Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/06/2011

DICAS DE SEGURANÇA: Trânsito de Penápolis

Recentemente alguns membros da comissão de trânsito do nosso município foram convidados a comparecer na sessão da Câmara Municipal de Penápolis para explanação sobre a situação do trânsito no município, ações que estão sendo realizadas e colocação de propostas de melhoria. Como foi dito na ocasião, uma das ferramentas que estamos utilizando para a melhoria do transito é o envio semanal das dicas de segurança para a mídia penapolense onde, por várias vezes foi abordado o tema, sempre orientado os motoristas e pedestres no intuito de evitar acidentes.
Felizmente observamos que está havendo uma considerável redução dos acidentes de trânsito e atropelamentos registrados em Penápolis considerando os três últimos anos.
Em 2008 foram registrados 801 acidentes de trânsito dos quais 26 foram atropelamentos, em 2009 o número caiu para 661 acidentes e 20 atropelamentos, sendo que em 2010 conseguimos reduzir os acidentes de trânsito para 553 dos quais 18 casos foram de atropelamento. Nos cinco primeiros meses de 2011 tivemos 221 acidentes de trânsito e 6 atropelamentos, números que mostram que mesmo com os baixos números registrados em 2010 não há tendência de aumento.
No que se refere a infrações de trânsito, no mês de maio foram lavradas 304 autuações, sendo que a infração de maior incidência é a relativa a dirigir falando ao celular com 47 autuações,  seguido da infração de dirigir sem possuir CNH ou Permissão para dirigir com 26 autuações e falta de licenciamento com 23 autuações. Tais números sugerem que nos dois casos de maior incidência de autuação, os condutores cometem a infração de forma consciente (pode haver exceções), e se considerarmos que uma pessoa que dirige falando ao celular tem sua atenção para com o transito diminuída bem como o condutor que não possui CNH deixou de freqüentar o curso para a habilitação, presumindo-se que não conheça todas as regras de condução e sinalização, ou seja, acreditamos que tais condutores tem maior chance de causar ou envolver-se em acidentes de trânsito, isto posto concluímos que a intensificação da fiscalização de trânsito inibe a prática de algumas infrações o que contribui para a diminuição dos acidentes, deixando nosso trânsito mais seguro.
Por fim, como o policial militar no exercício de suas funções, ao constatar uma infração, tem obrigação de elaborar a autuação,  iniciaremos a partir da semana que vem uma série de dicas de segurança voltadas para a educação de trânsito, no intuito de orientar os cidadãos sobre as infrações de trânsito, resoluções do CONTRAN e alterações de legislação, esclarecendo sobre equipamentos obrigatórios, instruindo o cidadão e por conseqüência diminuir o número de autuações (multas).
      
1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Comandante  do 1º Pelotão de Polícia Militar de  Penápolis
 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade