Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/12/2021

Dicas obrigatórias para todo viajante

Reprodução
Detalhes Notícia

Vai viajar? Todo mundo gosta de evitar perrengues e aproveitar uma viagem mais tranquila, não é mesmo? Para isso, veja essas dicas excelentes para que sua viagem seja prazerosa e mais prática desde o aeroporto.

Leve seus próprios fones de ouvido

Levar seus próprios fones para o aeroporto é altamente recomendável, por várias razões. Não só você vai economizar, deixando de ter que comprar um na hora para assistir ao filme do avião, mas eles também serão mais confortáveis para você e não cairão da sua orelha a cada cinco minutos. E mesmo quando algumas linhas aéreas, como a American Airlines fornecem um par grátis, eles não são de qualidade muito boa. Se você quer realmente relaxar e curtir um filme ou uma música sem interrupções, levar seu próprio par é a melhor alternativa.       

Não tenha receio de pedir um upgrade na passagem ou no hotel

A maioria das pessoas é tão educada que nunca sonharia em pedir nada de graça, mas hoje em dia, isso é um grande erro. Nesse mundo cão, dizer que você está celebrando uma ocasião especial e ser recompensado por isso não é nada menos do que justo. Então faça isso! Linhas aéreas como a United são conhecidas por dar a passageiros upgrades grátis quando possível, para fazer a sua experiência mais memorável. É claro, nem sempre vai funcionar, mas quem não chora não mama – e você não tem nada a perder!

Na hora da revista, vá para a fila da esquerda

Todos conhecemos a dor que é ficar na fila da segurança por uma eternidade, mas talvez exista uma maneira de eliminar esse estresse para sempre. Em vez de ir automaticamente para a fila da direita ao chegar na segurança, vá para a fila mais distante e à esquerda que você conseguir. A lógica por trás dessa dica é simples: A maioria das pessoas é destra, e portanto vão para as filas da direita. Ao ir para a esquerda, você conseguirá pegar filas menores e passar mais rápido. Pode não ser uma dica para economizar muito dinheiro, mas vai te economizar seu precioso tempo!

Não esqueça o carregador portátil

Não dá para negar que amamos a tecnologia, e estar com bateria é uma prioridade. Viajar sem acesso a um telefone pode ser incrivelmente irritante, e até perigoso. Aeroportos possuem muitos locais com tomadas, mas encontrar uma vazia pode ser difícil. No lugar disso, leve seu próprio carregador portátil com você. Quando o seu iPhone começar a ficar sem bateria, é só pegar o seu carregador portátil na bolsa e voltar a usá-lo. Dica bônus: coloque seu telefone em modo avião ou desligue-o depois de decolar. Do contrário, o telefone ficará buscando sinal durante o vôo, o que faz a bateria acabar rapidinho.

Lenços umedecidos e higienizador de mãos

Use sempre que possível, para manter germes e outras sujeiras bem longe. Os lenços umedecidos também ajudam você a se sentir mais limpo depois de um longo voo. Todos ficamos meio cansados depois de algum tempo em um avião, e você talvez esteja longe do seu próximo banho. Mas pelo menos, conseguirá se limpar um pouco com os lencinhos umedecidos.

Se você não gosta de turbulência, prefira voar de manhã cedo

A turbulência costuma ser mais comum à tarde, então um voo de manhã bem cedo pode significar uma viagem mais tranquila. Não vai eliminar as chances de você passar por uma turbulência, mas certamente diminui a probabilidade e permite que você assista seu filme na Netflix em paz.

Leve Seus Próprios Sacos Plásticos

Quando você está fazendo as malas para uma viagem, levar um pacote de ziplocs pode nem passar pela sua cabeça. Mas ter alguns saquinhos à mão pode ser uma boa ideia, então deixe um espacinho na mala para levar alguns quando for viajar. Mesmo que você já tenha embalado todos os seus líquidos, você ainda pode acabar comprando algo no aeroporto. Além disso, se você estiver indo para a praia, colocar seus dispositivos eletrônicos em um ziploc transparente pode ajudar a protegê-lo enquanto você usa. Mesmo que você não tenha nenhum em casa, vá ao supermercado mais próximo. Custa apenas alguns reais.

Faça o check-in 24 horas antes de viajar

Muitos anos atrás, a opção de realizar check-in online nem existia. Mas, hoje em dia, graças às maravilhas da tecnologia, praticamente todas as linhas já têm essa opção disponível. Você pode fazer seu check-in online, 24 horas antes de embarcar no vôo. Assim, você não precisa ficar na fila para que alguém faça o check-in por você. Você pode só passar direto, com o seu passe de bordo digital já impresso. Muito se fala sobre a internet, mas essa certamente é uma de suas melhores vantagens. Uma maravilha moderna.

Tire uma foto da sua bagagem antes de despachá-la

Quando se trata de bagagem, muitas pessoas por aí podem ter malas idênticas. E você pode usar alguns truques para deixar a sua mais fácil de identificar, para você recuperá-la mais rápido. Mesmo assim, tire uma foto da sua bagagem antes de despachá-la. Assim, você conseguirá comparar a sua foto com a bagagem quando estiver esperando por ela na esteira, para ter certeza de que pegou a bagagem certa. Mesmo que você saiba reconhecer a sua, alguém pode ter comprado exatamente a mesma mala em uma loja. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Encontre o melhor assento do avião no seu check-in

Linhas aéreas diferentes possuem aviões e layouts de assentos diferentes, então pode ser difícil de saber se o assento que você escolheu será um assento confortável. E é aí que entra o app SeatGuru: Você pode encontrar avaliações do seu assento, para saber se está tomando a decisão correta ou não. É uma ideia inusitada que já ajudou muitos viajantes cansados no passado. Lembre-se apenas de devolver o favor, e deixar uma avaliação do seu assento após desembarcar. Nunca se sabe, pode fazer toda a diferença para a próxima pessoa que for pegar aquele vôo.

Voe de Madrugada

A maioria das pessoas não gosta de voar de madrugada. O que faz sentido, considerando que preferimos dormir em uma cama confortável em vez de um avião apertado. Mas se você odeia aeroportos lotados e prefere uma experiência mais silenciosa, compre uma passagem para um vôo que saia de madrugada e chegue na manhã seguinte. Assim, você conseguirá ler o seu Kindle, tirar um longo cochilo e, quando acordar, já vai ter chegado a seu destino. Não é para todo mundo, mas se você gosta de paz e tranquilidade, experimente viajar de madrugada.

Verifique quais lojas e restaurantes existem no seu aeroporto

É fácil se excitar na hora de viajar e pensar que você vai jantar diretamente no aeroporto. Mas nem todos os aeroportos possuem boas opções de restaurantes e lojas. Muitas vezes, você só vai encontrar restaurantes de fast food, o que pode não ser a melhor refeição antes de uma longa viagem. Em vez de se contentar com algo pouco saudável, verifique que restaurantes existem no aeroporto antes de sair de casa. Se você sabe o que existe lá, conseguirá se planejar sobre o que comer em vez de se frustrar e acabar tendo que comer algo que você não queria de verdade.

Leve uma Garrafa de Água Vazia

Uma das fontes de renda dos aeroportos é advinda das pessoas comprando lanchinhos e bebidas enquanto esperam pelos seus vôos. Se você sempre acaba comprando uma garrafa d’água no check-in, então pare. Leve uma garrafa vazia e você poderá enchê-la depois de passar pela segurança. Assim, você consegue beber toda a água que desejar, sem precisar pagar preços exorbitantes. É uma dica simples, mas que vai economizar muito dinheiro e dor de cabeça nas suas viagens, ao longo prazo.

Verifique o status do seu vôo antes de ir para o aeroporto

Chegar ao aeroporto com antecedência é uma ótima dica de viagem, mas algumas vezes, você pode chegar cedo demais para um vôo que irá atrasar bastante. Em vez de assumir que as coisas acontecerão pontualmente, é melhor verificar o status do seu voo antes de sair de casa para ir ao aeroporto. Assim, se o seu vôo sofrer um atraso de 5 horas, você não vai precisar esperar todo esse tempo desconfortável no aeroporto, até ele chegar. Relaxe um pouco mais e aproveite o tempo para verificar que colocou tudo na mala antes de sair para sua jornada.

Tenha uma coleção de produtos de higiene de hotel

Ficar em um hotel é divertido por várias razões. Travesseiros fofinhos, cortinas blackout pesadas, e serviço de quarto. A pequena coleção de produtos de higiene que estão no banheiro também é ótima. E você pode ficar com elas, mesmo que você não estivesse planejando usá-las na sua viagem. Estocar produtos de higiene de hotéis pode economizar muito dinheiro nas suas viagens futuras. Assim, em vez de ter que ir à loja comprar versões miniatura dos seus produtos por alguns reais, você pode só usar alguns itens da sua coleção, de graça!

Assine um Serviço de Lounge VIP no Aeroporto

Quanto mais você viaja, mais benefícios coleciona. É natural que as linhas aéreas queiram manter você no céu, então muitas delas oferecem programas de milhas de viagem, que podem ser trocadas por serviços de lounge VIP em aeroportos. Lounges VIP costumam ser luxuosos, com assentos confortáveis, bebidas e comida grátis e entretenimento. Mesmo que você não tenha milhas de viagem, ainda consegue entrar nesses lounges em alguns aeroportos. Dependendo do local, você pode comprar um dia de lounge por algumas dezenas de reais. Apesar de não ser barato, pode tornar a sua experiência no aeroporto muito mais agradável, tornando sua viagem toda melhor. Há cartões de credito que dão direito de acesso gratuitamente. Verifique o seu.

Evite ficar na fila para reagendar seu voo

Quando um vôo é cancelado por alguma razão, todos os passageiros correm para a cabine de passagens para reagendá-lo. Parece ser a melhor alternativa no momento, já que todos estão preocupados com o seu destino. Em vez de fazer parte da multidão, tente usar um telefone. Linha para o serviço de atendimento da sua linha aérea. O representante poderá te ajudar tanto quanto os do aeroporto, e você resolverá o seu problema em alguns instantes. Sem longas filas, batalhas para chegar até a cabine. Uma solução simples.

Tire Um Cochilo no Aeroporto

Se o seu voo está atrasado, é difícil não ficar irritado. Então, a melhor coisa a se fazer é tirar um cochilo. Não é fácil dormir nos assentos duros do aeroporto, mas alguns deles já contam com serviços de cochilo que te permitem alugar uma cabine para dormir, como o aeroporto de Heathrow, em Londres. Por cerca de R$300 você consegue alugar uma cabine por quatro horas. Não apenas isso, você também terá acesso a chuveiros e toalhas. É uma ótima maneira de tornar a sua experiência no aeroporto muito mais agradável, afinal, ninguém gosta de esperar quando está cansado.

Guarde Seu Notebook Em Um Lugar Acessível

Esta é uma dica óbvia, mas que às vezes esquecemos. Quantas vezes já não colocamos nosso notebook na bagagem de mão, embaixo de tudo, para depois ficar tentando tirá-lo de lá durante o voo? A solução é simples: Compre um case para notebook. Se você usar um case, basta alcançá-lo e puxar seu notebook, sem ficar tendo que caçá-lo no meio dos seus pertences. Cases para notebook não são caros, e você consegue comprar um por até R$50 na internet. É um pequeno investimento que te economizará muito tempo no futuro, considerando que você vai estar muito mais organizado em suas viagens.

Tire uma foto da sua vaga de estacionamento para não se esquecer de onde estacionou

Dizem que as melhores coisas da vida são de graça, e esta dica pode ser a prova de que isso é uma verdade. Estacionar no aeroporto pode ser difícil. Encontrar uma vaga é um desafio, mas depois de estacionar, não saia correndo antes de fazer isso.

Tire uma foto da sua vaga para saber onde você deixou o carro quando voltar. Mesmo que você pense que vai se lembrar, até voltar da sua viagem você já poderá ter esquecido. Se você tiver um registro visual, encontrará a vaga mais facilmente.

Vista sua bagagem extra

Ninguém gosta de pagar a mais pela bagagem para levar apenas alguns itens essenciais. Então, em vez de desistir e pagar a taxa, pense fora da caixa. Vista as suas roupas mais volumosas para ir ao aeroporto, se possível. Pode ser um poucoMesmo que você esteja viajando com bagagem de mão, se estiver preocupado com o peso, esta dica funciona igualmente bem. Coloque aquela jaqueta de couro pesada ao passar pelos despachos, e depois coloque de volta na bolsa. É uma ótima dica, não é mesmo?

Embale Sua Bagagem ou Alça da Bolsa

Depois de um vôo de dez horas, tudo o que você quer é ir ao hotel para dormir, e a última coisa que você precisa é passar uma eternidade na esteira de bagagens até encontrar a sua mala. Se você comprou uma mala preta genérica, então, esse trabalho fica ainda mais difícil. Mas existe uma dica bastante útil que pode te ajudar a encontrar sua bagagem facilmente. Basta amarrar um lenço, gravata ou cachecol colorido à alça da bagagem. Assim, você conseguirá enxergá-la de longe, e estar no táxi a caminho do aeroporto antes de conseguir dizer “achados e perdidos”.

Sempre Procure Um Wi-Fi Grátis

Uma das maiores desvantagens de visitar outro país é não saber se você conseguirá uma conexão wi-fi quando chegar sem ter que pagar uma pequena fortuna. Se você precisa fazer uma ligação ou checar seus e-mails enquanto viaja, vale a pena perguntar se o aeroporto não possui wi-fi grátis. A maioria deles possui, assim como os restaurantes também costumam ter os seus próprios. Se não encontrar placas de wi-fi, ainda assim vale a pena perguntar. Você poderá se poupar do estresse, e ainda economizar dinheiro ao não ter que pagar por dados. 

Deixe seus líquidos e dispositivos eletrônicos no topo da sua bagagem de mão

A Segurança do aeroporto possui mil e uma regras sobre o que pode ou não ser levado no avião e, mesmo quando você pode levar um certo objeto, ele ainda precisa passar pelo scanner. É assim que as coisas são, e não podemos fazer nada quanto a isso. Então, facilite a sua vida, deixando seus líquidos e eletrônicos próximos do topo da sua bagagem de mão. Assim, você consegue alcançá-los facilmente na hora de tirar para passar pela segurança. Você evita ficar procurando os objetos na sua bolsa, atrasando a fila e irritando a todos atrás de você.

Agende seus vôos às terças e quartas para conseguir preços melhores

CheapAir realizou um estudo dos melhores dias para comprar passagens de avião, e descobriram que terças e quartas eram os melhores dias para agendar um voo. Em média, você economiza cerca de R$300 por passagem quando agenda seus voos nas terças e quartas. E os dias mais baratos para se viajar são quinta e sexta-feira. Domingo é o pior dia tanto para comprar passagens quanto para viajar, já que é muito mais caro viajar antes do início da semana. Em termos de melhores meses, a CheapAir relatou que Janeiro e Fevereiro possuem os melhores negócios para os viajantes, enquanto o meio do ano costuma ter passagens mais caras.

Compre uma balança portátil para evitar taxas extras de bagagem

Nada, e eu quero dizer nada mesmo, é mais irritante do que descobrir que sua bagagem ultrapassou o limite permitido pela linha aérea. Geralmente, sabemos quando estamos quase no limite do peso da bagagem. Mas quando passamos por apenas alguns poucos quilos, é um pesadelo. Além da caríssima multa por excesso de bagagem, às vezes ainda temos que remover coisas até atingir o limite de peso. Poupe-se desse trabalho comprando uma balança portátil. Você checa a sua bagagem antes de sair de casa para saber se está no limite de peso. É uma dica ainda mais vantajosa para quem viaja com frequência.

Não escute música

É tentador colocar seus fones e ouvir música enquanto espera no aeroporto. Do contrário, você vai ter que aguentar os sons dos anúncios da Segurança, de bebês chorando e famílias brigando entre si. No entanto, existem alguns benefícios em desligar a música e ficar atento quando se está no aeroporto. Às vezes, linhas aéreas fazem anúncios importantes. Por exemplo, podem anunciar um voucher para pessoas que aceitarem um assento no voo seguinte (uma prática comum quando um voo está lotado). Atrasos e alertas de trânsito também são avisos importantes que você pode acabar perdendo se estiver com seus fones ligados no último volume.

Use o app da TSA para descobrir tempos de espera

A maioria das pessoas depende da sorte quando se trata do tempo de espera na fila da segurança. Se a fila estiver longa, você sabe que vai esperar muito. Se estiver curta, é melhor pegá-la logo, para passar pela segurança com antecedência. Se você quer organizar melhor os seus horários, baixe o app da TSA. O MyTSA foi avaliado como o “Melhor App Móvel de Governos” pelo Conselho Americano de Tecnologia. Você pode conseguir informações sobre tempos de espera, alertas para viajantes e outras dicas, e receber notícias e atualizações importantes pelo app. Para quem viaja frequentemente, este aplicativo é uma necessidade!

Não tenha pressa para embarcar

Muitas pessoas têm pressa para embarcar no avião. Elas empurrarão qualquer um para chegar aos seus assentos, mesmo que os assentos do avião já sejam numerados. Esta dica de aeroporto é mais uma dica geral: não tenha pressa. Não tem incêndio nenhum. O avião não vai sair sem você. Apenas embarque quando estiver pronto. Todos estarão indo para o mesmo destino: o avião. A única razão para sair correndo para embarcar é se você estiver atrasado para seu voo. Nesse caso, não tenha medo de correr. Do contrário, poupe-se do estresse e embarque calmamente, aproveitando a experiência.

Coloque seus bens mais importantes na bagagem de mão

Esta dica existe desde que linhas aéreas foram inventadas e começaram a perder a bagagem das pessoas quase imediatamente após. Quando estiver viajando, lembre-se de colocar seus objetos mais importantes na sua bagagem de mão. Isso inclui medicações, carregadores, documentos importantes, roupas de baixo, pasta e escova de dentes e outros objetos valiosos. Dessa forma, mesmo que o avião perca a sua bagagem e você tenha que passar pelo tedioso processo de recuperá-la, você ainda estará em posse de seus objetos essenciais. Esta dica é ainda mais importante para pessoas que tomam medicações diariamente. Você não vai querer nenhuma interferência na sua rotina de medicamentos, certo?

Leve uma régua de energia na bagagem

Encontrar uma tomada no aeroporto pode ser difícil. E, mesmo que você encontre uma, você só consegue conectar uma coisa por vez. Por isso, leve uma régua de energia para o aeroporto. Assim, você consegue carregar seu celular, fones, notebook e tablet, tudo ao mesmo tempo. Se você estiver se sentindo generoso, pode até compartilhar algumas das tomadas com a pessoa ao lado. Uma régua de energia não deve causar muitos problemas na segurança, principalmente se não for operada à bateria. Mesmo que você seja parado, não vai encontrar grandes problemas, e sofrerá apenas um pequeno atraso enquanto eles a tiram da sua bagagem para verificá-la.

Invista em suportes para notebook para trabalhar do avião

Muitas pessoas tentam trabalhar enquanto estão no aeroporto ou no avião. Afinal, as férias não começam no momento em que você sai do trabalho, e você ainda pode ter outras coisas para você. Se você vai viajar de avião e é uma daquelas pessoas que gosta de reclinar o assento (por quê?!), considere comprar um suporte para notebook. Você pode encontrá-los na Amazon por R$100-R$150, em geral. Esses suportes possuem uma superfície de apoio para seu notebook, que te permite trabalhar em qualquer posição. Mas lembre-se de perguntar à pessoa atrás de você se ela se importa que você deite o assento antes de fazer isso.

Sente-se na frente do avião

SmarterTravel descobriu que os melhores assentos do avião estão próximos da frente. Nosso centro de gravidade gira em torno de 28%, e o centro de pressão atua sobre cerca de um quarto de distância da asa do avião. Escolher um assento na frente é melhor para pessoas sensíveis ou que enjoam ao voar. Outros bons assentos em um avião são aqueles próximos às saídas e às janelas. Você pode escolher um assento na frente e próximo do corredor se quiser desembarcar logo. Ainda que você sacrifique sua vista, vai sair do avião rapidamente.

Alugue um carro através do site em vez de esperar na fila

Geralmente, é necessário alugar um carro ao viajar para um lugar novo. O avião te leva ao seu destino, mas você ainda precisa se locomover lá. Reserve um carro online no site da locadora em vez de esperar na fila. Você terá mais disponibilidade de modelos, e pode até economizar um dinheiro pagando antecipado. Além disso, você não vai mais precisar esperar na fila. Quando você faz sua reserva online, você pode checar se o carro atende às suas necessidades e orçamento. Por exemplo, se precisa de um carro com mais espaço, não vai ter que depender da sorte para conseguí-lo. Reserve o seu antes de desembarcar.

Use óculos no lugar de lentes de contato

Nós que usamos lentes de contato já ouvimos histórias sobre por que não devemos voar usando elas. Geralmente, voar com lentes de contato faz com que elas sequem, o que causa irritação nos olhos. Quando você está a 9 mil metros de altura, a pressão atmosférica, oxigênio e umidade estão reduzidas, fazendo com que seus olhos sequem e façam um estrago em suas lentes. A não ser que você queira ficar aplicando colírio durante toda a viagem, faça-se um favor e troque as lentes pelos óculos. Além disso, você provavelmente terá que levar sua solução para lentes de contato na sua bagagem normal. Quanto às lentes, procure levá-las na sua bagagem de mão. 

Vista sapatos com meias

Todos já vimos imagens e memes tirando sarro de pessoas que tiram seus sapatos no avião, expondo seus pés descalços para o mundo todo. E com razão. Não há razão para ficar descalço em um avião. No entanto, se você está em um voo com mais de oito horas de duração, por que ficar de sapato o voo inteiro? Lembre-se de usar meias com seus sapatos, assim você poderá tirá-los quando quiser descansar em voos mais longos. E, provavelmente, mais pessoas estarão fazendo isso, então você não vai ser o cara estranho da situação. Só não faça nada muito maluco como colocar seus pés no assento à frente de você, e vai ficar tudo bem.

Esvazie os bolsos enquanto estiver na fila da segurança

Um dos erros mais comuns de se cometer e que deixam os agentes de segurança malucos é quando as pessoas não esvaziam seus bolsos na fila da segurança. Para passar pelas revistas e scanners sem problemas, você não pode levar nada nos bolsos. A segurança irá gritar isso para você enquanto você está na fila, mas algumas pessoas ainda não ouvem. Até mesmo um fiapo de roupa muito grande pode ativar o sistema de alerta. E mesmo que você não tenha problemas, ainda vai dar trabalho ter que sair da fila, e a segurança provavelmente ficará irritada que você não os escutou. Ou seja: esvazia seus bolsos antes de chegar ao scanner de segurança.

Meias de compressão ajudam com jet lag se você usá-las por mais de 5 horas

Até pessoas saudáveis e sem problemas de circulação podem se beneficiar desta dica. Jet lag é um problema difícil, e pode ser extremamente exaustivo, como se você pegasse uma gripe. No lugar de usar medicamentos, tente trocá-los por uma meia de compressão. Essas meias evitam que o sangue se concentre nos seus pés, promovendo a circulação de volta ao coração. A pressão recomendada é entre 30 e 40 mmHg (extra firme). Esta dica é especialmente importante para voos mais longos, já que o risco de desenvolver varizes durante o voo aumenta com o tempo de duração. Apesar de não ser um risco tão alto, você ainda deve tomar precauções contra o inchaço ou até algo pior, como trombose venosa

Não voe na véspera de feriados

Esta é uma dica mais óbvia. Todo mundo voa na véspera de feriados como Natal, Páscoa e Ano Novo. As pessoas querem visitar seus familiares antes do feriado, mas não muito antes, para não ficarem presas por muito tempo em outra cidade. Os piores dias para viajar, de acordo com o APRFinder, são entre 23 e 26 de dezembro, 25 de novembro, 3 de julho, 22 de maio e 4 de setembro. Se você estiver planejando uma viagem e não quer pegar passagens mais caras e passar apertos no aeroporto, considere evitar essas datas de viagem.

Seja o último a embarcar

The Points Guy, um influenciador de dicas de viagem, tem uma justificativa boa para ser a última pessoa a embarcar no avião. Esta dica é recomendada para linhas aéreas que possuem assentos numerados. Do contrário, ser o último a embarcar pode significar pegar o pior assento do aviãoEmbarcar por último, de acordo com o TPG, significa que menos pessoas estarão entupindo as áreas e portões de embarque. Além de ajudar com o distanciamento social, esta dica também irá minimizar o tempo de espera no avião, o que, para pessoas que odeiam voar, vem muito a calhar. Embarcar por último economiza cerca de quinze a vinte minutos de espera.

Leve muitos lanchinhos

Alimentos são caríssimos em aeroportos. Os markups são enormes, e você pode acabar pagando três vezes mais por comida do que gastaria em qualquer outro lugar. Aeroportos cobram mais porque seus custos de operação são muito maiores. Isso explica, em partes, porque comida de aeroporto é tão cara. A solução? Leve a sua própria de casa. Pense como se fosse um cinema. Alimentos sólidos podem ser levados na sua bagagem de mão. Você pode ter que separar esses objetos da sua bagagem de mão, mas eles podem passar pelo scanner sem problemas. Já uma garrafa de refrigerante, bem, aí você terá que comprar depois de passar pela segurança, infelizmente.

Fique na fila próxima ao check-in da classe comercial

Para quem não gosta de embarcar por último, a melhor ideia é conseguir embarcar primeiro, ficando na fila mais próxima da área de check-in de classe comercial. Ainda que você possa ser expulso por não ser da classe comercial, ficar próximo a esta fila te colocará na posição ideal para quando chegar a hora de você embarcar no avião. De acordo com a Thrifty Traveler, a melhor ideia é gastar um pouco a mais e pegar classe comercial se você estiver fazendo voos longos. A classe comercial oferece comida decente, mais espaço e assentos mais confortáveis. Por que ficar miserável por mais de dez horas, quando o conforto custa apenas um pouco a mais?

Pegue o assento próximo à saída de emergência, e prefira a segunda fileira em vez da primeira

Se você é alto e/ou odeia ficar próximo a crianças em voos, considere pegar um assento próximo à saída. Esses assentos possuem mais espaço para as pernas, o que significa que você pode esticá-las, algo muito valioso em voos longos. Assentos próximos à saída em aviões de voos mais longos possuem o maior espaço entre assentos. E a segunda fileira em particular possui bastante espaço para reclinar também. Além disso, são assentos proibidos para crianças, o que tornará seu voo muito mais silencioso. Você só precisa estar preparado para ajudar caso algo realmente aconteça. Por razões de segurança, as aeromoças pedirão que você confirme verbalmente que está preparado para suas responsabilidades por estar em um assento próximo à saída de emergência.

Embale sua bagagem à vácuo para minimizar riscos e batidas

Em 2017, de acordo com a Luggage and Suitcase, cerca de 22 milhões de malas foram manuseadas de maneira errada. Isso significa que elas voltaram amassadas, batidas, ou em condições diferentes das quais foram deixadas na hora do embarque. Para evitar danos à sua bagagem, tente embalá-la a vácuo. Isso é permitido, e sua mala ainda passará pelo scanner, mesmo embalada. Se isso for muito trabalho, tente comprar uma capa para malas de verdade. Você pode comprar uma capa de PVC transparente da Yotako na Amazon por cerca de R$85. O preço médio por capas de bagagem é entre R$50-R$100, um preço que vale a pena pagar para manter sua mala em ótimas condições.

Carregue sua bateria portátil, e não seu celular

O Promotor do Distrito de Los Angeles foi uma das agências de segurança a lançar um alerta para viajantes, relativo à utilização de carregadores USB em aeroportos. O órgão recomendou evitar estações de carga em lugares públicos como hotéis e aeroportos para evitar contrair “malwares perigosos”. Mas, se você não quer deixar a bateria do seu celular se esgotar, o que você deve fazer? A solução é simples. Compre uma bateria portátil para seu telefone. Você pagará cerca de R$100-R$150 por uma na internet, e poderá carregá-la no aeroporto sem risco de roubo de informações.

Para acessar o Wi-Fi do aeroporto por mais tempo, mude a hora dos seus dispositivos

Muitos aeroportos oferecem Wi-Fi grátis sem restrições, mas esta ainda não é a regra. Em muitos outros, o Wi-Fi possui limite de tempo que, quando excedido, exige o pagamento de uma taxa para continuar sendo utilizado ou um processo de reinicialização tedioso. Para burlar essa limitação, tente mudar o horário no seu dispositivo. O cálculo do tempo do Wi-Fi é baseado no horário do seu dispositivo. Ao mudar o horário, você engana o Wi-Fi, que continuará funcionando sem interrupção. Vale a pena tentar antes de pagar preços exorbitantes para não perder seu acesso à internet. 

Resista à vontade de beber antes do voo

Apesar de ficar bebendo ser o melhor jeito de fazer o tempo passar rápido no avião, infelizmente, vamos ter que aconselhar contra a prática. Evite beber antes do vôo, especialmente se for uma longa jornada até seu destino, pois o álcool pode causar desidratação. O álcool funciona como diurético, o que significa que ele incentiva seu corpo a remover fluídos do sangue através do sistema renal (rins, bexiga e uretra) mais rápido que outros líquidos. Em um voo, você não vai conseguir beber tanta água para acompanhar o álcool, o que vai levar à desidratação. Dor de cabeça, confusão, sede excessiva e boca seca não são os melhores sintomas para sentir assim que chegar no seu destino, não é mesmo?

Mas Tudo Bem Levar Álcool Até 90ml

Mas, se você não consegue resistir, você pode levar garrafas de álcool de menos de 90ml no avião. A agência de segurança proíbe frascos com mais de 100ml de líquido. Garrafinhas de álcool miniatura, vendidas em praticamente toda loja, precisam estar embaladas corretamente para serem aceitas pela segurança. Você precisa levar suas mini-garrafas em um único saquinho plástico pequeno. A sacola precisa ter fechamento zip. Você consegue comprá-las em qualquer supermercado, e também na Amazon. Você só pode levar um saquinho, então estará limitado à quantidade de álcool que couber no ziploc.

Leve chicletes se estiver viajando com crianças

Crianças podem ser irritantes, mas às vezes elas têm motivos para estarem reclamando em um avião. Crianças são mais suscetíveis a problemas de ouvido por conta da mudança de pressão. Apesar da dor passar em alguns minutos, a experiência pode ser bem desconfortável. E você nem deve tentar viajar com crianças pequenas se elas tiverem uma infecção de ouvido ou resfriado. Leve goma de mascar sem açúcar ou balas duras no voo. Se a criança já tiver idade suficiente, dê a ela o chiclete ou bala nos momentos de decolagem e pouso do avião. Isso ajudará com a pressão nos ouvidos. Além disso, certifique-se de dar o que beber para seus filhos durante o voo, o que também ajuda a desentupir os ouvidos.

Não use um cinto

O objetivo de toda experiência de aeroporto é chegar onde você quer ir com o mínimo de problema e esforço possível. Se você quer se tornar um profissional de viagens de verdade, use uma roupa sem cinto. Isso te ajudará a economizar tempo ao passar pela segurança. A segurança exige que você remova cintos, de qualquer jeito, e você não quer perder mais tempo quando poderia simplesmente não estar usando um. Cintos estão banidos pela segurança por causa das fivelas, que sempre ativam o detector de metais. Apesar de cintos de plástico não terem o mesmo efeito no scanner, a segurança ainda vai pedir que você o remova para passar, já que não é fácil dizer a diferença.

Coloque joias em um saquinho ziploc

Em seu website, a agência americana TSA sugere que você sempre leve suas joias em sua bagagem de mão. Ela é permitida em ambas mas, se suas joias são valiosas ou têm valor sentimental, você deve levá-las com você para evitar perdê-las caso suas malas se percam no trajeto (uma ocorrência comum). Coloque cada peça individual de joia em um pequeno saquinho ziploc. Isso tornará a tarefa de escaneá-las mais fácil para a segurança, diminuindo as chances de ter sua bolsa inteira revistada. A segurança recomenda que se você estiver com receio de ter suas joias à mostra para outros passageiros, você pode pedir para suas coisas serem revistadas separadamente.

Pegue um táxi nos portões de embarque, não de desembarque

De acordo com o L.A. Times, o trânsito é até 80% mais rápido nos portões de embarque (pessoas indo embarcar) do que desembarque (pessoas chegando). Isso vale especialmente para aeroportos maiores. Se você está procurando por um táxi para sair do aeroporto, os portões de embarque são a melhor pedida. Existem muitas razões possíveis para explicar por que é mais rápido encontrar um táxi no setor de embarque. Uma dessas razões é que as pessoas no desembarque atrapalham o trânsito por conta do fluxo de malas e carregamentos. Já no setor de embarque, os motoristas basicamente te empurram para fora do carro para você pegar seu voo. Assim, é mais fácil encontrar um carro vago lá.

Compre um adaptador universal

No aeroporto, você nunca sabe que tipo de tomada vai acabar encontrando. Será uma de dois pinos ou três? Uma porta USB, que você não deveria usar para não ser hackeado? Ou algo diferente disso? Evite as charadas comprando um adaptador universal. Assim, não importa onde você esteja, você conseguirá ligar seus dispositivos e carregar seu celular, tablet, notebook ou outro dispositivo eletrônico. Você pode comprar um adaptador universal por algumas dezenas de reais na internet. Por exemplo, o NEWVANGA International All-In-One Travel Adapter possui avaliação 4.5/5 estrelas e custa apenas cerca de R$70.

Escolha a fila da segurança mais afastada, ela será mais curta

Existem diversos sites e guias de viagem dedicados a encontrar a fila de segurança mais curta. Parece existir quase uma fórmula matemática para isso, mas pode ser desanimador chegar na área de segurança e encontrar um mar de pessoas zanzando entre as filas. De acordo com a PopSugar, a fila de segurança mais distante, especialmente à esquerda, geralmente é a mais curta. E a razão é simples: a maioria das pessoas não procura ir tão longe, e a maioria delas também é destra, preferindo o lado direito. Vá para onde menos pessoas irem. Ande com suas malas até a fila de segurança mais afastada para seu check-in. Você pode se surpreender com quão mais curta ela é.

Coloque um adesivo de FRÁGIL na sua bagagem para ela ser carregada por último/tirada primeiro

Não vamos dizer que esta é uma tática garantida, porque sempre existe a chance de que os carregadores de bagagem nem notem o adesivo. Ou, se notarem, podem simplesmente ignorá-lo e jogar sua bagagem por aí como de costume. Mas vale a pena tentar. Coloque um adesivo de “FRÁGIL” na sua bagagem (o check-in de bagagens geralmente fornece eles em um quiosque próximo à seção. Se você não encontrar, peça um). Tecnicamente, ele faz com que sua bagagem seja carregada por último/descarregada primeiro, além de significar que os carregadores precisam tratá-la com mais cuidado.

Certifique-se de que sua bagagem aguenta quedas de até 1.8m

Já falamos sobre embalar sua bagagem a vácuo e colar um adesivo de “FRÁGIL” nela, mas existe outra opção para evitar que sua bagagem seja obliterada. Você sempre pode comprar uma mala super resistente. Se sua bagagem suportar uma queda de cerca de 2m, ela sobreviverá à jornada. A Expert World Travel fez uma lista de malas mais duráveis de 2021, incluindo as malas Pelican Elite (“Mais Duráveis”, R$2.000), Samsonite Omni (“Melhor Opção Barata” por R$650), Samsonite Winfield 2 (R$1.000, “Melhor Custo Benefício”) e Rimowa Topas (“Melhor Opção de Luxo”, R$7.500). Esteja preparado para gastar um pouco mais com malas super-resistentes, mas a compra vale a pena, já que seus pertences estarão protegidos de qualquer coisa que não seja uma explosão.

Enrole objetos frágeis em roupas e amorteça com meias

Chegou a manhã da sua partida, e você percebeu que não comprou nenhum material para embalar seus pertences. Não existe nenhum isopor ou “salgadinho” para amortecer seus objetos mais frágeis, e o voo pela frente será longo. Você sabe que sua bagagem vai ficar sendo jogada para lá e para cá, mas o que você pode fazer? Use suas roupas e meias para proteger seus objetos mais frágeis e valiosos. Por exemplo, se você possui um pequeno objeto de vidro que não coube na sua bagagem de mão, coloque-o dentro de uma meia. Então, enrole a meia em camisetas e outras roupas para tornar a viagem até em casa mais segura.

Coloque líquidos dentro de mais de uma embalagem para evitar vazamentos

Se você estiver levando líquidos para a viagem, como enxaguantes bucais ou maquiagens, a última coisa que você quer é que eles vazem. E isso pode acontecer, especialmente durante a viagem, quando sua bagagem é jogada para todos os lados no avião. E não há nada mais irritante que abrir sua mala e ver que todas as suas roupas estão sujas e precisam ser lavadas. Para mitigar e até evitar vazamentos, coloque seus líquidos em mais de um saquinho plástico. Uma dica também é pegar um pequeno ziploc e colocar sobre a tampa de uma garrafa. Então, mantenha-a no lugar com um elástico de cabelo ou de dinheiro, selando-a antes de colocar todo o objeto dentro de outro saco plástico.

Leve duas carteiras: uma para dinheiro e outra para documentos e cartões

Pense sobre o que você está levando na carteira agora. Ela provavelmente tem dinheiro, RG, cartões de crédito e débito e outros documentos importantes. Se sua carteira for perdida, você perde tudo isso de uma vez. E se você estiver viajando, essa situação pode ser extremamente estressante. Separe os conteúdos da sua carteira em duas carteiras diferentes. A tática de mitigação de risco faz com que, se você perder uma delas, você não vai acabar perdendo tudo. É claro, ainda vai ser chato perder todo o dinheiro e/ou cartões e documentos. Mas você não vai perder ambos, conseguindo se manter de pé enquanto descobre o que fazer nessa situação.

Distribua seu dinheiro em diferentes lugares escondidos

O Seguro de Viagem Allianz trouxe essa dica para viajantes que estiverem levando muito dinheiro consigo, geralmente para trocá-lo depois. Ladrões de malas, trombadinhas e carregadores sem escrúpulos são sempre uma ameaça, ainda que ela possa parecer pequena. Você também pode fazer bolsos secretos em suas malas para ter mais esconderijos. Ainda que os ladrões achem parte do seu dinheiro, não vão levar tudo se você escondê-lo bem. 

Se conseguir um upgrade grátis, não conte para os outros

Upgrades gratuitos são um presente para viajantes, sejam eles na forma de quartos melhores de hotel ou classe comercial no avião. E existem muitas maneiras de conseguir um upgrade grátis, incluindo se juntar ao clube de viajantes frequentes da sua companhia aérea, marcar sua viagem com um agente esperto, fazer check-in cedo, se voluntariar para ir no próximo vôo quando o seu encher, ou simplesmente pedir no balcão (o máximo que eles podem dizer é não). Se você conseguir um upgrade gratuito, guarde para você. Não conte para ninguém, já que se muitas pessoas tentarem usar as mesmas táticas que você, a linha aérea começará a limitar a distribuição desses agrados no futuro.

Baixe o aplicativo FLIO para ver as instalações dos aeroportos

O app FLIO possui uma nota 4.6/5 na Apple Store. O aplicativo é um “companheiro de viagem”, e se distingue por ser o aplicativo para aeroportos mais utilizado do mundo. O FLIO é uma solução centralizada, e ajuda passageiros do aeroporto a navegarem por voos enquanto geram renda para as linhas aéreas, lojas e marcas parceiras do app. Com o FLIO, você pode checar o status do seu voo online, acompanhar voos, ver as instalações do aeroporto e conseguir descontos. Você também vai ser o primeiro a saber sobre mudanças em portões, horários de embarque, setor de bagagens e atrasos com o FLIO. O aplicativo agora também está disponível para usuários de Android.

Procure Wi-Fi grátis checando as senhas dos restaurantes no Yelp e TripAdvisor

A maioria dos aeroportos atualmente está entrando na onda de fornecer Wi-Fi grátis (ainda que com uma tela de login com um contrato que você deve aceitar), mas nem todos oferecem o serviço. Se você não quer pagar por WiFi, uma maneira é conseguir senhas dos restaurantes do aeroporto através do Yelp e do TripAdvisor. A maioria dos aeroportos possui restaurantes de redes. Verifique no Yelp ou TripAdvisor as senhas do WiFi desses restaurantes, ou até mesmo procure no Google. Assim, você consegue usar o WiFi dos restaurantes sem ter que pagar nada. Certifique-se de que você está próximo ao restaurante para ter um bom sinal.

Não converta todo seu dinheiro

Converter seu dinheiro é uma parte necessária da viagem. Você precisa se certificar de que possui dinheiro o suficiente no bolso para aproveitar a viagem. Mas não converta todo o seu dinheiro. Deixe um pequeno fundo de reserva na sua moeda nacional, para emergências. Assim, se você não gastar todo seu dinheiro no exterior, você não precisa convertê-lo de volta quando retornar, pagando as taxas de câmbio e perdendo dinheiro no processo. De acordo com a Investopedia, existem alguns lugares que você definitivamente deve evitar para converter seu dinheiro. Quiosques de aeroporto e lojas de conversão possuem taxas de câmbio ruins e cobranças altas, enquanto bancos locais e caixas eletrônicos possuem condições melhores. Você também pode verificar se o seu banco não reembolsa taxas incorridas pela utilização de caixas eletrônicos no exterior.

Ligue para o seu banco para avisá-los da viagem

Isso já aconteceu com praticamente qualquer viajante, mesmo que você esteja indo apenas para alguns quilômetros além da sua cidade. Alguns bancos bloqueiam rapidamente cartões suspeitos de fraude. Embora seja uma boa medida de segurança, ela nem sempre é necessária, afinal, não é porque você está fazendo compras em um local diferente que alguém deve ter roubado seu cartão. Para evitar ter seu cartão bloqueado, avise o banco antes da viagem. Explique que você estará viajando, e que não há necessidade de bloquear o seu cartão caso eles vejam alguma transação de localidade diferente. Isso te economizará tempo e estresse. Se, no pior dos casos, seu cartão for roubado durante a viagem, você sempre pode ligar para o banco para cancelá-lo imediatamente.

Passarelas nem sempre são mais rápidas, mas permitem que você descanse

Passarelas nem sempre são mais rápidas, a não ser que você esteja intencionalmente andando rápido enquanto está sobre elas. Elas geralmente existem em muitos aeroportos, e sua velocidade é de cerca de 2.2km/h, de acordo com o Chicago Tribune. Essa velocidade equivale a aproximadamente metade de uma velocidade de caminhada normal. Quando as pessoas estão na passarela, sua velocidade costuma ser de no máximo 3km/h, o que ainda está abaixo da velocidade normal de caminhada de uma pessoa. Ou seja, não espere sair voando só porque você está em uma passarela. Elas servem apenas para ajudar os viajantes a carregarem suas pesadas malas. Se você prefere caminhar, fique à esquerda. Se preferir descansar na passarela, se mantenha à direita.

Rasgue as passagens depois de voar, pois os códigos de barras possuem informações pessoais

O site Clark.com relatou que muitas informações estão gravadas nos códigos QR e de barras de passagens de avião. Essas informações incluem informações da conta de viajantes frequentes, detalhes pessoais e até mesmo planos de viagem para o futuro. Embora eles não contenham suas informações de cartão de crédito ou código de segurança, ainda existem informações bastante pessoais nesses códigos de barras. Quando tiver completado o seu voo, rasgue suas passagens para evitar que hackers acessem as informações dos códigos. Se você quer guardar as passagens por razões nostálgicas, basta cortar a seção com o código de barras com uma tesoura e destruí-la, guardando o resto.

Aproveite o tempo sem internet no avião para fazer um detox digital

Comparada a outras tecnologias, as redes sociais ainda são bastante novas. E porque são relativamente novas, existem poucas pesquisas sobre as consequências de seu uso. Alguns estudos sugerem que elas são prejudiciais à saúde, e que devemos fazer um “detox” das redes de vez em quando, enquanto outros estudos dizem que elas não são tão ruins como se fala. De qualquer forma, se você quer fazer um detox digital, aproveite o tempo no avião para se distanciar da conexão constante. Não compre WiFi durante o voo. Em vez disso, aproveite para ouvir música (você pode baixar playlists antes de entrar no avião para ouví-las sem WiFi) ou leia um livro. Mas dê um tempo das redes sociais por algumas horas. Você sairá do avião se sentindo descansado.

Inscreva-se para promoções de viajantes frequentes

Se você voa com frequência, vale muito a pena se inscrever em um programa de recompensas para viajantes frequentes. Mas se você não tem o costume de voar, talvez não valha a pena se inscrever, já que você não vai conseguir juntar milhas o suficiente para alcançar os benefícios. Programas de viajantes frequentes acumulam as suas milhas de viagem e as transformam em sistemas de pontos. Ao atingir um certo número de pontos, você pode conseguir um upgrade grátis, desconto na passagem ou na bagagem, e até voos mais baratos no futuro. Isso ajuda a economizar dinheiro com o tempo, já que viajantes frequentes não precisam pagar o preço cheio ao pegar um de seus vários voos.

Pode ser mais barato dirigir e pagar por estacionamento que pegar um táxi

Esta é uma dica de matemática pura e simples. Se você mora longe do aeroporto, pegar um táxi até lá e de volta pode sair bem caro. O preço das corridas varia de cidade para cidade, mas podem ser caras a depender de onde você mora. E mesmo que em um aplicativo saia mais barato, você pode acabar pegando a tarifa dinâmica e pagando muito mais caro pelo seu trajeto. Pode ser mais barato ir de carro ao aeroporto e pagar por estacionamento lá. A maioria dos estacionamentos próximos a aeroportos possuem pacotes onde você pode estacionar por poucos reais por dia. Faça as contas antes de sair para saber se você está escolhendo a opção de transporte mais econômica.

Sempre leve suas medicações importantes na bagagem de mão

Já falamos bastante sobre os perigos da sua bagagem ser perdida no trajeto. De acordo com o USA Today, as chances de perder a sua bagagem são de menos de 1%, mas a possibilidade ainda é suficiente para causar arrepios, especialmente quando você pensa sobre tudo de importante que está nas suas malas. Se você tomar remédios importantes, leve eles com você na bagagem de mão. Assim, você estará com eles por onde for e, mesmo que sua bagagem seja perdida, você não vai ficar sem o que você precisa para sobreviver. Até as agências de segurança recomendam levar qualquer medicamento na bagagem de mão, e é perfeitamente legal fazer isso, não importa quantos comprimidos você tenha. Você pode levar medicamentos com receita “sem limite de quantidade”, desde que eles caibam no scanner.

(fonte: Kate Prince)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade