Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2011

Dia de Finados movimentará cemitérios da cidade

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O cemitério Necrópole Santa Cruz deve receber milhares de visitantes no dia de finados

DA REPORTAGEM

Os funcionários dos cemitérios Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz, de Penápolis, estão trabalhando muito para deixar tudo pronto para receber as pessoas, que devem passar pelos locais para visitar os túmulos de parentes e amigos já falecidos, no dia de Finados, próxima quarta-feira, 02 de novembro. Na Necrópole Santa Cruz, muitos já estão indo para limpar os túmulos. Funcionários da prefeitura realizam a limpeza e manutenção do espaço. De acordo com a encarregada dos cemitérios, Fátima Imae, o prazo para limpeza e reformas dos túmulos termina hoje. “O período para fazer as reformas foi o suficiente para que as pessoas fizessem os trabalhos, portanto estamos encerrando este prazo hoje, para que nossos funcionários realizem os últimos ajustes. Até domingo será permitido que as pessoas realizem a limpeza e a lavagem dos túmulos, para que no dia de Finados esteja tudo em ordem”, comentou. A recomendação da encarregada é para não deixar a sujeira acumulada nas ruas de circulação do cemitério. Diversos tambores foram espalhados pelo cemitério para receber o material inservível. “Estamos tomando esta medida para conservar o local limpo, mas não adianta fazer nossa parte e as pessoas sujarem novamente na hora de realizar a limpeza do túmulo”, ressaltou Fátima. Para o dia de Finados, está sendo organizada uma infraestrutura especial para receber os munícipes e demais pessoas que devem passar pelos dois cemitérios. Fátima informou que banheiros químicos e bebedouros de água serão instalados para maior comodidade dos visitantes. Uma ambulância e vigias da Prefeitura estarão de plantão para eventuais problemas. A Polícia Militar fará, durante todo o dia, rondas para garantir a segurança pública. Na capela da Necrópole será realizada missa às 09h00 e 16h00. Já no Jardim da Paz a missa será realizada às 9h00. Algumas igrejas evangélicas também realizarão cultos.

Flores
No Dia de Finados é comum as pessoas levarem vasos de flores para enfeitar os túmulos. Mas há uma recomendação importante para evitar problemas de proliferação da Dengue. A encarregada dos cemitérios da cidade alerta para os cuidados necessários para que não haja focos de mosquitos transmissores da doença ocasionados por água parada em vasos. “Nesse período de chuvas é importante que as pessoas não deixem água parada nos recipientes, por isso, é necessário colocar areia grossa em vasos de flores artificiais para que não haja o acúmulo de água de chuva. Nos vasos de flores naturais, as pessoas precisam fazer furos no fundo para que a água escoe”, explicou Fátima. Com relação ao cemitério Jardim da Paz, a encarregada explica que serão permitidas apenas flores naturais. Segundo ela, os vasos que enfeitaram os túmulos dos cemitérios não podem conter a embalagem plástica para que não haja o acúmulo de água. “Quando a pessoa coloca o vaso com a embalagem plástica, esta pode servir de criadouro para o mosquito”, ressaltou. Outro problema que tem prejudicado os túmulos na Necrópole Santa Cruz, é o plantio de pinheiros. Estas plantas criam longas raízes e, quando plantadas próximas a um túmulo, danifica a sua estrutura e dificulta o trabalho dos coveiros quando é necessário abrir alguma cova. Segundo Fátima, é importante que após o dia de Finados, as pessoas procurem a secretaria do cemitério para autorizar o corte. “Basta nos procurar, isso é muito importante para manter o túmulo conservado, existem alguns que já estão completamente danificados por conta das raízes”, disse.

Reforma
Para garantir que tudo esteja em ordem, a Prefeitura, através do Secretário de Administração, Evandro Moreira, autorizou uma grande limpeza do espaço para o dia de finados. Foi feita a pintura de sarjetas, podas de árvores, e outros trabalhos em geral. A novidade é a revitalização da Capela da Necrópole Santa Cruz, onde está sendo reformados os bancos, trocados o forro, pintura interna e externa, além de toda uma adequação para maior comodidade de fiéis durante as missas realizadas no local. “A Prefeitura decidiu pela reforma da capela para oferecer um espaço mais adequado para as pessoas. A cada ano, mais visitantes participam das celebrações realizadas no dia de Finados, por isso é fundamental que o espaço esteja sempre bem cuidado, sendo essa a preocupação do prefeito e do secretário”, concluiu Fátima. O cemitério Necrópole Santa Cruz tem registrado, de 4 de janeiro de 1915 até hoje,  36.112 sepultamentos. Já o Jardim da Paz, inaugurado em 23 de setembro de 2007, possui 398. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade