Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

SUA OPINIÃO

Você tem respeitado a quarentena e ficado em casa neste período de pandemia?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/11/2014

Dia de Finados atrai centenas de pessoas aos cemitérios

Rafael Machi
Detalhes Not�cia
Além das missas realizadas na Necrópole, representantes da igreja evangélica também tiveram seus momentos de orações

DA REPORTAGEM

Nem mesmo o forte calor e a chuva que caiu sobre a cidade no último domingo (02) afastou as pessoas de visitarem os dois cemitérios da cidade no feriado de Finados. A movimentação já foi grande um dia antes, no sábado (01), por conta do grande número de pessoas que preferiram antecipar a visita e assim fugir da grande aglomeração que ocorre no feriado. Em ambos os cemitérios, o período de maior aglomeração ocorreu durante a realização de missas pela manhã. Além das missas, representantes de igrejas evangélicas também tiveram seus momentos e orações, atraindo bom número de pessoas que acompanharam os cultos realizados durante todo o dia. 
Um dos momentos mais marcantes foi quando um empresário local sobrevoou os cemitérios, por volta das 09h00, em um helicóptero e prestou homenagens jogando papéis prateados e pétalas de rosas, o que chamou a atenção das pessoas e emocionou pelo ato. “Vi o momento em que o helicóptero sobrevoou o cemitério e fiquei muito contente com a homenagem feita no dia de Finados. Achei um gesto muito simbólico e marcante”, disse a aposentada Aparecida Cândida Bantti. Nenhum incidente de maior gravidade foi registrado durante o dia de visitação. 
Nos cemitérios foram disponibilizados bebedouros com água e banheiros químicos. Funcionários da Vigilância Epidemiológica de Penápolis estiveram na Necrópole orientando as pessoas sobre a importância de manter os vasos de flores livre do acúmulo de água, evitando a proliferação do mosquito da dengue. Com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra, as pessoas que chegavam com vasos em embalagens plásticas eram orientados e tinham suas embalagens retiradas. A Polícia Militar realizou rondas durante todo o dia para garantir a segurança das pessoas que chegavam e saiam dos cemitérios. O Conselho Tutelar também esteve presente para prevenir que crianças e adolescentes estivessem pedindo dinheiro para os motoristas que estacionavam nas proximidades. A movimentação foi intensa também fora da Necrópole Santa Cruz por conta da comercialização de diversos produtos como flores, velas, lanches, salgados, caldo de cana, água, refrigerante e as tradicionais melancias. Já durante a tarde, quem visitava os cemitérios foi surpreendido com uma chuva que caiu sobre a cidade. No entanto, ela não afastou as pessoas, que aproveitaram a pausa da chuva para continuar suas visitações, que durou até o início da noite. Na Necrópole Santa Cruz, mais de 37,3 mil sepultamentos já foram realizados, enquanto no Jardim da Paz mais de 780.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.