Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/10/2012

DIA DOS PROFESSORES

Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia
Grupo Escolar Augusto Pereira de Moraes

O ensino que lhe ofereço é bom. Por isso não abandonem a minha instrução. (Pv 4.2)

 

Em 15 de outubro de 1.827, por um Decreto Imperial, foi inserido no calendário histórico oficial do Brasil um dos mais importantes dias de homenagens. É o dia nacional das(os) professoras(es), com destaque para os (as) professores (as) do ensino fundamental. Essas (es) importantes profissionais são educadores especiais nas nossas vidas, pois preparam alicerces , base estrutural na escala educacional de quaisquer seres humanos.

A formação e o amadurecimento da criança, tem tudo a ver com o ambiente familiar e escolar. Penso que é nesses dois importantes ambientes que as crianças desenvolvem as suas personalidades para o bem ou para o mal. A palavra de Deus, no provérbio acima, nos recomenda respeito ao que os(as) professores(as) nos ensina.

O provérbio em destaque me remete às minhas queridas e eternas professorinhas do antigo curso primário no Grupo Escolar Augusto Pereira de Moraes. São elas, Ana Aparecida Lima Soares, Anália de Castilho Braga, Therezinha de Jesus Castro Falleiros e Yvonne Conceição Corrêa, graças a Deus todas com saúde. No próximo domingo, como faço todos os anos, vou almoçar com elas e com a minha querida Emilia Aniceto Rossi. Todas essas maravilhosas educadoras estão fortemente presentes na minha história de vida.

Fecho os olhos e revejo, com detalhes, fatos ocorridos durante as quatro horas diárias da minha freqüência às aulas nos anos de 1957 a 1960, no Grupo Escolar Augusto Pereira de Moraes, fundado em 14 de julho de 1945. Revejo o pátio e ouço o badalar do sino do senhor Manoel, servente escolar, chamando as crianças para formar filas para adentrar as salas de aula, aonde permaneciam em pé ao lado das carteiras, e só assentavam após cantar o Hino Nacional.

Após o primário tive diversos outros professores, ou professoras, mestres, doutores, mas a base educacional devo às minhas professorinhas do primário. Agradeço, especialmente, o mestre dos mestres João Teixeira Sampaio que, reconhecendo a minha adolescência pobre, concedeu-me bolsa de estudo para cursar os primeiros anos do ginasial comercial. Muito obrigado, senhor João, que Deus o abençoe e cuide da sua saúde e o conforte após o falecimento da sua saudosa esposa Annita Ribeiro Sampaio, outra importante educadora.

Infelizmente, com todo avanço tecnológico, vejo que nas grandes cidades e regiões metropolitanas a qualidade de ensino público tem piorado. É fácil notar o que falo com o aumento dos analfabetos funcionais, ou seja, jovens que concluem o ensino fundamental, mas tem dificuldade para redigir e interpretar um texto ou exercer raciocínio lógico. Não culpo os(as) educadores(as), mas a política de não valorização pelos governantes dessas (es) trabalhadoras (es), começando pelo baixo nível salarial e falta de condições de trabalho.

Neste dia das (os) professoras (es) fica aqui minha homenagem a todas(os) educadoras (es), especialmente à minha querida pérola negra, a professora Dirce Pereira da Silva. Ela representa o exemplo a ser seguido por todos os afro-descendentes penapolenses e brasileiros. Ela tem uma história linda de persistência, disciplina e vitórias. Essa pedra preciosa enfrentou preconceitos por ter sido a primeira professora negra penapolense. Que Deus abençoe a Dirce e todas(os) educadoras(es) do Brasil. 


Por WALTER MIRANDA, Graduado e pós-graduado em Ciências Contábeis pela PUC/SP e Gestão Pública pela UNESP/Araraquara e Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade