Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/08/2019

Dia Nacional de Combate ao Fumo Caps AD alerta sobre o uso do tabaco e narguilé

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Equipe do Caps alertou os estudantes da Emefi Darcy Buranello sobre os riscos do álcool e drogas

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje (29), o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas - Caps II AD “Horizontes Reais” alerta para os riscos do uso do fumo à saúde dos usuários. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
Em Penápolis, o Caps AD realiza o tratamento com equipe capacitada pelo Cratod/SP (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas). Neste ano, a equipe fará uma pequena mobilização em frente ao CAPS entregando material informativo para a população das 9h às 10h30.
No próximo dia 09 de setembro, um grupo de 60 pessoas inicia o tratamento.  Segundo a chefe técnica do Caps, Isabel Escudeiro, os interessados em participar do grupo podem procurar a unidade.
“No momento, as profissionais técnicas estão acolhendo os interessados para avaliação clinica e inserção nos grupos. As reuniões acontecem toda terça-feira, em dois horários, às 7h e ás 12h, nas dependências do CAPS II/CAPS AD em Penápolis”, explicou.
Ainda segundo a chefe técnica, para 2020 o atendimento será estendido paras as unidades básicas de saúde. “Os profissionais da atenção básica foram capacitados recentemente em Araçatuba pelo Cratod, e desta forma, ampliaremos a capacidade de assistência para 100%”, destacou Isabel.
Ontem (28), alunos do 4º e 5º anos da Emefi Profª Darcy Aparecida Buranello Marin participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga Viviana Silva Andrade e a enfermeira Patrícia Poleto Antiqueira, ambas atuam no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga.
A iniciativa foi organizada pela equipe da UBS Sílvia Covas para orientar os estudantes sobre os riscos do uso de álcool, drogas e tabaco. A professora da unidade, Renata Carvalho, destacou que apesar de os alunos serem jovens, a prevenção é a melhor forma de combate. “Desde jovens, já temos que demonstrar como o uso dessas drogas é prejudicial para a saúde de todos”, afirmou. 

Dia Nacional
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o tema escolhido para este ano é “Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé” para alertar a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo o narguilé.
A campanha tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o uso do narguilé, principalmente pelos adolescentes. Por utilizar mecanismos de filtro, o consumo de narguilé é visto como menos nocivo à saúde. Contudo, a literatura revela que o seu uso é mais prejudicial que o de cigarros.
“Segundo pesquisas, uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição dos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros. Por isso, seu uso foi significativamente associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, coronarianas, doença periodontal, entre outras”, alertou Isabel.
Entretanto, os riscos do uso do narguilé não estão relacionados somente ao tabaco, mas também a doenças infectocontagiosas: o hábito de compartilhar o bucal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

Serviço
O Caps AD oferece atenção integral às pessoas com dependências em drogas ou álcool, de forma totalmente gratuita. Para o atendimento existe uma equipe multidisciplinar, composta por médico psiquiatra e clínico geral, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros, entre outros profissionais.
O objetivo do tratamento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas. O Centro de Atenção Psicossocial - Caps II AD “Horizontes Reais” está localizado na Rua Anchieta, 02 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade