Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/08/2012

Dicas de Segurança: Atendimento à Pessoa com Deficiência

A Polícia Militar elaborou uma Cartilha de Orientação Policial-Militar para o Atendimento à Pessoa com Deficiência. O objetivo principal desta cartilha é levar ao policial militar, orientações de como melhor atender as pessoas com deficiência, dentro da competência e missão da Polícia Militar, com dicas de relacionamento para melhorar a comunicação, independente de suas limitações.
Algumas dicas que a cartilha contém servem também para a população em geral, por isto, separamos o conteúdo da cartilha que serve como orientação para todos.

Dicas de Tratamento à pessoa com deficiência
Na maioria das vezes, o desconhecimento ainda traz enorme preconceito e consequentemente a discriminação em relação aos grupos considerados vulneráveis, portanto faz-se necessário conhecer as peculiaridades e necessidades da pessoa com deficiência:
- Não faça de conta que a deficiência não existe;
- Trate a pessoa com deficiência com consideração e respeito;
- A pessoa com deficiência tem o direito de tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas;
- Quando quiser alguma informação de uma pessoa com deficiência, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes;
- Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda. Sempre espere sua oferta ser aceita, antes de ajudar. Nem sempre a pessoa com deficiência precisa de auxílio.
- Uma vez aceita a ajuda, pergunte a forma mais adequada para fazê-la;
- A pessoa com deficiência também têm direitos, sentimentos, receios e sonhos;

Deficiência Física:
- Ao falar com o cadeirante, sente-se ou abaixe-se para ficar no mesmo nível dele, evitando uma posição incômoda.
- A cadeira de rodas, assim como as bengalas e muletas, são recursos para mobilidade da pessoa com deficiência.
- Não se apóie nelas.
- Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão para a pessoa.

Para subir degraus:
- Incline a cadeira para trás para levantar as rodinhas da frente e apoiá-las sobre a elevação.
- Para descer um degrau, é mais seguro fazê-lo de marcha ré. Porém é mais recomendável e seguro, locomover-se por rampas ou pelo elevador.
- Ao ser solicitado para auxiliar uma pessoa com deficiência física que se encontra no chão a se sentar, de preferência acione o resgate, pois a queda pode ter ocasionado lesões que requerem equipe médica para o socorro no local. Não sendo queda, posicione a cadeira lateralmente próxima da coluna do cadeirante. Não puxar seus membros inferiores evitando trancos, apóie suas articulações na altura dos joelhos e pés.

Deficiência Visual:
- Verifique sempre se a pessoa cega quer sua ajuda como guia, caso aceite, não segure seu braço para conduzi-la, ofereça o seu braço, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado. Ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando.
- Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que a pessoa sente-se sozinha. Da mesma forma indique corrimãos quando for subir uma escada.
- Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e específico possível, de preferência indique as distâncias em metros (“uns vinte metros a sua frente”) e sua direita ou esquerda.
- Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se que ele tem a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia.
- No convívio social e profissional, não exclua as pessoas com deficiência visual das atividades normais.
- Deixe que elas decidam como podem ou querem participar.
- Quando for embora, avise sempre a pessoa com deficiência visual.
- De acordo com a legislação em vigor, o cão guia tem acesso a todos os locais públicos ou privados de uso coletivo, exceto UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) de hospitais, desde que acompanhado da pessoa com deficiência ou seu treinador, não sendo exigido o uso da focinheira (Decreto Federal Nº 5.904/06).

Deficiência Auditiva:
- Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, outras não.
- Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque em seu braço levemente.
-  Use um tom normal de voz, a não ser que lhe peçam para falar mais alto. Gritar nunca adianta.
- Fale direta e frontalmente com a pessoa, não do lado ou atrás dela.
- Se você souber a língua de sinais, tente usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará.
- Seja expressivo ao falar, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo serão excelentes indicações do que você quer dizer.
- Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
- Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se tiver dificuldade para compreender o que ela está dizendo, não se acanhe em pedir para que repita. Geralmente, a pessoa surda não se incomoda em repetir quantas vezes for preciso para que seja atendida.

E por fim, respeite as vagas de estacionamento reservadas aos idosos e pessoas com mobilidade reduzida, se você tem direito e necessita fazer uso destas vagas, providencie o seu Cartão de Estacionamento.

(*) 1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega
Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade