Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/07/2014

Diretoria de Ensino faz balanço de ações planejadas

Divulgação
Detalhes Notícia
Diretores de Centros e Núcleos se reuniram para avaliar ações planejadas da Diretoria de Ensino

DA REPORTAGEM

Com o retorno dos alunos da Rede Estadual de Ensino as salas de aulas amanhã, depois do período de recesso ocorrido durante a Copa do Mundo, a Diretoria de Ensino da Região de Penápolis divulgou nesta semana as ações planejadas para 2014. O balanço foi obtido através dos diretores de todos os Centros e Núcleos que compõem a estrutura administrativa e pedagógica da instituição, que avaliaram suas atividades e apresentaram os resultados aos gestores das 17 unidades escolares jurisdicionadas à Diretoria de Ensino, localizadas nos municípios de Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia e Santópolis do Aguapeí. Para a Dirigente Regional de Ensino, professora Sueli Bonfietti, o objetivo da avaliação é o de proporcionar melhorias na educação. “Nosso compromisso é com a aprendizagem dos alunos. O administrativo a serviço do pedagógico”, disse. Não somente a educação foi destaque nos trabalhos realizados nas escolas, mas também a saúde dos alunos e também a alimentação de cada um deles. A Diretora do Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura (CAF), Cristina Delboni, explicou que entre as ações executadas pelo Núcleo de Compras e Serviços (NCS) foram realizadas visitas periódicas do Serviço de Nutrição para o acompanhamento da alimentação escolar e a verificação das condições gerais das cozinhas das Unidades Escolares Estaduais. Além disso, trabalhos de orientação também foram realizados. “Para o segundo semestre será executado pela primeira vez, com todas as escolas vinculadas a Diretoria de Ensino, o teste de aceitabilidade da alimentação escolar”, comentou. Outro destaque ficou para as obras que estão sendo realizadas em 11 das 17 escolas da Diretoria de Ensino, que foram acompanhadas em 85 visitas em ações do Núcleo de Obras e Manutenção (NOM). O atendimento presencial de pais de alunos também foi comentado durante a avaliação, obtendo resultado positivo no ponto de vista da responsável pelo Centro de Informações Educacionais (CIE), Rosângela Mello, uma vez que o número de atendimentos presenciais e o número de atendimentos técnicos e gerenciais aumentaram significativamente. A diretora divulgou que, ao todo, o CIE e os 3 Núcleos ligados a ele realizaram 94 visitas às unidades escolares vinculadas a DE.

Assistência 
Diante do encontro realizado entre os representantes da educação, esteve presente o Diretor do Centro de Recursos Humanos (CRH), Vinicius Borghi. Ele apresentou as estatísticas de atendimentos realizados no semestre. Na oportunidade explicou que para o segundo semestre de 2014 estão previstas diversas ações para a DE, como a disponibilização de procedimentos e rotinas em ambiente virtual para facilitar e uniformizar os serviços, além da implantação de um canal de dúvidas e informações online. “O CRH está passando por uma fase de reorganização visando à aproximação com as escolas por meio de visitas e orientações individualizadas”, explicou. Já a supervisão de ensino contabilizou 86 atendimentos realizados pelos cinco Supervisores de Ensino. Entre as unidades nas quais atuaram está o Centro de Estudo de Línguas (CEL) e Centro de Estudo de Jovens e Adultos (CEEJA). A avaliação mostrou também que a Supervisão de Ensino atuou diretamente em orientações técnicas e encontros formativos, sendo a 2ª Edição do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino; Formação de Professores Coordenadores; Ler e Escrever e EMAI, EJA – Mundo do Trabalho; Planejamento Escolar e Dia “D” Autoavaliação Institucional; Projeto SPEC (Sistema de Proteção Escolar Comunitário). Para a Dirigente de Ensino, ações pedagógicas e administrativas são fundamentais para o bom desempenho da educação. “O sucesso das ações planejadas depende do acompanhamento, orientação, monitoramento e avaliação. Decidimos, desde 2013, que intensificaríamos o nosso trabalho nas escolas, em quantidade e qualidade”, disse. Para ela, a avaliação feita sobre as ações do primeiro semestre deste ano mostra a eficácia dos trabalhos desenvolvidos e a importância do planejamento. “O balanço apresentado trouxe dados significativos. Deixa claro que estamos no caminho certo”, completou a professora.

(Rafael Machi)

 

Diretoria destaca principais conquistas

Entre as principais conquistas do primeiro semestre de 2014 pela Diretoria de Ensino de Penápolis, está a abertura do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) para atender estudantes maiores de 18 anos, que ainda não conseguiram concluir os estudos. Atualmente são 760 estudantes matriculados, sendo 432 cursando o Ensino Fundamental II e 328 o Ensino Médio, provenientes de toda a região. 

Entre outras conquistas de 2014 estão:

• Abertura de duas Salas de Recurso, sendo uma de Deficiência Intelectual, na EE Maria Luiza Bernardes Nory e outra de Deficiência Física, na EE Adelino Peters. 

• Autorização para abertura de uma Sala de Deficiência Intelectual na EE José Carlos da Silva, em Barbosa e outra em Avanhandava, na EE Maria Eunice M. Ferreira.

• Obras em andamento nas Escolas Estaduais Adelino Peters, Dr. Carlos Sampaio Filho, Luiza Maria Bernardes Nory, Joana Helena de Castilho Marques e Augusto Pereira de Moraes – em Penápolis; Maria Eunice M. Ferreira (Avanhandava), Manoel Bento Neto (Santópolis do Aguapeí), Expedicionário Diogo Garcia Martins (Alto Alegre), José Florentino (Braúna) e Índia Maria Rosa (Reserva Indígena de Braúna); Além de obras mergenciais orçadas nas Escolas Estaduais Yone Dias de Aguiar (Penápolis), Maria de Fátima (Clementina) e José Carlos da Silva (Barbosa);

• Inclusão das escolas EE Francisco Antonino (Luiziânia), EE Manoel Bento (Santópolis do Aguapeí) e EE Expedicionário Diogo Garcia Martins (Alto Alegre) no Planejamento de Obras e Serviços.

• Obras concluídas nas escolas estaduais de Penápolis, Ester Eunice e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), ambas reformadas recentemente.

• Instalação de ar-condicionado no anfiteatro na EE Dr. Carlos Sampaio Filho (Penápolis). 

• A contratação pela FDE, da Empresa Construmik Comércio e Construção Ltda, para execução de construção de prédio escolar em estrutura pré-moldada de concreto no Terreno Residencial Silvia Covas, no Bairro Haroldo Camilo, em Penápolis.

Fonte:  D.E. Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade