Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2007

Divulgação: Embalagem de café ilustra quadro do Museu do Sol

Detalhes Notícia

O quadro “Carregadores de café”, pintado por Lourdes Guanabara em 1972 e parte do acervo de arte naif do Museu do Sol de Penápolis, foi escolhido para ilustrar as embalagens do Café Naif, produzido em Monte Carmelo/MG para exportação. O produto está sendo comercializado há três meses e a ilustração da embalagem deve ser permanente.

A idéia partiu da designer Liliana Monguilod, que reside em São Paulo e tem parentes em Penápolis. “Visito minha irmã [Denise Sakr] na cidade e por isso conhecia o acervo do Museu do Sol”, contou Liliana. Formada também em Artes Plásticas, ela revelou que, há cerca de seis meses, ao receber a proposta de relacionar a marca do café com o estilo da pintura, lembrou-se imediatamente do acervo do museu penapolense. “Entrei em contato com a direção, que foi muito receptiva, e comecei a pesquisar as obras”, disse.

O material encontrado correspondeu às expectativas da designer, que selecionou várias pinturas relacionadas à produção do café. “O quadro escolhido é perfeito para o que procurávamos”, comemorou. Liliana disse surpreender-se também com a qualidade das obras e o cuidado dispensado a elas. “A estrutura do museu é ótima”, comentou. Outras obras que ilustram o cultivo do café ainda poderão ser utilizadas. “A intenção é ter edições especiais do produto e ilustrar outros quadros nas embalagens”, revelou.

 

Naif

A embalagem tem ainda explicações sobre a arte naif, estilo dos artistas sem formação sistemática, com expressão instintiva e ingênua, com cenas do cotidiano e que expressam alegria e pureza. “É essa a relação proposta entre o estilo da pintura e o café, bebida cuja apreciação faz parte da rotina de tantas pessoas, e que proporciona prazeres simples”, explicou a designer. Para a curadora do Museu do Sol, Elizabeth Bergner, a escolha desta obra traz visibilidade não só ao acervo como à cidade. “Na embalagem, escrita em inglês, consta o nome do quadro, da pintora, do museu e de Penápolis”, lembrou. O Café Naif está sendo negociado em países como Chile e Grécia, e deve chegar ao Leste Europeu, com possibilidade de comercialização também no Japão e na Espanha. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade