Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/08/2011

Dia do soldado é comemorado pelo TG de Penápolis

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Autoridades militares e civis estiveram presentes à solenidade de homenagem ao Dia do Soldado Brasileiro

DA REPORTAGEM

Para comemorar o Dia do Soldado – 25 de agosto - o Tiro de Guerra de Penápolis, realizou na manhã de ontem, defronte sua sede, uma solenidade com seus atiradores. O evento contou com a presença do diretor do TG e prefeito municipal João Luis dos Santos, representantes da Policia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros, além de alunos e professores da escola Adelino Peters. A cerimônia objetivou homenagear aqueles que representam o País na defesa nacional, além de lembrar o trabalho do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Todos os presentes observaram os trabalhos dos soldados penapolenses, como a apresentação de armas e o hasteamento das Bandeiras do Município, Estado e do Brasil. Os atiradores também entoaram a Canção do Exército, Hino à Caxias, e Hino Nacional. Em uma mensagem sobre o Dia do Soldado, escrita pelo Comandante do Exército, o General Enzo Martins Peri, ele ressaltou a dignidade de Duque de Caxias e lembrou a importância do soldado brasileiro. “A missão de defender a Pátria impõe a cada soldado servidões que transcendem sua própria existência, e que só encontram abrigo em profissionais vocacionados”, ressaltou o General. Para o Sub Tenente do TG de Penápolis, Fladimir Fogliatto, a data é importante para lembrar os trabalhos do patrono do Exército. “Duque da Caxias foi um grande exemplo, sendo a melhor indicação para patrono. Ele foi exemplar em profissionalismo, por isso é muito importante ressaltarmos seu trabalho, já que ele tinha como seu lema ‘morrer se preciso for, matar nunca’, sempre teve preferência pelo diálogo na busca pela solução da guerra”, disse. O prefeito João Luis dos Santos, também acha importante a comemoração para o resgate da história do País. “Duque de Caxias foi um grande exemplo para todo nós, por isso é importante que os jovens conheçam sua história e tenham esse amor pela pátria. O exército é muito importante na nossa defesa, sempre sendo o nosso ‘Braço forte, mão amiga’, como diz o lema do Exército Brasileiro”, comentou.

Atividades
Também com o objetivo de comemorar o Dia do Soldado, o TG de Penápolis também realizou diversas atividades com os atiradores. Amanhã, 27, está prevista a “Corrida Rústica”, competição que deve reunir atiradores do TG de Penápolis e de diversas cidades da região, além da participação dos munícipes. A corrida começa às 16h00 com largada defronte o TG de Penápolis, localizado à rua Prefeito Dr. Ênio Soliane, 743, no centro. As inscrições poderão ser feitas no local até 15 minutos antes do início da prova que deve percorrer as principais ruas da cidade.

Dia do Soldado
A data – 25 de agosto – tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e foi instituída em homenagem ao patrono do Exército, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos, Duque de Caxias já era capitão. Ele lutou e defendeu o Brasil em confrontos de norte a sul do País. Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade