Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/08/2019

Doses da vacina BCG continuam em falta em Penápolis

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Vacina é aplicada nas Unidades Básica de Saúde Macros 1, 2 e 3, mas está em falta por não haver repasse das doses pelo Ministério da Saúde

DA REPORTAGEM

Devido à falta de repasse de doses da vacina BCG a mesma está em falta no município de Penápolis. Sua aplicação é obrigatória em crianças recém nascidas e tem como função proteger contra a tuberculose. Segundo o que foi divulgado pela prefeitura, nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS) possui doses disponíveis.
O problema tem sido gerado pelo Ministério da Saúde, que realiza a compra das doses e repassa aos estados, que as distribui aos municípios. Segundo o Governo tem divulgado, o problema tem sido justamente o não recebimento destas doses do Governo Federal para que possam ser distribuídas aos municípios, como deveria ocorrer com Penápolis, onde as doses são distribuídas nas unidades das, macros 1, 2 e 3, que ficam no Jardim Eldorado, Centro e Santa Terezinha respectivamente. 
O Ministério da Saúde informou que todas as aquisições de medicamentos, vacinas, soros e demais imunobiológicos passam por avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde-INCQS, antes da liberação dos lotes. O prazo segue os tramites de critérios de avaliação do produto.
O Ministério afirma que foram enviadas, neste ano, mais de 4,2 milhões de doses da vacina BCG para todo o país, sendo 544,8 mil para o estado de São Paulo. Antes de serem encaminhados aos estados, os lotes são analisados pelo INCQS.
O quantitativo autorizado no mês de julho foi reduzido, porque parte do estoque ainda está sob análise. A medida visa manter o controle e a segurança das vacinas que são disponibilizadas para a população nos mais de 40 mil postos de vacinação de todo o país.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem, as doses desta vacina são aplicadas por agendamento. Isso por que cada frasco da vacina é possível vacinar até 10 crianças e, uma vez que o frasco é aberto, ele tem validade de seis horas. Com o devido agendamento, as crianças são levadas às unidades de saúde e vacinadas num curto espaço de tempo, evitando-se o desperdício do medicamento. 
A prefeitura de Penápolis informou também que já foram requisitadas novas doses através do Serviço de Vigilância Epidemiológica, mas que também há o desabastecimento no Departamento Regional de Saúde, de Araçatuba, responsável pela distribuição direta do medicamento aos municípios da região. A prefeitura disse que há a possibilidade de que algumas doses possam ser destinadas a Penápolis no próxima semana.

Vacina
A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG, ofertada gratuitamente no SUS. Ela deve ser dada às crianças ao nascer nas maternidades, ou na primeira visita da criança no serviço de saúde, o mais precocemente possível. A vacina também está disponível na rotina dos serviços para crianças menores de cinco anos de idade. A vacina, que necessita de apenas uma dose, protege as crianças das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.
A vacina BCG é uma das que possui maior adesão. Em 2017 registrou 96,2% de cobertura vacinal em todo o país, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de, pelo menos, 90%. Em anos anteriores a taxa da cobertura vacinal ultrapassada os 100%, sendo: 2011 (107,94%); 2012 (105,7%); 2013 (107,42%); 2014 (107,28%); 2015 (105,08%); 2016 (95,55%). Os gestores têm até o mês de abril para atualizar no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) a situação vacinal local, mas dados preliminares já indicam uma cobertura em 2018 de 87,5%.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade