Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/04/2010

Doença: Penápolis registra 1ª morte por dengue hemorrágica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica informa que foi confirmado o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica na história do município de Penápolis. Esse também é o primeiro caso de óbito de dengue em 2010.
O falecimento foi de uma senhora de 78 anos, que estava internada na Santa Casa de Penápolis desde o dia 13 de abril, vindo a óbito no último dia 19. O Serviço de Vigilância Epidemiológica iniciou a investigação do caso, confirmando a morte por dengue hemorrágica no início dessa semana. De acordo com o encarregado do serviço técnico da Vigilância, o enfermeiro Alexandre Pereira Almeida, o trabalho de investigação consiste em análise dos critérios laboratoriais e definições do caso, o que comprovou a morte por dengue hemorrágica. “Essa foi a primeira morte causada pela dengue hemorrágica no município e nossa preocupação é que poderá haver mais casos de óbitos enquanto a população não se conscientizar que é preciso eliminar os criadouros do mosquitos aedes aegypti, não deixando acumular água limpa e parada. A melhor forma de combater a dengue ainda é a prevenção”, alertou o enfermeiro. Desde o início do ano, até terça-feira, 27, o município tinha registrado 769 casos confirmados de dengue e 1.181 casos suspeitos da doença.

Epidemia
O Serviço de Vigilância ainda informou que desde ontem, 28, não está mais sendo coletado o material para o exame de sorologia e teste rápido da dengue, porque já é grande a incidência da doença no município, sendo considerada situação de epidemia pela DIR – Direção Regional de Saúde. A confirmação dos casos de dengue será feita  de forma clínica, ou seja, analisando os sintomas apresentados pelo paciente. Portanto, a partir de hoje, as pessoas que apresentarem febre alta com duração de até sete dias, acompanhada de outros dois sintomas característicos da doença (dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular, manchas pelo corpo, vermelhidão e/ou vômito e diarreia), serão considerados casos confirmados de dengue. Sendo assim, a Secretaria de Saúde pede aos pacientes que colheram exame da dengue de quinta-feira passada, 22, até terça-feira, 27, para procurarem o postinho de saúde onde foram atendidos, para confirmar o diagnóstico da doença. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade