Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/03/2008

Digitalização de “O Pennapolense” é entregue hoje

Detalhes Notícia

Acontece hoje na sala Cora Coralina da Biblioteca Municipal de Penápolis a entrega oficial dos DVDs com o arquivo digital completo do jornal “O Pennapolense”, primeiro periódico da cidade, que circulou na cidade entre 1915 e 1940. O trabalho de digitalização foi feito por um grupo de pesquisadores da Unesp de Bauru, que integra estudantes de Comunicação Social e Arquitetura, sob a coordenação do professor Dr. Célio José Losnak. A entrega está marcada para as 15h e a entrada é franqueada à população. Devem estar presentes autoridades municipais e os integrantes da equipe de pesquisa, que farão a apresentação do trabalho.
O arquivo do jornal foi compactado em mídias de DVD que serão instaladas num computador do Museu Histórico e Pedagógico “Fernão Dias Paes”. A consulta poderá ser feita por toda a população e facilitará o trabalho de pesquisa de estudantes e demais interessados. Além disso, a diminuição do manuseio do arquivo em papel ajudará na conservação do material.
Segundo a diretora do Museu Histórico, Alessandra Nadai, será necessário providenciar um computador apenas para esta consulta, o que deve ser feito nos próximos dias. “Assim que as instalações estiverem completas faremos a divulgação para que a população possa visitar e conhecer o acervo digital”, disse.

Cuidados
Para a digitalização, todas as páginas do periódico foram fotografadas, já que a utilização do scanner poderia prejudicar as páginas, por estarem encadernadas. Depois, as imagens receberam tratamento digital minucioso. A qualidade das fotos possibilitará imprimir a página do jornal em uma folha tamanho A4 (papel sulfite comum) e cada uma delas tem entre três e quatro mega bites, sendo visualizadas em extensão JPEG pelo próprio Windows, sem necessidade de qualquer programa específico.

Leitura
A digitalização do arquivo é parte de um amplo trabalho de pesquisa sobre o periódico, cujo ponto de partida foi a leitura completa do jornal. O projeto, intitulado “A Imprensa em Penápolis: Temas da Dinâmica Urbana em O Pennapolense”, cuja pesquisa é financiada pela Fapesp (Fundação Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), está em desenvolvimento desde dezembro de 2005. “A idéia consiste em resgatar a história da formação e configuração do espaço urbano de Penápolis com base na análise desse periódico, que circulou de julho de 1915 a janeiro de 1940, acompanhando o processo de desenvolvimento do município”, revelou o professor Célio Losnak, responsável pela equipe. As edições dos quase 25 anos de publicação foram divididas em partes e lidas por cinco estudantes de Jornalismo, que analisaram as particularidades de cada período, observando temas, conteúdo, formato, estilo e linguagem. Para interpretar informações e traçar perfis, o grupo utilizou-se de outros materiais como livros de memorialistas, outros jornais, relatos de memórias, materiais publicados pela Prefeitura e outras instituições e fotografias. Este estudo sobre Penápolis é parte ainda de um trabalho maior, que envolve dezenas de alunos da Unesp em pesquisas pelas cidades da região oeste que surgiram no início do século XX. O objetivo geral é estudar a formação e as transformações das cidades de São Paulo.

Serviços
Outras informações sobre a digitalização do arquivo de “O Pennapolense” podem ser obtidas no Museu Histórico, pelo telefone 3652-7034. (AR)

Foto: A diretora do Museu, Alessandra Nadai, disse que o material estará disponível nos próximos dias

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade