários o diploma”, afirma. A coordenadora comenta ainda que o curso seja necessário para que o profissional saiba como agir e reproduzir determinadas situações. “A faculdade é à base do bom jornalista, ele precisa saber o que está escrevendo ou falando para que não corramos o risco de termos desinformações”, diz. De acordo com ela, os alunos não têm demonstrado desinteresse pelo curso, ela afirma que muitos alunos não se incomodam com a questão do diploma e mesmo sem a exigência do documento para exercer a função eles se dizem bastante motivados para continuar o curso. Barbara Franchesca do Nascimento,19, é aluna do 2º ano de jornalismo em Araçatuba, ela afirma que ficou bastante decepcionada com a questão do diploma mas não quer deixar o curso. “Acredito que o aluno de jornalismo faz o que gosta, não apenas por uma questão de diploma e sim porque acreditam que podem ser úteis”, comentou.

Vestibular
De acordo com a FUVEST(Fundação Universitária para o Vestibular) a procura pelo curso de publicidade e propaganda no vestibular do ano passado foi de 40 candidatos por vaga, média acima, até mesmo, do curso de medicina que teve procura de 34 candidatos por vaga. Número que anima os alunos de jornalismo já que acreditam que as inscrições em vestibulares devam ser equivalentes à publicidade e propaganda, já que se trata de um curso onde o diploma também não é obrigatório.

Votação
Em junho de 2009, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, por oito votos a um, que o diploma do curso de jornalismo não seria mais obrigatório para se exercer a profissão. Recentemente a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista foi aprovada na comissão especial da Câmara dos Deputados que tratou do assunto. O projeto está agora pronto para ir ao plenário, onde precisa ser aprovado duas vezes com 308 votos favoráveis, antes de ir para o Senado. (Rafael Machi)

Foto: Karenine afirma que curso de jornalismo ainda é muito procurado na universidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade