Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/04/2012

Dicas de Segurança: Rocam de Penápolis recebe mais duas motocicletas

Divulgação
Detalhes Notícia

As Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas “ROCAM”, é o Programa de Policiamento onde os policiais militares efetuam o patrulhamento utilizando-se de motocicletas, um meio de resposta rápido e eficaz no combate a delitos, considerando a constância na utilização de motocicletas por infratores como ferramenta de acesso e fuga em crimes contra a pessoa e crimes contra o patrimônio, sobretudo roubo.
Cada vez mais os marginais tem se utilizado deste instrumento para o cometimento de ilicitos, face sua agilidade, capacidade de desenvolver altas velocidades em curto espaço de tempo e a facilidade que estes veículos tem de transpor obstáculos como canteiros centrais, divisores e até bloqueios policiais.
Para o combate eficaz aos delitos praticados com o auxilio de motocicletas a Polícia Militar de Penápolis já contava com duas modernas motocicletas Lander de 250 cilindradas recebidas recentemente, no entanto, com o intuito de melhorar mais ainda o Programa ROCAM, na última sexta-feira, 27, Penápolis recebeu mais duas motocicletas 0 km modelo XRE de 300 cilindradas, mais potentes que as atuais.
Face ao excelente trabalho que tem sido realizado pelos policiais da Rocam de Penápolis, com várias prisões, sempre que possível, teremos equipe de Rocam nas ruas todos os dias, podendo agora com a chegada das novas motocicletas aumentar ainda mais o efetivo no patrulhamento sobre duas rodas, estando todos os policias com motocicletas modernas e capazes de efetuar abordagens e acompanhamentos a infratores, mesmo que estes estejam se utilizando de motocicletas sendo elas potentes ou não, diminuindo assim as chances de fuga dos infratores que por sua vez ajuda também a coibir tais delitos.
Devido a sua maior agilidade e menor tamanho as motocicletas podem ainda ser utilizadas em eventos onde haja grande aglomeração de público ou de trânsito intenso, garantido ainda o patrulhamento e abordagens em locais onde a viatura de quatro rodas teria mais dificuldade ou estaria impossibilitada de transitar como no interior de praças e vielas estreitas.
Lembramos ainda que os policiais motociclistas, além da habilitação, possuem cursos para condução de motocicletas policiais e são submetidos a um constante treinamento e aperfeiçoamento, conduzido assim a motocicleta com maior técnica, necessária ao desenvolvimento da atividade policial, garantindo a segurança do policial e da população.
Na foto abaixo, uma das novas motocicletas de 300 cilindradas, e ao fundo, a nova viatura também recebida recentemente, destinada a Ronda Escolar. Com a chegada das duas motocicletas, Penápolis recebeu somente no último mês quatro novas viaturas, garantindo assim um serviço de qualidade e ininterrupto, havendo viaturas suficientes para o serviço continuo mesmo, que algumas venham a necessitar de manutenção ou reparo.

1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco
 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade