Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/12/2006

Doação: Aprovada criação de campanha de água para carentes

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade anteontem em sessão extraordinária a criação da campanha “Água para Todos”. Com essa medida, a população poderá autorizar doações na conta de água para um fundo que vai custear o consumo de água de quem não possui condição nenhuma de pagar pelo benefício. A arrecadação também servirá para cobrir as tarifas de esgoto, coleta de lixo e construções de banheiros. A campanha “Água para Todos” foi definida a partir de denúncias de voluntárias e vereadores sobre o corte de água de famílias extremamente pobres. A voluntária Isabel Castilho, principal reclamante da situação, chegou a relatar à Câmara Municipal o caso de uma casa com 11 crianças que ficou sem água por falta de pagamento ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep).  O vereador Mauro Olympio (PFL), que há três anos vinha defendendo projeto de lei de apoio nas dificuldades para pagamento da conta de água, com a suspensão de cobrança e parcelamento para famílias desempregadas, enalteceu a concretização da campanha “Água para Todos”. “Agora existe um dispositivo legal para atender que não tem condições de pagar a água”.

O vereador Francisco José Mendes (PSDB), o Tiquinho, teve emenda de sua autoria aprovada para que o Daep a envie mensalmente à Câmara Municipal relatório da arrecadação  das doações e da sua utilização. O tucano também cobrou rapidez da administração municipal para agilizar o funcionamento da campanha e alertou que o conselho gestor do fundo de arrecadação precisa se reunir em período inferior aos seis meses estipulados no projeto de lei. “O pedido de socorro por água é praticamente diário”, considerou Tiquinho.

O vereador Cláudio Tiradentes (PL), afirmou que o sucesso da campanha “Água para Todos” depende muito da sua transparência. “É fundamental que se divulgue regularmente o quanto foi arrecadado e o que foi feito com o dinheiro”. Tiradentes aproveitou para criticar a falta de apresentação de balanços da campanha de arrecadação na conta de água para a Santa Casa. “Vai fazer dois anos que não existe divulgação do que se recebe. Assim a população desanima”. O vereador Nardão Sacomani (PFL), elogiou a atenção das voluntárias e do poder público para as famílias sem condições de pagar pela água. “Temos uma população caridosa que com certeza vai participar dessa campanha. Os maiores fiscais da arrecadação serão os voluntários”. O vereador Roberto Calez (PT), discursou que se sentia privilegiado em poder estar ajudando a aprovar projeto de lei que proporcionará benefício essencial para famílias carentes de Penápolis. A campanha “Água para Todos” e a atuação dos seus defensores, como de Isabel Castilho e do vereador Mauro Olympio, foram elogiadas também em manifestos dos vereadores Zezinho Leiteiro (PT) e Adalgiso do Nascimento (PMDB), o Ziza.

 

PVC

Por unanimidade os vereadores também aprovaram projeto que autoriza o município  a ceder mão-de-obra e máquinas para executar parte da construção  de prédio industrial para  a empresa Lisbras Indústria Comércio de Eletroduto de PVC, atualmente instalada na Incubadora e  que se transferirá para o Parque Industrial.

 

Recursos

Outro projeto aprovado na sessão extraordinária da Câmara Municipal autoriza o município a receber recursos de R$ 40 mil junto ao governo estadual para  a aquisição de veículo automotor  para a Secretaria Municipal de Saúde. Já projeto de lei 58/2006, autorizou o município a repassar R$ 3 mil à Associação Comercial e Industrial da Região de Penápolis (Acirp)  para custear gastos com a realização da Feira do Empreendedor  de Penápolis. O valor corresponde ao patrocínio do Banco Nossa Caixa. Imprensa/Câmara.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade