Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/01/2014

Diretoria de Ensino destaca atuação nas escolas

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Representantes da Diretoria de Ensino da região de Penápolis destacaram os projetos promovidos em 2013 e o foco de trabalho para 2014

DA REPORTAGEM

 

Um encontro entre representantes da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis, e diretores de escolas abrangidas pela DE foi promovido para a realização de um balanço sobre a educação em 2012 e também para traçar as novas metas para o ano de 2014. Participaram do encontro a dirigente regional de ensino, professora Sueli Bonfietti, a supervisora de ensino professora Zilce Maciel, e os diretores das escolas de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia, Penápolis e Santópolis do Aguapeí. Em entrevista coletiva, a dirigente destacou que entre as ações planejadas para 2014 estão duas importantes dimensões: a pedagógica e a administrativa. "Devemos destacar que neste ano, por conta da Copa do Mundo, as aulas iniciarão em 27 de janeiro, a mudança foi necessária devido a adequações no calendário", ressaltou a dirigente. Por causa disso, a Secretaria de Estado da Educação iniciará no dia 20 de janeiro a atribuição de aulas aos professores. No encontro, a diretora do Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura (CAF), Cristina Delboni, e seus diretores apresentaram o balanço de suas atividades no ano de 2013, sendo apresentados os números considerados positivos referentes aos pregões eletrônicos, tendo sido elaborado mais de 160 processos de compras e serviços para atender as escolas estaduais em suas diversas necessidades. "Vale ressaltar que o Centro também tem atribuições administrativas e financeiras, como emissão de notas de empenho, conferência de prestações de contas e outras", ressaltou. Já na parte de infraestrutura, 10 escolas pertencentes à DE então passando por reformas antes de receber os alunos para o início do ano letivo. A evasão escolar também foi um dos pontos destacados na coletiva. De acordo com a responsável pela organização da Demanda Escolar, Vida Escolar dos alunos e Informação Educacional e Tecnologia das Escolas Estaduais, Rosangela Mello, houve uma redução significativa na evasão escolar nos últimos três anos. Em 2011, a evasão era de 10,40% entre os alunos. O número caiu para 9,76% em 2012 e no ano passado foi de apenas 7,61%. Somente em 2013, 175 alunos foram encaminhados às Unidades Escolares por estarem fora da escola. O encaminhamento atendeu o pedido do Ministério Público e do Conselho Tutelar. Além disso, visou também melhor acomodação dos alunos. "além disso, 76% das escolas estaduais diminuíram a taxa de retenção e 84% tiveram diminuição na taxa de evasão. O plano de ação contra a evasão escolar será intensificado e terá acompanhamento bimestral", ressaltou Sueli. Até o momento, já foram efetuadas 9.101 matrículas nas escolas estaduais da DE da região de Penáposlis e 5.164 nas municipais.

 

Pedagogia

A dirigente de ensino disse que o foco da DE para o ano de 2014 estará voltado para o desenvolvimento da competência de leitura e escrita dos alunos. "Elaboramos uma proposta de ação com a participação ativa da Dirigente, dos Supervisores de Ensino, Diretor do Núcleo Pedagógico e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico, a partir de uma pesquisa respondida pelos gestores e professores das unidades escolares", enfatizou. A partir do resultado da pesquisa foram estabelecidas prioridades como o acompanhamento dos espaços escolares para subsidiar as ações pedagógicas, formação para todos os gestores das unidades escolares e formação continuada para os professores e apoio pedagógico a partir das observações colhidas no acompanhamento sistemático. Ainda pensando em melhorias na rede escolar em Penápolis, Sueli lembrou que a cidade ganhou duas novas escolas no ano de 2013, sendo uma delas o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), que atenderá os alunos maiores de 18 anos da região a partir de fevereiro deste ano e a outra escola que será instalada no Bairro Pereirinha. A intenção da DE é de que todo o trabalho feito até o momento seja melhorando, prestando um serviço de melhor qualidade para a comunidade. "A avaliação feita em dezembro, pelas escolas, dos serviços prestados pela Diretoria de Ensino de Penápolis, indica que estamos no caminho certo. Não precisamos reinventar a roda e sim aprimorarmos o que está dando certo. O segredo é não perder o foco e saber trabalhar em equipe", completou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade