Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/08/2011

Dicas de Segurança: Roubo a residência

Embora os delitos de roubo tenham apresentado uma grande diminuição no município de Penápolis, nunca é demais ter cautela e não descuidar da segurança. Acompanhando a dinâmica criminal da região de Araçatuba/SP verifica-se que tem havido alguns casos mesmo que ocorridos em municípios diferentes, com características semelhantes, ou seja, os denominados “modus operandi” dos delinquentes são coincidentes em quase todos os roubos a residência ocorridos na cidade de Araçatuba/SP e região.

MODO DE ATUAÇÃO DOS INFRATORES
Quase na totalidade dos casos verifica-se que os meliantes aproveitaram-se de momentos de distração das vítimas como na chegada ou saída de sua residência para então render as vítimas e consumar o delito.
Comumente as pessoas são surpreendidas quando estão chegando ou saindo de suas residências, mais especificamente quando estão manobrando o veículo na garagem com os portões abertos. Então os delinquentes aproveitam-se deste momento de distração quanto à segurança das vítimas e as rendem conduzindo todos para o interior da residência onde ficam sob a mira de armas de fogo enquanto os marginais subtraem objetos de valor da casa como eletrodomésticos (televisão, DVD, vídeo-game e etc.), jóias, dinheiro e outros aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks.
É característica dos roubos ocorridos na região que os assaltantes levem os objetos subtraídos no interior do veículo das vítimas e após algumas horas abandonam o veículo em local afastado, sendo que os objetos são passados do veículo roubado para outro de propriedade dos marginais que fogem logo em seguida, dificultando ainda mais a prisão dos infratores.

DICAS
Todos os dispositivos de segurança como câmeras filmadoras, portões eletrônicos e vigias particulares são recomendados para se evitar ou dificultar a ação dos marginais, no entanto, a melhor segurança é o próprio cidadão quem faz, logo, estabeleça uma rotina de segurança em seu cotidiano como observar qualquer pessoa estranha próxima a sua residência, como por exemplo, pessoas em motos ou paradas em locais escuros ou estranhos, em atitude suspeita.
Caso esteja chegando e perceba algo de estranho próximo a sua residência passe pela casa e dê uma volta no quarteirão para maior tranquilidade durante a entrada na garagem, caso ainda seja necessário acione a Polícia Militar.
É importante adotar posturas de segurança e caso observe algo acione a Polícia Militar através do telefone 190 passando o maior número de características da pessoa que puder observar e, é claro, não entre ou saia de sua residência até a chegada da Polícia Militar.
Se for surpreendido por assaltantes nunca reaja, o marginal não tem nada a perder e também se encontra nervoso e tenso com o crime.
Durante o roubo procure manter a calma e observar o máximo de características dos delinquentes para então serem passadas à polícia através do telefone 190.
     
1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Penápolis
Colaboração: 2º Tenente PM MARCELO SPINA
 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade