Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2011

Dicas de Segurança: TODOS CONTRA O CRIME

De acordo com o divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no mês de agosto deste ano Penápolis teve um aumento do número de furtos em comparação a agosto de 2010, sendo este ano registrados 86 furtos no mês contra 52 no ano passado. Cabe ressaltar que em números gerais, de janeiro a agosto de 2011, Penápolis apresentou uma grande redução do número de furtos, roubos, roubos de veículos e homicídios em relação ao mesmo período de 2010, com pequeno aumento apenas no furto de veículos como segue:

Confira a comparação entre 2010 e 2011 - Período de Janeiro a Agosto no jornal impresso.

Com o intuito de diminuir ainda mais os delitos em nosso município, as ações foram voltadas ao combate do tráfico de drogas, delito este que tem ligação direta com os furtos e roubos, e devido ao bom trabalho das polícias, aumentaram prisões e ocorrências de tráfico, ou seja, em agosto tivemos mais pessoas presas em ocorrências de tráfico, pelas policias do que em qualquer outro mês do ano como mostra a tabela no jornal impresso.

Mas analisando-se principalmente as ocorrências de furto ocorridas em Penápolis, verifica-se que a maioria delas poderia ser evitada pela própria vítima, como por exemplo, dos 86 furtos, mais de 20 ocorrências foram  furtos de bicicletas ocorridos principalmente na área central, onde verificou-se que em grande parte a vítima não trancou sua bicicleta com cadeado ou mesmo deixou de seguir regras básicas de segurança com as bicicletas, regras estas as quais já foram publicadas neste espaço por duas vezes, por isso novamente pedimos aos ciclistas maior cuidado com suas bicicletas, pois como já dito, temos viaturas especificas para atuar na área central, mas é necessária a colaboração da população.
Verificou-se ainda mais de 20 ocorrências de furto de hidrômetro, ocorridos principalmente em residências desabitadas, abandonadas ou em construções, sendo estes locais ainda utilizados por usuários de entorpecentes e traficantes que escondem ali as drogas, servindo ainda de local de abrigo a marginas em fuga, ou para esconder produtos roubados ou furtados, por isso pedimos que:
- ao construir, faça o muro e o portão o quanto antes, deixando a obra fechada, dificultando o ingresso de vândalos e infratores em geral;
- se você for proprietário de um imóvel que encontra-se desabitado, deixe-o fechado e limpo, evitando inclusive problemas de saúde pública como por exemplo, um foco de mosquito transmissor da dengue;
- visite regularmente o seu imóvel que se encontra vazio, verificando as condições de limpeza e se há proliferação de inseto ou animal que possa ser transmissor de doenças, bem como se há indícios de arrombamento ou uso não autorizado do imóvel;
- não deixe o mato sem cortar;
- denuncie locais abandonados que representem perigo para a segurança ou para a saúde pública. (Fone 190).
Ainda dentro das ações de combate a criminalidade, estaremos contando com o reforço dos soldados de 2º Classe (em estágio probatório), do CPI-10 em Araçatuba, que farão policiamento ostensivo a pé na área comercial de Penápolis, apoiados pelos demais policiais do município.
Sua colaboração é muito importante no combate ao crime, denunciando criminosos ou tomando medidas simples de segurança que dificultem a ação destes marginais.
Lembre-se que através do telefone 190 você poderá comunicar a ocorrência de crimes, ou denunciar criminosos, não é necessário se identificar quando a ligação for para efetuar uma denúncia. A identificação do solicitante só é necessária quando a pessoa é vítima de algum crime, para elaboração dos boletins de ocorrência e devolução de objeto roubado ou furtado caso estes sejam localizados.

1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade