Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/07/2014

Documentário relembra histórias da EE Carlos Sampaio

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O professor Wesley Chotolli mostra o DVD documentário sobre a escola Dr. Carlos Sampaio Filho

DA REPORTAGEM

A iniciativa de contar um pouco da história da Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, de Penápolis, tem chamado a atenção de diversas pessoas. Um vídeo documentário lançado recentemente apresenta diversos ex-alunos, professores e funcionários da escola contanto um pouco de suas trajetórias e pontos de vistas sobre a educação local. A produção com pouco mais de duas horas de duração foi feita no fim do ano passado e lançado no mês de junho em solenidade realizada na escola. O trabalho foi intitulado “Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio – Uma História de Muitas Mãos”, e surgiu após a iniciativa de professores e diretores da própria instituição, entre eles, o professor Wesley Piante Chotolli. Ele explicou que a ideia surgiu depois de conversa com professores com o objetivo de levar aos alunos e demais pessoas a valorização da escola e um pouco de sua história. “Muitas vezes as pessoas não sabem a importância da escola na formação delas e da importância que a Dr. Carlos Sampaio possui na cidade, então resolvemos criar este documentário para levar estas informações e despertar a consciência de todos”, explicou. Para a produção do documentário foram ouvidas 23 pessoas em mais de 15 horas de captação de histórias contadas por quem passou pela instituição. “A ideia principal do trabalho, não é mostrar a história da escola de forma cronológica, mas das pessoas que passaram por lá, e por meio destas lembranças, mostrar que a instituição é muito mais que um ambiente de ensino, mas um espaço de construção da identidade e de socialização”, ressaltou. Segundo Wesley, entre outros objetivos está o de mostrar que a escola pode ser vista de várias maneiras, através de alunos, funcionários e direção. Entre os participantes do documentário estão pessoas do cenário atual, como diretores e funcionários, professores e representantes da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis. Entre os personagens do passado, o vídeo mostra histórias de ex-alunos, e também funcionários. “A escola, hoje, não é a mesma de seu surgimento. São ideias e objetivos diferentes, pois passa por transformações e é através disso que ela vai se consolidando”, disse. 

Produção
Wesley explicou que as filmagens duraram cerca de três meses, entre outubro e dezembro, no entanto, todo o processo, entre elaboração e finalização, durou cerca de um ano. Também houve o envolvimento direto de alunos, como personagens e também na produção, entre eles, o narrador da história. O projeto foi financiado pela Secretaria de Estado da Educação através do programa “Projetos Descentralizados” (Prodesc). Para a produção do documentário, os idealizadores contaram a ajuda da Dream Bigger Publicidade e Propaganda, sendo a responsável pelas filmagens e edições. “Na verdade tivemos uma grande ajuda desta produtora, pois os custos eram muito maiores do que a verba disponível, então os representantes da empresa resolveram vestir a camisa e nos ajudar neste projeto com um valor muito abaixo do que realmente seria necessário, por isso somos muito gratos ao empenho e ajuda da produtora”, comentou. Para o professor, a missão de comandar o projeto foi uma experiência bastante gratificante. Ele explicou que acompanhou o depoimento de pessoas que foram seus professores na escola, sendo que a valorização da instituição por parte destes profissionais é muito grande. “Para muitos deles, a escola Dr. Carlos Sampaio, não é somente uma instituição de ensino, mas uma vida. Passaram muito tempo lá, construindo o que possuem hoje através da escola. Me marcou muito a possibilidade de ver nelas, aquilo que eu também posso ser”, ressaltou. Para ele, a produção do documentário evidenciou uma troca de valores muito grande dentro da escola em geral. “O aluno enxerga hoje a escola, não como um direito, mas como obrigação. Houve uma inversão de valores. Percebo que na minha época, havia maior envolvimento dos alunos com a educação. Não que os de hoje não tenham, mas acredito que com mudanças tecnológicas e até da própria escola, os objetivos sejam outros”, opinou. O lançamento do DVD ocorreu no dia 03 de junho em um coquetel realizado na escola, com a participação dos envolvidos na produção e alunos. O DVD não pode ser comercializado e o interessado em conferir o resultado pode ter acesso ao material através da internet. O vídeo está disponível na página do Youtube, bastando pesquisar através do nome do documentário.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade