Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2009

Ecocardiograma Transesofágico, já está disponível na Santa Casa de Araçatuba

A ecocardiografia transesofágica, exame complementar para o diagnóstico de doenças cardíacas, da aorta, vasculares embólicas (acidente vascular cerebral e arterial obstrutiva periférica), já está disponível na Santa Casa de Araçatuba.
O hospital é o único, num raio de 150 quilômetros do entorno de Araçatuba, a realizar este exame. Isto se tornou possível, após a aquisição de equipamento de ecocardiografia apropriado e o cumprimento de normas do Ministério da Saúde, que limitam a prestação do serviço a profissionais habilitados pelo Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Há dois meses, a direção da Santa Casa contratou o cardiologista Manuel Valente Neto, formado pela Universidade Gama Filho (RJ); titulado em clínica médica, cardiologia e terapia intensiva; e habilitado em ecocardiografia, pela SBC. Além disso, a direção do hospital efetuou investimentos para aquisição dos equipamentos necessários à adequação do ecocardiógrafo utilizado pela Unidade de Cardiologia.   Dentre os quais, uma sonda endoscópica dotada de transdutor multiplanar que possibilita uma melhor visualização de estruturas cardíacas, próximas ao terço final do esôfago (válvulas, cavidades e câmaras cardíacas).
De acordo com o cardiologista Manuel Valente, esta autonomia confere ao ecocardiograma transesofágico, a condição de técnica mais indicada para elucidar casos em que o ecocardiograma transtorácico (realizado com transdutor sobre o tórax) não captou as informações necessárias a um diagnóstico preciso sobre a doença investigada.  Cardiologistas; cirurgiões cardiovasculares e torácicos; neurologistas e neurocirurgiões; e clínicos gerais, são os profissionais que freqüentemente recorrem à técnica para concluírem diagnósticos e definirem o tratamento adequado ao paciente. A ecocardiografia transesofágica, também é um recurso eficiente nas emergências decorrentes de doenças do coração (quadros agudos decorrentes de infarto agudo do miocárdio, ruptura de parede do coração ou do septo; endocardite bacteriana, dentre outras) e extracardíacas, como dissecção da aorta (descolamento interno) que ocorre na maior artéria do corpo humano, provocando a circulação do sangue entre as camadas da aorta, resultado em alta taxa de mortalidade, principalmente se não diagnosticado corretamente. “O método, também é utilizado para investigar quadros de infecções que possam comprometer a válvula cardíaca (endocardite), em pacientes internados em unidades de terapia intensiva e coronariana”, detalha Manuel Valente Neto, acrescentando que o diagnóstico, “ajuda a tratar a doença com a urgência que ela exige”, evitando-se repercussões trágicas para o paciente.

Como o exame é realizado
O exame consiste em introduzir uma sonda endoscópica dotada de transdutor multiplanar, através do esôfago, atrás do coração. O transdutor fica posicionado perto do coração e não sofre interferência de estruturas como a parede torácica ou os pulmões. Isto dá ao ecocardiograma transesofágico, a vantagem de obter imagens mais detalhadas, em relação ao transtorácico. Invasiva, mas não dolorosa, a técnica produz incômodo em decorrência do trajeto da sonda até o esôfago.  Como forma de oferecer conforto ao paciente, administra-se sedação branda, através de soro endovenoso e anestesia em spray na orofaringe.

Quando o exame poderá ser requisitado
Com uma demanda estimada em 30 exames/ mês, o Departamento de Ecocardiografia Transesofágica da Santa Casa de Araçatuba, está aberto à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os convênios privados e atendimentos particulares. Os atendimentos ao SUS serão prestados a pacientes internados na Santa Casa de Araçatuba ou em qualquer um dos hospitais que integram a rede de atendimento da Direção Regional de Saúde II (DRS II). Neste caso, o hospital de origem deverá tratar diretamente com Serviço de Hemodinâmica/Ecocardiografia da Santa Casa e providenciar a remoção do paciente até Araçatuba. Neste e em todos os demais casos, os pacientes precisam ter encaminhamento médico. Em circunstâncias eletivas, os exames devem ser agendados diretamente no Serviço de Hemodinâmica/Ecocardiografia da Santa Casa de Araçatuba, ou através do telefone (18) 3607-3009. (A/I Assessoria de Imprensa-Santa Casa de Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade