Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/05/2013

Droga é tema de palestras da PM para adolescentes

 

DA REPORTAGEM

 

A Polícia Militar de Penápolis tem desenvolvido um trabalho considerado exemplo na educação de crianças e adolescentes contra as drogas. Além das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado com crianças do 5º ano das escolas públicas e particulares, os policiais têm dedicado também à educação de jovens e adolescentes, realizando um “reforço” sobre tudo aquilo que aprenderam quando crianças durante as aulas do Proerd. Dentro do Programa os alunos trabalham com o "modelo de tomada de decisão PROERD", onde aprendem como fazer quando uma pessoa lhe oferece qualquer tipo de droga. Em um segundo momento é trabalhado as análises das causas e as consequências das crianças aceitarem ou não a droga oferecida, e decidir o que é melhor para o seu futuro. O trabalho é finalizado com a avaliação da escolha tomada. Os encontros são desenvolvidos pelos policiais Ana Cláudia e Igor de Oliveira e colaboração do policial Américo. Diante da necessidade de alertar sobre os malefícios que as drogas podem causar na vida de uma pessoa, a 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis está desenvolvendo uma série de palestras para grupos, objetivando ressaltar a importância do combate ao uso de drogas. Segundo o soldado Igor, a iniciativa é muito importante para mostrar os malefícios da droga na vida dos adolescentes. “A intenção é justamente lembrar parte daquilo que haviam visto no Proerd, mostrar o perigo das drogas e também suas consequências”, comentou. Ele ressalta que a forma como o assunto é abordado é muito importante. “Estes encontros são feitos, principalmente, para os jovens, por isso é muito importante trabalhar dentro da linguagem deles de maneira dinâmica para que entendam a importância de se manter longe das drogas”, ressaltou.  “A presença do diretor da escola, é importante para que ele também conheça o mundo das drogas e saiba lidar com alguma situação que venha se deparar durante seu trabalho. Também informo o comando da Polícia Militar sobre tudo o que acontece e os principais pontos levantados durante os encontros, para controle e aperfeiçoamento de nosso trabalho”, explicou.

 

Abordagens

De acordo com o soldado Igor, uma das maiores preocupações da PM, tem sido o uso do ‘Narguilé’ - um tipo de cachimbo árabe à base de água. O objeto está sendo muito utilizado por jovens em Penápolis. É comum avistar pessoas se utilizando este cachimbo, inclusive menores. “O Narguilé é algo altamente tóxico e por conter nicotina é proibido para menores. Um dos principais assuntos abordados nas palestras é quanto ao uso deste produto, fazemos diversas recomendações para os adolescentes, explicando que, além de proibido, o Narguilé pode trazer riscos à saúde, já que sua fumaça equivale a diversos cigarros consumidos de uma só vez”, disse. A forma como as palestras têm sido realizadas nas escolas tem chamado a atenção das pessoas que se interessam em falar sobre estes perigos. Escolas de Glicério, Avanhandava e Barbosa já tiveram palestras sobre o assunto com a presença de policiais militares. Em Penápolis, o assunto já foi discutido no Colégio Agrícola e está sendo levado para as escolas da rede estadual e particular. “Os resultados têm sido positivos, os alunos se interessam e questionam, em algumas oportunidades, tivemos a presença de pais, que ficaram muito satisfeitos pelo trabalho realizado com seus filhos, alertando sobre os perigos das drogas”, finalizou Igor. A palestra educativa pode ser levada para qualquer grupo composto a partir de adolescentes, mas é necessário que o representante encaminhe ofício para a 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis para que, a partir da disponibilidade dos palestrantes o encontro seja realizado. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade