Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2017

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: Saúde alerta para aumento da contaminação

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
A médica infectologista Girlane Sansoni fez um alerta para o aumento no número de casos positivos em pessoas jovens

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids comemorado hoje (01) traz um alerta para a importância do diagnóstico precoce das pessoas infectadas pelo vírus HIV. Para isso, o Centro de Testagem da Secretaria Municipal de Saúde oferece os exames gratuitamente para a população durante todo o ano.
Durante toda esta semana, o SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites virais) realizou a Campanha “Fique Sabendo”, com a intensificação dos exames. O objetivo da campanha é incentivar as pessoas sexualmente ativas a realizarem o teste anti HIV.

Casos
Segundo a médica infectologista do SAE, Girlane Magalhães Sansoni, mesmo com toda a facilidade de prevenção, se registra um aumento no número de casos não só em Penápolis, como em todo o país, principalmente pela falta do uso do preservativo, a única forma de prevenir a contaminação.
“Na micro região temos identificado um aumento substancial no número de casos. Anteriormente, este aumento era registrado na faixa dos 60 anos. Hoje o aumento acontece na faixa etária de 13 a 35 anos, podendo se estender até os 40. A maior incidência ocorre na população de 20 a 29 anos. Infelizmente, toda semana há o diagnóstico positivo de um paciente”, alerta.

Tratamento
“O tratamento com medicamentos retrovirais é bastante efetivo e permite que o paciente tenha uma sobrevida bastante alta. Posso citar, por exemplo, um paciente diagnosticado em 1985 e que vive bem até hoje, após 32 anos de tratamento. Isso acontece com diversos pacientes que seguem rigorosamente o tratamento, tomando todos os cuidados. Esta é a importância do diagnóstico precoce”, conta Dra. Girlane.
Ainda segundo a médica, todos os medicamentos retrovirais são fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde. “O Brasil é o único país que banca 100% do tratamento das pessoas infectadas pelo vírus”, destaca.

Exames gratuitos
Além dos exames anti-HIV e sífilis, o SAE também oferece o diagnóstico e tratamento das hepatites virais, a hepatite B e C. Os testes podem ser feitos diariamente de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, no Serviço Ambulatorial Especializado que funciona na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidade. Não é necessário agendamento prévio.

Passeata
A Campanha “Fique Sabendo” será encerrada com uma passeata no sábado, dia 02, a partir das 08h30. A saída será da Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, percorrendo as ruas centrais da cidade e chegada no Santuário São Francisco de Assis. No local, haverá a realização de exames anti-HIV de forma gratuita, além de outras atividades relacionadas ao tema.  Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade