Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2019

Dia do Consumidor é comemorado em todo o mundo

Imagem/Google Street View
Detalhes Notícia
O SCPC Boa Vista em Penápolis é representado pelo Sincomercio, com posto de atendimento avançado para consultas ao Consumidor e Empresários. O Sincomercio de Penápolis atende pelo telefone (18) 3654-2607

DA REDAÇÃO

Hoje, dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data marca a primeira manifestação de uma personalidade política na defesa dos consumidores, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy no Congresso americano. A mensagem de Kennedy chamou a atenção de todo o mundo e movimentos em prol do consumidor começaram a surgir por todos os continentes.
Em seu discurso, Kennedy declarou que são direitos básicos do consumidor a segurança, a informação e a escolha, além de ser ouvido. Ele justificou sua mensagem dizendo que os consumidores precisavam ser protegidos porque são maioria e “maioria não se organiza”.
No Brasil, as palavras de Kennedy foram reforçadas com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, coincidentemente no mês de março. São 28 anos (comemora-se no dia 11/3) da vigência da lei que garantiu a consumidores e fornecedores direitos e deveres. 
Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela Internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo.
A Internet também facilitou o acesso a informações do próprio consumidor, que não precisa mais se deslocar para conferi-las em cadastros, fichas e dados pessoais e de consumo arquivadas no banco de dados do SCPC da Boa Vista. Ele pode fazer isso diariamente, gratuitamente e de forma online. Basta acessar o site da Boa Vista,  consumidorpositivo.com.br, e checar seu CPF. Ele terá informações se há ou não débitos em seu nome e até renegociar a dívida e fazer o pagamento. Caso as anotações forem resultado de alguma fraude poderá antecipar a solução e evitar problemas em seu nome. 
Na mesma consulta saberá a sua pontuação do Score, podendo fazer uma análise rápida de como ele está sendo visto pelo mercado de crédito e financiamentos.
Ainda no site da Boa Vista, o consumidor pode registrar o sumiço ou perda de cheques e documentos, no SOS Cheque e Documentos da Boa Vista SCPC, e poderá ficar tranquilo quanto ao uso deles em fraudes.
Por fim, ainda no site Consumidor Positivo poderá fazer sua adesão ao Cadastro Positivo, que possibilita melhores condições de acesso a crédito, pois ele será avaliado de acordo com suas informações positivas de habitualidade de pagamento e de cumprimento pontual de seus compromissos. (A/I Comunicação Rede)


Ipem-SP intensifica fiscalização no comércio de Araçatuba

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado e delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realiza hoje, sexta-feira (15), Dia do Consumidor, operação especial em padarias, restaurantes, sorveterias e docerias, em Araçatuba.

Confira o cronograma da blitz:

- Das 8h às 10h serão fiscalizadas padarias na venda do pão francês. Conforme determina a portaria 146/2016, o pão francês, ou de sal, deve ser comercializado somente a peso (quilograma), e não por unidade. Os fiscais irão verificar a presença do cartaz com a informação da venda do pão em local visível, bem como a presença da balança em local de rápida visualização e localização do consumidor para acompanhar a pesagem. 

- Das 11h às 16h as equipes do Ipem-SP irão fiscalizar restaurantes com a venda da comida por peso. A portaria 097/2000 determina que nos restaurantes de comida por quilo, o peso do prato deve estar indicado em local de fácil visualização e tem que ser descontado (incluído na tara da balança). Inclusive, será observada a presença do cartaz em local visível para o consumidor do peso do prato. 

- Das 14h às 16h os fiscais irão verificar as docerias e sorveterias que pesam alimentos na presença do consumidor. Neste caso, as equipes do instituto seguem a portaria 097/2000. Será observado o peso da embalagem que será pesado o doce ou sorvete, que deve estar indicado em local de fácil visualização e tem que ser descontado (incluído na tara da balança). Inclusive, será observada a presença do cartaz em local visível para o consumidor.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade