Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/06/2013

Doenças nutricionais merecem atenção de especialista

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O nutrólogo Fernando Alvarenga explica a importância da consulta ao profissional para o tratamento de patologias no comportamento alimentar

DA REPORTAGEM

 

Muito se tem falado sobre a importância de uma boa alimentação. Dar uma pausa nas atividades do dia-a-dia para ingerir um alimento saudável, contribuindo para o bem estar da pessoa. A recomendação de especialistas é que a alimentação seja feita com calma e a cada três horas, no entanto, a falta de tempo faz com que grande parte da população não se alimente corretamente, o que provoca não só o descontrole do peso, mas, deficiências nutricionais no organismo.

Infelizmente, atitudes que parecem ser tomadas para a economia de tempo durante a correria do dia podem ser bastante prejudiciais à saúde, ocasionando doenças como obesidade, colesterol elevado, gastrite, hipertenção, diabetes, entre outras. Por conta de doenças como estas, a visita a um nutrólogo é muito importante. É ele quem se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias no comportamento alimentar. O nutrólogo é o profissional formado em medicina e especializado em nutrição que estuda os alimentos e seus nutrientes e analisa os benefícios de cada um deles à saúde. Pensando nesta necessidade de proporcionar um tratamento adequado para aquelas pessoas que necessitem do acompanhamento de um profissional, a Unimed de Penápolis proporciona aos seus clientes a oportunidade de consulta e tratamento com um profissional da área.

O nutrólogo Fernando Costa Alvarenga é especialista e membro titular da Associação Brasileira de Nutrologia. Segundo Alvarenga, existem muitas pessoas que possuem dúvidas sobre doenças que podem ser oriundas de uma alimentação errada, sendo que muitos podem até possuir alguma doença e não se atentarem ao fato. "Por isso é muito importante a visita a um nutrólogo. Muitas vezes a simples dieta não soluciona certos problemas causados pela obesidade, por exemplo. Desta forma é necessária uma avaliação do organismo da pessoa, através de exames, para que ela possa tomar o medicamento correto, indicado pelo nutrólogo, e que vai auxiliar no tratamento da doença, juntamente com a alimentação saudável e a prática de exercícios regulares", comentou. Alvarenga explicou também que, apesar da semelhança de funções, existem diferenças fundamentais entre o nutrólogo e o nutricionista. De acordo com ele, o nutricionista é o profissional formado em nutrição. Ele é especialista em diagnosticar as deficiências e excessos de nutrientes no organismo. É também responsável por montar cardápios especiais para cada metabolismo visando o emagrecimento ou aumento de peso, mas principalmente, o equilíbrio do corpo.

"Já o nutrólogo é formado em medicina e, posteriormente, especializado em nutrição, o que o possibilita, além de prevenir, diagnosticar e tratar patologias, receitar remédios para complementar o tratamento", ressaltou.

 

Cuidados na

alimentação

Diante da necessidade de uma boa alimentação, Alvarenga aproveitou para ressaltar a importância de ingestão correta de alimentos que podem prevenir doenças e proporcionar bem estar à pessoa.

"As dicas são bastante conhecidas, como se alimentar várias vezes ao dia. Nas refeições principais, almoço e jantar, ter uma alimentação bastante colorida com saladas, além de mastigar bem os alimentos, facilitando a digestão e fazendo com que o organismo tenha a sensação de saciedade", ressaltou. Além disso, a ingestão de alimentos com excesso de sal também é bastante prejudicial, podendo causar o aumento da pressão arterial. Outra recomendação importante é que os líquidos sejam ingeridos somente após a alimentação. "Dê preferência para sucos naturais ou água. Refrigerantes não são recomendados. Além dos nutrientes e vitaminas, os sucos e a água ajudam na hidratação do organismo", lembrou.

Atividades físicas também são fundamentais. A prática de caminhada, por exemplo, é uma grande aliada no bem estar da pessoa. A recomendação é de que se faça, ao menos, três vezes na semana cerca de uma hora de caminhada. "Tudo o que se pode ser feito para uma alimentação e uma vida mais saudável é válido, mas vale ressaltar que tudo deve ser feito com o acompanhamento de um profissional. É ele quem vai dar orientações necessárias para uma melhor alimentação e o tratamento correto de patologias no comportamento alimentar," enfatizou.

O nutrólogo Fernando Alvarenga possui convênio com a Unimed de Penápolis e atende na avenida Olsen, 521, no centro da cidade. Agendamentos de consultas podem ser feitas através do telefone (18) 3653-3580. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade