Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/08/2007

Dia da Informática: Domínio do computador é marcante em todo mundo

Detalhes Notícia

Nesta quarta-feira, 14, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que desde seu surgimento vem revolucionando o mundo. Neste dia, no ano de 1.946, surgiu a Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Esse computador, segundo informações não confirmadas, nasceu do esforço dos Estados Unidos em construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial. Passados todos estes anos, fica impossível para qualquer cidadão fazer uma descrição concreta de como seria o seu dia-a-dia sem esta máquina. Como exemplo, esta reportagem levaria um tempo maior e as fotos ilustrativas não teriam a qualidade que possui e a impressionante rapidez proporcionada pela foto digital, não fosse o computador. Os repórteres e paginadores que trabalharam na época do jornal gráfico sabem descrever a mudança que o computador proporcionou. Mas, não somente na área jornalística, que tornou possível “diminuir” o tamanho do planeta com a agilidade que a informação corre, mas em qualquer outro campo seria quase impossível desenvolver um trabalho com eficiência e rapidez não fosse a informática. Esta mesma opinião tem o supervisor do Supermercado Luzitana, Sérgio Lemos da Silva. “Atualmente o softwares que possuímos é a base de tudo para a empresa. Para se ter uma idéia, todas as informações que coletamos, desde compras, passando por contas a pagar e a receber, dentre outras, estão no sistema on-line e armazenadas nestes softwares. Não há como imaginar como a empresa se comportaria sem esta evolução tecnológica. Tudo que se possa imaginar em se tratando de informação, passa pelo aparelho”, argumentou o supervisor. Por já ter trabalhado na época em que não existia a informática, Sérgio relata a dificuldade que as empresas do porte do Luzitana enfrentavam. “Todas as informações eram armazenadas em fichas de papel, que serviam para controlar estoque e, além de tomar um tempo enorme do controlador, não raro aconteciam erros que eram quase que impossíveis de serem descobertos. Hoje, com o sistema bem alimentado ele é perfeito e favorece o ganho de tempo, dinheiro e gerenciamento de pessoas”, destacou.

Até então, para saber o total de mercadorias em estoque era necessário que funcionários passassem até dois dias na contagem. “Este procedimento gerava os erros”, lembrou. Hoje, qualquer produto que passa pelo caixa já é baixado automaticamente no histórico da empresa. Atualmente os maiores inconvenientes enfrentados são quando os aparelhos apresentam problemas ou mesmo existe a interrupção de energia elétrica. No caso do Luzitana, geradores próprios mantém o fornecimento. “Se por algum motivo os aparelhos pararem de funcionar irá gerar uma situação da qual é difícil até para imaginarmos. Decididamente ficaremos sem “chão” se isto ocorrer, pois o computador é a base de tudo”, avaliou o supervisor.

 

Revolução

Outra área que evoluiu com a chegada da informática é a dos escritórios de contabilidade. Para Márcio Borges (foto), da Alpha Assessoria, atualmente é impossível para qualquer escritório de contabilidade se manter sem a informática. Márcio, um veterano na área, atuou na época em que não existiam estes equipamentos e todo histórico de uma empresa era registrado em livros. “Não faz tanto tempo que trabalhávamos com uma copiadora da qual fazíamos as fichas datilografadas, num processo complexo e desgastante. A entrada da informática em nossa vida foi fundamental em todos os sentidos, desde para passar informações aos clientes, manter a empresa legalizada perante o fisco ou mesmo para nos atualizarmos em treinamentos. Para tudo dependemos da informática”, destacou Márcio. Até então o serviço de escritório dependia de boletins mensais, e os problemas se acarretavam, pois alguns já vinham com atraso. “Nós corríamos atrás da informação. Na época costumava dizer que trabalhávamos para apagar o fogo e nunca fazendo a prevenção. Hoje, com as informações on-line está mais fácil para se prestar serviços aos clientes, que, também estão mais exigentes”, declarou Márcio. Como todo histórico, era registrado em papéis, arquivados em grandes volumes e não raro muitos documentos importantes acabavam desaparecendo. “Hoje tudo é simples e sem complicação”, finalizou, lembrando que a tendência é que a cada dia o processo se modernize e fique ainda mais rápido e com informações de maior qualidade. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade