Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/02/2012

Dicas de Segurança: Cuidados na sua cozinha

Vários são os acidentes domésticos, mas um dos locais onde eles são mais comuns é a cozinha, pois na maioria das vezes é neste local que guardamos alguns utensílios domésticos que podem causar algum tipo de acidente, como facas, produtos de limpeza, botijões de gás e até medicamentos.
Com certeza um dos acidentes domésticos mais graves e destrutivos é o que envolve o gás de cozinha, pois o gás por si só é toxico, e pode causar explosão em caso de vazamento. Uma pesquisa realizada pelo IPT em 1995, revelou que 87% dos acidentes envolvendo botijões de gás se deram pela incorreta instalação ou manipulação, sendo que 13% dos acidentes foram causados por defeitos nos botijões.
Alguns produtos obrigatoriamente devem possuir certificação do INMETRO, e dentre eles estão as mangueiras e reguladores de gás liquefeito de petróleo (GLP) e os botijões de gás.

- Não adquira registros e mangueiras sem a certificação do INMETRO;
- Não aceite botijões de gás danificados ou amassados;
- Instale o botijão de gás em um ambiente externo e ventilado (fora de casa);
- Verifique sempre a validade do registro e mangueira providenciando a sua substituição caso estejam vencidos;
- Verifique com  espuma de sabão se há vazamento na válvula;
- Em caso de suspeita ou vazamento de gás, NÃO ACIONE INTERRUPTORES DE LUZ OU APARELHOS ELÉTRICOS, pois a faísca destes dispositivos poderá provocar uma explosão, o que você deve fazer é abrir as portas e janelas para ventilar o ambiente e deixar o local o mais rápido possível, pois o gás é toxico, acionado o Corpo de Bombeiros, e ainda, procurar atendimento médico caso tenha inalado grande quantidade de gás.
     
INSETICIDAS, MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE LIMPESA.
Estes produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças, animais domésticos e pessoas com algum tipo de  problema mental o psicológico, de preferência em algum local alto e fechado com chave, separados dos alimentos, não reutilizando suas embalagens e providenciando o correto descarte dos produtos ou embalagens.

ELETRODOMÉSTICOS E UTENSILHOS DE COZINHA
- Leia atentamente o manual de instruções dos aparelhos antes do uso;
- Verifique a voltagem do produto e da sua residência;
- Em caso de defeito não abra o aparelho elétrico ou tente conserta-lo, alguns aparelhos acumulam energia podendo causar choque elétrico. Procure sempre a assistência técnica autorizada;
- Não deixe os eletrodomésticos ao alcance de crianças, principalmente os que possuem lâminas afiadas ou pontiagudas. O forno de micro-ondas quando utilizado de maneira incorreta pode causar riscos.
- Facas e garfos devem permanecer em local seguro, longe das crianças, em caso de criança pequena prefira ainda os copos e pratos plásticos, que não se quebram tão facilmente como os de vidro, diminuindo o risco de acidente;
- Isole as tomadas e tenha cuidado ao lavar a cozinha, esteja sempre usando calçado e nunca jogue água nas tomadas;
- Durante o preparo dos alimentos, mantenha o cabo da panela virado para o interior do fogão, evitando que crianças virem as panelas sobre si, causando graves queimaduras.
        
1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Fonte de consulta: http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/saude.pdf

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade