Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/11/2014

Dia de Finados atrai centenas de pessoas aos cemitérios

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Além das missas realizadas na Necrópole, representantes da igreja evangélica também tiveram seus momentos de orações

DA REPORTAGEM

Nem mesmo o forte calor e a chuva que caiu sobre a cidade no último domingo (02) afastou as pessoas de visitarem os dois cemitérios da cidade no feriado de Finados. A movimentação já foi grande um dia antes, no sábado (01), por conta do grande número de pessoas que preferiram antecipar a visita e assim fugir da grande aglomeração que ocorre no feriado. Em ambos os cemitérios, o período de maior aglomeração ocorreu durante a realização de missas pela manhã. Além das missas, representantes de igrejas evangélicas também tiveram seus momentos e orações, atraindo bom número de pessoas que acompanharam os cultos realizados durante todo o dia. 
Um dos momentos mais marcantes foi quando um empresário local sobrevoou os cemitérios, por volta das 09h00, em um helicóptero e prestou homenagens jogando papéis prateados e pétalas de rosas, o que chamou a atenção das pessoas e emocionou pelo ato. “Vi o momento em que o helicóptero sobrevoou o cemitério e fiquei muito contente com a homenagem feita no dia de Finados. Achei um gesto muito simbólico e marcante”, disse a aposentada Aparecida Cândida Bantti. Nenhum incidente de maior gravidade foi registrado durante o dia de visitação. 
Nos cemitérios foram disponibilizados bebedouros com água e banheiros químicos. Funcionários da Vigilância Epidemiológica de Penápolis estiveram na Necrópole orientando as pessoas sobre a importância de manter os vasos de flores livre do acúmulo de água, evitando a proliferação do mosquito da dengue. Com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra, as pessoas que chegavam com vasos em embalagens plásticas eram orientados e tinham suas embalagens retiradas. A Polícia Militar realizou rondas durante todo o dia para garantir a segurança das pessoas que chegavam e saiam dos cemitérios. O Conselho Tutelar também esteve presente para prevenir que crianças e adolescentes estivessem pedindo dinheiro para os motoristas que estacionavam nas proximidades. A movimentação foi intensa também fora da Necrópole Santa Cruz por conta da comercialização de diversos produtos como flores, velas, lanches, salgados, caldo de cana, água, refrigerante e as tradicionais melancias. Já durante a tarde, quem visitava os cemitérios foi surpreendido com uma chuva que caiu sobre a cidade. No entanto, ela não afastou as pessoas, que aproveitaram a pausa da chuva para continuar suas visitações, que durou até o início da noite. Na Necrópole Santa Cruz, mais de 37,3 mil sepultamentos já foram realizados, enquanto no Jardim da Paz mais de 780.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade