Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/10/2021

Dia de Finados: Cemitérios estarão abertos das 6h às 18h

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
É obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção para ingressar e permanecer no interior dos cemitérios

No próximo dia 02 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados, os cemitérios municipais de Penápolis estarão abertos à visitação pública das 06h às 18h. A Prefeitura informa que o horário especial visa atender o grande fluxo de visitantes esperados para este dia. A expectativa de público, segundo estima a administração dos cemitérios, é de mais de 30 mil pessoas.
A Necrópole Municipal de Santa Cruz, conhecida como “cemitério antigo”, está localizada à avenida Eduardo de Castilho, nº1380, Vila Aparecida; lá haverá dois portões disponíveis para entrada e saída. Um deles é o portão principal, de frente para a avenida Eduardo de Castilho, e o outro na lateral, pela rua Tiradentes.
Já o Cemitério Jardim da Paz fica localizado na avenida José Pinto de Almeida s/nº, bairro Jardim Pevi II, com um único portão de entrada e saída, junto à fachada.
É obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção para ingressar e permanecer no interior dos cemitérios. Será disponibilizado álcool em gel 70% na entrada, para assepsia das mãos dos visitantes, e cadeira de rodas para algum munícipe com necessidades especiais, que venha necessitar deste recurso. A temperatura dos visitantes também será aferida na entrada dos cemitérios.
Haverá ainda uma ambulância com motorista e enfermeiro em frente à Necrópole Santa Cruz, a fim de prestar os primeiros atendimentos, em casos de necessidades. 
Os trabalhos preparativos para receber o público, assim como a zeladoria permanente destes espaços, está a cargo da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), que é a responsável pela gestão administrativa e operacional dos cemitérios da cidade. Para tanto, conta com apoio e parceria de diversos setores da municipalidade, especialmente no Dia de Finados.
Assim como em anos anteriores, a Emurpe manterá um Setor de “Achados e Perdidos”, para facilitar as entregas e recebimentos de documentos ou objetos extraviados durante a visita aos cemitérios.
No Dia de Finados o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penáoplis) disponibilizará dois bebedouros de água potável gelada/normal para os visitantes, assim como disponibilizará uma caçamba para o recolhimento de lixo/descartes na Necrópole de Santa Cruz.

Obras e limpeza
A Emurpe alerta a população que, para reformas de lápides e túmulos, foi estipulado um prazo máximo ate 28 de outubro, para que estas ocorram. Já os serviços de limpeza e lavagens dos jazigos podem ser efetuados até o próximo dia 31.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços será efetuada a pintura de guias nesses espaços. O trabalho deve ocorrer nos próximos dias que antecedem a celebração.

Ambulantes e Trânsito
O comércio ambulante poderá funcionar nos espaços públicos externos aos cemitérios, sem cobrança de taxa municipal. 
Porém, é proibido qualquer comércio ambulante no interior dos cemitérios. Os fiscais de Obras e Posturas e da Vigilância Sanitária farão os cadastros de todos os responsáveis pelos comércios ambulantes. 
A respeito do fluxo de veículos, a Secretaria Municipal de Trânsito providenciará sinalização para interdição de ruas e avenidas no entorno da Necrópole Santa Cruz. 
Isso ocorrerá das 06h até às 18h, nas seguintes vias: rua Elesbon com avenida Eduardo de Castilho; rua Tiradentes com a avenida Eduardo de Castilho, e rua Manoel Foz com a avenida Antonio Define.

Celebrações e Transporte Coletivo
Também no Dia de Finados, haverá celebrações religiosas, sendo: às 07h e às 08h30 na Necrópole de Santa Cruz, com a Comunidade da Igreja Matriz de São Francisco; e às 08h30 no Cemitério Jardim da Paz, com a Comunidade Santa Rita de Cássia. A Emurpe informa que para outras celebrações religiosas o espaço continua em aberto.
O Transporte Coletivo Municipal funcionará no feriado de Finados com três linhas, saindo a cada 90 minutos do Terminal Urbano, nos seguintes horários:
Manhã - 07h35, 08h20, 09h05, 09h50, 10h35 e 11h20; Tarde - 13h35, 14h20, 15h05, 15h50, 16h35 e 17h20. O almoço será das 12h às 13h30.

Aedes aegypti
Neste dia, as equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal estarão nos cemitérios fazendo orientação aos visitantes sobre os cuidados básicos para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. 
A recomendação é para eliminar água parada nos vasos por meio da colocação de areia até a borda, além da remoção das embalagens plásticas de flores.
Segundo informou o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marco Souza, os vasos sem furos, enfeites e embalagens plásticas acabam se tornando focos para a proliferação do mosquito. “É fundamental que a população nos ajude nesta tarefa, colaborando durante suas visitas ao cemitério. Vivemos um período de muito calor e chuva, época ideal para a acelerada reprodução do inseto”, alertou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade