Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/03/2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Após quase duas décadas, Prefeitura investe na construção de reservatório de água

Secom-PMP
Detalhes Notícia
No Reservatório do Jardim Pevi, será construído um novo poço que trará mais segurança ao evitar possíveis vazamentos

Em uma ação de planejamento responsável do sistema de abastecimento de Penápolis, a Prefeitura Municipal e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), assinaram na última quarta-feira (18) o documento de Ordem de Serviço para início da construção do reservatório de água do Jardim do Lago. 
Com um investimento de R$ 1,175 milhão, bancados com recursos próprios do Daep, o reservatório atenderá uma população de até 20 mil habitantes, que corresponde aos moradores e futuros moradores do complexo habitacional Jardim do Lago I, II, III, IV, V, VI (futuramente o VII) e também a Cidade Jardim. 
De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, essa é uma das regiões da cidade que mais cresceu nos últimos anos. “Essa área da cidade teve um crescimento habitacional bastante expressivo, daí a necessidade de construir um novo reservatório. Dessa forma, o fornecimento de água terá maior pressão na torneira e teremos a garantia de reservação de água para os períodos de estiagem”, justificou Célio. 
“Enquanto o país enfrenta a pior crise hídrica da história, Penápolis está na contramão, pois sempre teve uma visão diferenciada ao longo do tempo. Isso nos colocou nessa situação privilegiada, tendo água garantida nas torneiras. E nós, enquanto gestores do município na atualidade, nos vemos na obrigação de investir para que esse quadro não venha a mudar”, destaca Célio. 

Crescimento
Ainda segundo o prefeito, há quase 20 anos o município de Penápolis não investe em reservação de água. “O último reservatório começou a ser construído em 1.997, no bairro Jardim Pevi. Nesses 18 anos, a cidade teve grande crescimento demográfico, com a construção de novos bairros, mas o sistema de reservação não seguiu o mesmo ritmo”, observou ele. 
“Tivemos somente nesses últimos dois anos, 8 novos loteamentos aprovados e ainda há mais 12 solicitações para novos empreendimentos a serem lançados”, enfatizou o prefeito.
A assinatura do documento de Ordem de Serviço para construção do novo reservatório de Penápolis ocorreu no gabinete do prefeito Célio, com a presença do engenheiro Pedro Belmiro Lopes, da LEC Lopes Engenharia e Construções Ltda EPP, vencedora da licitação pública. Além do prefeito, também participou a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira.
Segundo a presidente Sílvia, a construção do novo reservatório é uma das ações do Plano de Metas da Administração Municipal. “Por meio de planejamento e uma gestão financeira equilibrada, o Daep conseguiu economizar recursos necessários para a construção do novo reservatório, beneficiando a população penapolense”. 

Estrutura
Na construção do reservatório do Jardim do Lago será feito um reservatório elevado com capacidade de 600 metros cúbicos divididos em duas células de 300 metros cúbicos cada, com altura máxima de 31 metros. Também será construído um reservatório semienterrado em concreto armado, com capacidade de mil metros cúbicos. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 6 meses. O Daep ficará responsável pela parte de construção civil, como a construção da guarita e alambrado no entorno do reservatório. Em uma segunda etapa, o Daep fará a aquisição das motobombas, transformadores e demais equipamentos de ligação.


Mais um reservatório em 2016

Além da construção do Reservatório do Jardim do Lago, a Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água de Penápolis) já têm novos projetos voltados a reservação de água e ao sistema de abastecimento e tratamento. A cidade conta atualmente com 4 reservatórios de água e até 2016, serão mais 2. Para o ano que vem, em mais um investimento com recursos próprios do Daep, será construído também o reservatório de água do bairro Pereirinha. 
“Essa é uma região que também apresentou alto índice de crescimento, com os bairros Colina Verde, Tropical, Haroldo Camilo, Atlântica, além da região do Sílvia Covas. Existem também os conjuntos habitacionais Gualter Monteiro e Osvaldo Vizoni, que surgiram recentemente. Com os novos bairros, é preciso garantir a infraestrutura do local”, explica o prefeito Célio de Oliveira.
“Ainda temos outros investimentos no sistema de captação de água e esgoto e nas lagoas de tratamento. São investimentos importantíssimos para a preservação do meio ambiente e para o futuro do município”, disse.

Pevi
O reservatório do Jardim Pevi também receberá melhorias nos próximos dias. Será construído um poço de concreto para oferecer mais segurança na operação da estação elevatória de esgoto. Os trabalhos serão executados pela empresa LEC Lopes Engenharia e Construções Ltda EPP, vendedora do processo licitatório.
“Esse será um poço reserva para melhorar o sistema de recalque de esgotos evitando possíveis extravazamentos caso ocorra interrupção de energia elétrica por tempo prolongado, ou quando for necessário efetuar manutenção corretiva nas bombas do referido poço”, explicou o prefeito.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade