Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/04/2008

DNIT autoriza projeto para contorno ferroviário

Detalhes Notícia

Em breve uma equipe de técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) virá a Penápolis para realizar os estudos visando a elaboração do projeto definitivo do contorno ferroviário no município. A notícia foi dada ao prefeito João Luís dos Santos pelo diretor do DNIT, Rômulo do Carmo Neto, em audiência esta semana, em Brasília. “É mais uma etapa importante que vencemos neste esforço para retirada dos trilhos da ferrovia do centro da cidade”, disse o prefeito. No início deste mês João Luís teve audiência como ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, para tratar do assunto. Na ocasião o prefeito entregou um estudo preliminar sobre o contorno ferroviário e obteve o aval do ministro para a elaboração do projeto pelo DNIT. “Pela primeira vez, ao menos na história recente de Penápolis, o município apresentou um estudo ao governo federal visando a construção do contorno ferroviário”, destacou o prefeito.
“Como resultado de nossa audiência com o ministro dos Transportes, o DNIT já determinou a realização dos estudos para que seja elaborado o projeto definitivo”, explicou João Luís. Os estudos serão realizados por uma equipe de técnicos do Departamento de Infra-estrutura Ferroviária do próprio DNIT. A obra, quando for realizada, não exigirá contrapartida do município.

Médio Prazo
O prefeito lembra que o contorno ferroviário é um projeto que se realizará a médio prazo, mas que é antecedida por várias etapas que a atual administração está cumprindo, para que a obra seja realizada no futuro. “É importante esclarecer que não se trata de uma obra prioritária para nosso governo. Mas é uma obra necessária que a população da cidade tem indicado nas reuniões do Orçamento Participativo em vários bairros da cidade”, afirmou. De acordo com o prefeito João Luís, a ferrovia perdeu sua função e hoje traz muitos transtornos à cidade e nenhum benefício. “O trajeto da ferrovia passando pelo centro da cidade se justificava quando havia o transporte de passageiros. Hoje só passam trens cargueiros, na maioria das vezes com muitos vagões e transportando produtos perigosos, com riscos de graves acidentes”, analisou. Além disso, para garantir a segurança da população nas travessias da estrada de ferro, a Prefeitura mantém 30 vigias que se revezam nas cancelas. “São 30 funcionários que, no futuro, quando for construído o contorno ferroviário, poderão atuar na vigilância de outros próprios do município”, acrescentou.

Empenho
Para o prefeito, um sonho só se torna realidade quando se luta para realizá-lo.  “É isso que estamos fazendo: trabalhando para realizar os sonhos de várias gerações da cidade. Realizar os sonhos de crianças do Jardim Eldorado, com a construção de uma quadra coberta no bairro. Os sonhos dos jovens, que pediram a iluminação da quadra no Alphaville. E os sonhos da sociedade penapolense pela retirada dos trilhos da área central da cidade”, declarou. “Nosso empenho é o mesmo, se buscamos recursos para uma quadra coberta, para o contorno ferroviário ou para outra obra necessária para a comunidade”, finalizou. Secom – PMP

Foto: Rômulo do Carmo, diretor do DNIT, com o prefeito João Luís

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade