Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2018

Dia Mundial de Luta contra Aids: Diagnóstico precoce é foco de campanha “Fique Sabendo” contra HIV

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Equipe do Serviço Especializado teve trabalho reconhecido entre os quatro melhores do estado

Entre os dias 03 e 07 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha “Fique Sabendo”. O objetivo é diagnosticar precocemente pessoas portadoras do vírus HIV, causador da Aids, com exames rápidos e gratuitos nas unidades de saúde de Penápolis.
A Campanha também marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado hoje, dia 1º de dezembro. Neste período serão feitos testes rápidos em pessoas sexualmente ativas, principalmente aquelas que nunca realizaram o teste anti HIV na vida. Outra meta do programa é acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste. 
Em Penápolis, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites virais) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. 
Os testes podem ser feitos diariamente de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 e das 15h às 16h30, no Serviço Ambulatorial Especializado que funciona na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidades. Todas as unidades de saúde do município também oferecem o teste rápido. É só procurar a unidade mais próxima de sua residência.
Também é possível realizar exames para o diagnóstico de outras doenças como a sífilis e as hepatites virais. Todos os exames são gratuitos. Caso algum paciente tenha resultado positivo, a rede municipal de saúde oferece tratamento médico gratuito. 

Diagnóstico
Segundo a médica infectologista do SAE, Girlane Magalhães Sansoni, em 2018 foram registrados novos casos de Aids em Penápolis. “Mesmo com toda informação e conhecimento existente sobre a AIDS, ainda verificamos novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV praticamente todos os dias, principalmente entre jovens na faixa de 15 a 40 anos”, alertou.
“Os casos atuais ocorrem principalmente pela falta do uso de preservativos durante relações sexuais eventuais, nas chamadas ‘ficadas’ ou até em casos em que um parceiro constante é portador do vírus e, por medo ou por vergonha, omite ao parceiro. Isso atinge tanto aos heterossexuais, homossexuais, trans, homens que fazem sexo com homens e etc. Todos são suscetíveis”, acrescentou a médica.
O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja iniciado o mais rapidamente possível, para que a sobrevida seja longa. O tratamento é gratuito com os medicamentos específicos. Em Penápolis, o Serviço Ambulatorial Especializado oferece acolhimento, aconselhamento, consultas médicas, fornecimento de medicamentos, exames específicos e gerais. 
Em outubro, o Serviço Ambulatorial Especializado da Secretaria de Saúde de Penápolis recebeu o Prêmio Brenda Lee, dedicado aos municípios com resultados positivos no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids. Somente Penápolis e mais três municípios do estado de São Paulo receberam qualificação máxima em seis indicadores avaliados. O Prêmio Brenda Lee é oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade