Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/08/2007

Educação: Aplicação do Enem transcorre com tranqüilidade em Penápolis

A aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada pela primeira vez em Penápolis, transcorreu com tranqüilidade nas duas unidades que serviram de local para o exame: FUNEPE (Fundação Educacional de Penápolis) e E.E.Dr. Carlos Sampaio Filho. Mais de 1.400 pessoas fizeram a prova, aplicada no último domingo, 26.
Segundo um dos coordenadores do processo, José Aparecido Mendes de Souza, responsável pelos trabalhos na FUNEPE, onde 1.111 pessoas se inscreveram para a prova, os horários de início e término foram perfeitamente respeitados e não houve nenhum contratempo. “Tudo transcorreu na normalidade, sem nenhum problema, conforme esperávamos”, disse. Já quanto ao número de faltosos, José informou que estes dados são enviados ao órgão responsável pelo exame, o Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que deve divulgar as estatísticas de todo o país nos próximos dias. “Não somos autorizados a divulgar estes números”, revelou.
Na EE Dr. Carlos Sampaio Filho, cujos trabalhos foram coordenados por Marli Cremonini, 309 pessoas eram esperadas para o exame, e o processo também se realizou com normalidade. O diretor da instituição, João Batista Godoy, disse que a prova não atrapalha em nada o andamento das aulas regulares. “Somente as disposições das carteiras e cadeiras são alteradas, mas isto não atrapalha em nada e hoje [segunda-feira], as aulas prosseguiram normalmente”, afirmou.

Gabarito
O horário de prova foi das 13h00 as 18h00, com uma hora a mais de tolerância para portadores de necessidades especiais. Minutos depois das 19h00, foi divulgado na internet o gabarito do exame, composto por 63 questões de múltipla escolha, de conhecimentos gerais (conteúdo do ensino médio) e uma redação. As provas foram divididas em quatro tipos, distintos por cores, sendo amarela, azul, branca e rosa. O participante respondeu ainda a um questionário sócio-educativo.
Os resultados oficiais do exame estarão disponíveis a partir do dia 16 de novembro. Todos os participantes receberão via correios o boletim individual de resultados, conforme endereço indicado na ficha de inscrição.

Adesão
Esta foi a 10ª edição do Enem no país, para o qual se inscreveram 3.568.592 pessoas. Deste total, 65,55% são egressos, ou seja, concluíram o ensino médio em anos anteriores a este. Os demais são concluintes, 4,79% provenientes de escolas privadas e 29,66% provenientes de escolas públicas. As provas aconteceram em 1.331 municípios, 531 a mais que em 2006. O número de participantes é cada vez maior devido às vantagens oferecidas, já que a pontuação obtida é utilizada em diversas instituições de ensino superior como soma na nota do vestibular. Em algumas instituições, é considerada apenas a nota do Enem como critério de seleção. A participação no exame é ainda requisito obrigatório a quem pretende uma bolsa de estudos do ProUni (Programa Universidade para Todos). O gabarito oficial pode ser consultado na página
www.inep.gov.br. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade