Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2016

Dicas e orientações são passadas aos eleitores

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O chefe de cartório, Samuel da Silva Pereira passa orientações aos eleitores sobre o momento do voto

DA REPORTAGEM

Muitas pessoas estão indo às urnas hoje, para votar no candidato escolhido os cargos de Prefeito e Vereador. Entretanto, muitas questões sobre a hora do voto ainda deixam as pessoas com dúvidas na hora de irem às urnas. Pensando nisso, o chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, falou sobre as principais dificuldades dos eleitores e esclareceu algumas dúvidas a pedido da reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS. Entre as principais dúvidas está em relação aos documentos que o eleitor precisa apresentar na hora de votar. Ele explicou que como neste ano Penápolis ainda não terá a identificação do eleitor através da biometria – leitura da digital da pessoa – é obrigatória a apresentação de um documento com foto, além da apresentação do Título de Eleitor. “O documento com foto pode ser a carteira de Habilitação, a Carteira de Trabalho, o Passaporte ou até uma carteira profissional reconhecida pela União. O importante é ressaltar que o eleitor que apresentar apenas o Título, sem documento com foto, não poderá votar”, explicou. Para as pessoas analfabetas, menores de 18 anos ou maiores de 70, o voto é facultativo, para as demais é obrigatório para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Os eleitores que têm alguma deficiência física podem ter a ajuda de alguém de sua confiança na urna. “O que pedimos é que as pessoas não levem crianças pequenas para ensiná-las a votar. Muitas vezes, as crianças acabam tumultuando o local de votação e atrapalhando o bom andamento do processo”, comentou. As pessoas gestantes, idosas, deficientes físicas ou com crianças de colo terão atendimento prioritário na hora da votação.
Além deles, funcionários da Justiça Eleitoral e militares em serviço também têm preferência. “Os candidatos também têm prioridade na hora do voto, porque quando ele chega em seu local de votação, não pode permanecer por muito tempo e nem ficar conversando com as pessoas para não se caracterizar uma boca de urna, saindo o quanto antes do local”, acrescentou.

Boca de urna
Para aquelas pessoas que precisam lembrar o número de seus candidatos, a Justiça Eleitoral permite e recomenda que ele leve uma “colinha” – um pequeno pedaço de papel que contém o número de seus candidatos. “A cola deve permanecer apenas com a pessoa. Ela deve ser considerada apenas como um apoio ao eleitor para lembrar o número de seus candidatos”, ressaltou Samuel. Outra preocupação nas eleições é quanto às manifestações eleitorais, a famosa “boca de urna”. Samuel explicou que as pessoas podem até vestir roupas com adesivos ou bottons de seus candidatos, mas não pode haver manifestações públicas e distribuição de santinhos.
“Quem for flagrado realizando atos que caracterizem boca de urna, pode ser preso por desrespeito à lei eleitoral”, comentou.

Horário
O chefe do cartório atenta quanto ao horário de votação que será das 8h00 às 17h00. “Todos os anos temos problemas com pessoas que não comparecem no horário. Elas precisam se atentar, caso deixem de votar terão que providenciar a regularização na Justiça Eleitoral”, diz. O horário também é válido para as pessoas que vão justificar o voto. Em Penápolis serão seis postos de justificativas espalhados pela cidade, são as escolas: Marcos Trench, Yone Dias, Luís Chrisóstomo, Armelindo Artióli, Adelino Peters, a Funepe, Carlos Sampaio, Ester Eunice, Elza Nadai, Marilena Cipriano, Darci Buranello e Montaha Ayubi.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade