Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/04/2020

Dicas: Psicólogos orientam sobre cuidados no isolamento social

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os psicólogos Ricardo, Luciane e Daniela falam sobre os cuidados necessários neste período de isolamento social

DA REPORTAGEM

Com a revogação da quarentena feita pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), muitas preocupações tomam as pessoas sobre a própria doença e também pelas questões da economia, se tornando um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias. Entretanto, também existem outras preocupações que são necessárias serem levadas em consideração neste período de isolamento social. Entre elas está o bem estar das pessoas enquanto se mantém dentro de casa. O que fazer neste período de isolamento? Como ocupar a mente? E como se manter bem em meio à tantas notícias de contaminação e mortes?
Segundo o psicólogo Ricardo Tomasini, os efeitos psicológicos desta pandemia são múltiplos, abrangendo pensamentos, sentimentos, emoções, imaginações e comportamentos. “Muitas pessoas podem adquirir síndromes psicológicas como depressão, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, etc. Pessoas que já adquiriram algum transtorno psíquico, a psicopatologia pode se agravar. A ansiedade, em meu ponto de vista, será o efeito psicológico que mais afetará as pessoas”, comentou.
Além destes transtornos, o psicólogo explicou ainda que o isolamento social pode gerar outros problemas, como a própria solidão e também o tédio, já que muitas pessoas acabara tendo que ficar em casa, muitas vezes sozinhas, por conta do isolamento. “A perda da sociabilidade com amigos, igreja, clubes, festas, eventos, aniversários, esportes podem gerar sofrimentos multiplos. Esta perda gerará o luto em várias pessoas, pois perderam ou estão deixando de fazer atividades que muito as alegravam”, destacou.
Tomasini ressaltou também que, neste momento de pandemia, é preciso haver um maior cuidado por parte das pessoas, não somente em relação à higiene pessoal e todas as outras recomendações de saúde, mas também é preciso ter atenção ao próprio psicológico. “Eliminar pensamentos negativos que levam a pessoa a ter certeza de algo de mal acontecerá com ela e com alguém de seu convívio é uma forma de proteção”, afirmou.
Outra recomendação é a de ser cuidadoso, mas, jamais, obsessivo. “Cuidado com pensamentos, sentimentos e comportamentos obsessivos em relação à pandemia e aos cuidados de e proteção, pois, muitas pessoas podem gerar uma tensão intensa em sua mente e seu corpo poderá ser afetado através do baixar da imunidade”, acrescentou.

Reinvenção
Já para a psicóloga Luciane Castro, é natural que as pessoas sintam medo diante dos últimos acontecimentos, entretanto, ela destaca que este também pode ser um momento de reinvenção para as pessoas. Para ela, esta pode ser uma oportunidade para que cada pessoa se dedique a si mesma, descobrindo e fazendo tudo aquilo que a alegra, se redescobrindo.
Esta também pode ser uma boa oportunidade para, apesar da distância entre as pessoas, haver uma aproximação entre elas. “Quando falamos da internet, quanto podemos nos conectar por meio das ligações, chamadas de vídeos? Como podemos buscar quais músicas realmente gostamos? Este é o momento de se conectar e criar sentidos, ‘ressignificando’ a mesmice do dia a dia que vivíamos. Já pensou em quantas oportunidades estamos obtendo em olharmos para nós?”, questionou a psicóloga.
Luciane aproveitou ainda para ressaltar o momento vivido pelas crianças em relação à quarentena. Para ela, é importante que a criança brinque. “É por meio do brincar que a criança se desenvolve e se fortalece. O brincar organiza. Se for possível, brinquem juntos, peçam para eles lhes ensinarem as brincadeiras deles e resgatem as brincadeiras nas quais brincavam”, disse.
Para ela, quanto mais próximo se estiver das crianças, mais as conhecerá. “Falar com as crianças a respeito desse momento de pandemia também é importante e, sem dúvida, dizer a verdade é o mais indicado. No entanto ampará-los, estar presente, mostrar o quanto é importante o cuidado para a prevenção também é fundamental”, finalizou a psicóloga. 

Ocupação
Já a psicóloga Daniela Soares Quirino, defende que se manter ocupado neste momento de isolamento social é muito importante para p psicológico das pessoas. Entre as dicas e orientações da profissional está a de ler um livro, estudar, exercitar-se, aprender coisas novas, estar com a família e brincar com os filhos. “Reserve um tempo para refletir sobre sua vida, suas ações, seus objetivos, o que gostaria de mudar, aprimorar. Aproveite esse tempo para dar o primeiro passo. Comesse!” destacou.
Além disso, Daniela também ressaltou a importância que cada pessoa deve dar à valorização ao próximo. “Esse é um momento para pensarmos e percebermos o quão difícil é olharmos para nós mesmos e para o outro. Coloque-se no lugar do outro. O que posso fazer para ajudar o outro nesse momento? Respeite as orientações e cuidados para não espalhar o vírus, pense em alguma ação para ajudar as pessoas que necessitem de ajuda”, explicou.
“Estarmos fortalecidos mentalmente para lidar com esse momento de forma equilibrada é muito importante. No entanto, para isso é preciso desenvolver o auto conhecimento, buscar entender o que me leva a agir ou pensar de determinada forma e como isso afeta a minha vida”, finalizou a psicóloga.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade