Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/10/2023

Eclipse solar será visível hoje em Penápolis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Como será o eclipse em Penápolis. Fonte: timeanddate.com

DA REDAÇÃO

O Brasil poderá acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do Sol em todo território nacional, sendo que em parte das regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. Quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol esse fenômeno astronômico ocorre. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu. No restante do país, o fenômeno será parcial. Quem olhar para o céu verá o Sol parcialmente encoberto pela lua pela Lua.
Em Penápolis o obscurecimento máximo deve ser de 43,57%, o suficiente para transformar o fenômeno em algo raro e marcante para os observadores. O início do eclipse solar anular em nossa cidade será às 15h32, com o ponto máximo às 16h46 e finalizando às 17h51. Condições climáticas, como o acúmulo de nuvens, podem afetar a visibilidade durante o fenômeno.

Não olhe diretamente para o sol
Nós não devemos, em hipótese alguma, nem mesmo em um eclipse total do sol, olhar diretamente para ele. Só podemos observar através de óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares, óculos escuros convencionais ou outros artefatos.
Um material de fácil acesso, que pode ser utilizado para a observação de um eclipse parcial, é o vidro da mascará de soldador nº14. Esse item é utilizado por profissionais na soldagem de peças, chapas, confecção de portões e etc. É comercializado em armazéns de construção ou de serralharia. O valor desse produto é considerado baixo. A recomendação é adquirir o vidro de nº14 ou superior, pois, quanto mais escuro mais indicado para a observação do Sol. Uma dica importante é não exceder tempo de uso acima de 30 segundos, e realizar pausas superiores a 1 minuto. O motivo é tanto pela radiação solar, que ainda transpassa o material, quanto o aquecimento ao segurá-lo.

Próximos eclipses
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade