Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/03/2016

Dona Tudinha recebe título de Cidadã Penapolense em solenidade promovida pela Câmara Municipal

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
No sentido horário, Márcia Bertozi, Célio de Oliveira, Alexandre Gil, Jovino e Tudinha

Num reconhecimento ao seu notável trabalho voluntário em diversos setores, principalmente nas áreas esportiva e social, Virtudes Martins Fonseca, a Tudinha, recebeu quarta-feira (23), o título de Cidadã Penapolense em sessão solene promovida pela Câmara Municipal. A honraria foi entregue pelo vereador Joaquim Soares da Silva, o “Joaquim da Delegacia” (PDT), autor de projeto para a homenagem. O evento, conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gil (PT),  contou com grande público. Entre as autoridades, participaram o prefeito Célio de Oliveira (PSDB) e Márcia Bertozi, representante do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
A apresentação da nova ganhadora do título de Cidadã Penapolense ocorreu através de um documentário em vídeo  produzido pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal.

Vida
Virtudes Martins Fonseca, a Tudinha, nasceu dia 28 de julho de 1948, no bairro Perobal, em Braúna. É filha dos descendentes de espanhóis, André Calvo Arriero e  Natividade Martins, sendo a segunda numa família de 8 irmãos: Joana, Tudinha, Neuza, Fernando, Antonio Francisco, Marco Aurélio, Maria Luísa e Paulo Sérgio. Na propriedade rural onde moravam, de propriedade de seus pais,  Tudinha ainda criança já colaborava  na criação de porcos. Aos 12 anos muda-se  com a família  para Penápolis, motivados para estudos dela e de seus irmãos. Por volta de seus 16 anos, Tudinha já bastante ativa e dinâmica, aluga espaço no Colégio Educandário Coração de Maria e coloca em funcionamento uma cantina para atendimento a todos na escola. Na década de 60 conhece Jovino Fonseca Neto, proprietário de uma pequena mercearia no Mercadão Municipal. Tudinha e Jovino Fonseca Neto, casam-se em 23 de julho de 1971  e ela passa a trabalhar com buffet.
De visão empreendedora, Jovino, após período desempregado, adquire em 1974, a representação do Fermento Itaiquara e conta  com importante apoio da esposa. O casal tem 4 filhos: Rogério, falecido aos 5 anos de vida, Rodrigo, Vinícius e Vitor.
Por volta de 1990, ao construírem sua casa na Av. José Bonifácio, Tudinha e Jovino começam  a incentivar o esporte com apoio a iniciativas de Ademir, então pedreiro na obra e treinador de futebol  no bairro Aparecida. Tudinha encabeça o apoio que abrange material, transporte, lanches e diversos outros atendimentos para muitos garotos. O grande empenho voluntário de Tudinha em prol às escolinhas de futebol durante 10 anos, motivou sua nomeação como Secretária Municipal de Esportes  em 1997, na gestão do prefeito Benone Soares de Queiroz. Paralelo à Secretaria de Esportes, também dava grande apoio ao Fundo Social de Solidariedade. Ainda foi secretária na gestão do prefeito Firmino. Em 2013, Tudinha aceita convite do prefeito Célio de Oliveira e assumi voluntariamente a presidência do Fundo Social de Solidariedade, onde desempenha expressiva atuação em prol das famílias carentes.
Entre tantas ações, inovou com a promoção de cursos como de construção civil. Tudinha lidera a promoção do Natal Solidário, beneficiando mais de mil famílias com cestas básicas e presentes. Obteve grande sucesso na promoção dos Jogos Regionais dos Idosos em  2013 e 2014. Voltada a ajudar ao próximo,  utiliza até seu aniversário para promover solidariedade, com pedido de que seu presente seja beneficente.
Possui quatro netos: Gabriel, Vitória, Marcela e Angélica.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade