Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/04/2015

Dia do Exército é comemorado com ações de cidadania

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O TG de Penápolis possui 50 atiradores que desenvolvem ações militares e de cidadania

DA REPORTAGEM

Com o objetivo de despertar nas pessoas a índole da cidadania e do patriotismo, o Tiro de Guerra TG 02/027 de Penápolis realizou nesta semana uma série de atividades alusivas à Semana do Exército, que possui data comemorativa hoje, 19 de abril. Foram realizadas atividades voltadas para crianças e jovens com o objetivo de despertar o interesse pelo serviço militar, além de mostrar um pouco do trabalho do Exército e também demonstrar atos de cidadania e amor à pátria. Os trabalhos terminaram na sexta-feira (17) com ato cívico realizado na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com a participação de autoridades militares e municipais, alunos de escolas e crianças do Lactário Dília Ribeiro. Segundo o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra Sargento Gilberto Mareco Palermo, durante a semana foi desenvolvidas atividades com crianças de escolas da periferia da cidade. “Todo este trabalho foi muito interessante por conta do interesse das crianças em saber mais sobre o Exército e, sobre tudo o que passamos para elas. Esta foi uma forma de aproximar a comunidade carente do Exército, levando para eles um pouco do nosso trabalho social que é desenvolvido por nossos atiradores”, explicou. 
Ele comentou ainda sobre a participação das crianças e jovens no ato cívico. Para ele, o envolvimento deste público é fundamental para manter viva a cidadania e o amor pela pátria brasileira. “A participação das crianças e dos jovens é muito importante, pois é a partir destes atos que despertamos o interesse pelo serviço militar e também pelas ações cívicas entre as pessoas. Poder contar com o incentivo dos pais é fundamental para que o jovem de amanhã seja um cidadão de bem”, ressaltou.

Civismo
Gilberto explicou também que, acima de todas as instruções de combate e sobrevivência, o Exército possui um lado humanitário, que é possível ser visto em Penápolis. “Todos os anos o TG se envolve em atividades sociais de nossa cidade através de campanhas de alimentos para entidades e pessoas carentes, e para a Santa Casa, arrecadação de agasalhos e outros trabalhos que mostram que o Exército é, acima de tudo, um formador de cidadão de bem, que vai praticar o bem em prol de sua comunidade”, disse. Hoje o TG possui 50 atiradores que iniciam suas atividades diariamente às 05h50. Normalmente eles trabalham questões do exército como a Ordem Unida, armamento, munição e tiro, sistemas de comunicação entre outras. “São atividades feitas rigidamente com os atiradores e que muito contribui para montar a conduta de cada um deles, formando um cidadão de bem, compromissado com a sociedade e que poderá usar esta conduta em sua vida pessoal”, explicou.
Para ele, é por causa das atividades de formação que o TG de Penápolis possui o prestígio diante das pessoas e o incentivo dos pais para que os filhos ingressem no serviço militar. “A preocupação do Exército é de pegar o jovem e devolvê-lo como um cidadão de bem e é isso que o TG faz; formamos o cidadão e o devolvemos para a comunidade, para que ela própria seja beneficiada com pessoas engajadas pelo bem comum”, enfatizou. Para o sargento, ver os resultados obtidos através do trabalho é algo muito gratificante. “Sinto realizado profissionalmente ao ver o quanto um jovem conseguiu se desenvolver através do serviço militar e que será um cidadão de bem para a comunidade. São em bons momentos como estes que vejo que os meus 25 anos de carreira militar estão sendo colocados em prática para o bem do próximo, esperando que estes atiradores também possam passar tudo de bom que vivenciam hoje”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade