Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/11/2008

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Debate, sarau e homenagem marcam a data em Penápolis

Com o objetivo de marcar a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Penápolis programou diversas atividades que envolverão toda a comunidade. Estas atividades serão realizadas nos dias 20 e 21, no Cine Teatro Lúmine, envolvendo a realização de mesa redonda, apresentações de poesias, danças e música, além de homenagem a várias personalidades.

   Organizam a comemoração a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” e “Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros”. A entrada no evento é de graça; nos dois dias a programação tem início às 20h. Os eventos programados têm o intuito de promover a reflexão acerca do preconceito. Também é objetivo desta semana abordar o tema da forma mais ampla possível, abrangendo além do preconceito de cor os preconceitos contra raça, condição social, religião e também contra a mulher, entre outros tantos existentes.

  

Programação

De acordo com a organização, no dia 20, próxima quinta-feira, tem a Mesa Redonda “Discriminação, Minorias e Racismo”. Participam a professora doutora Flávia Gonçalves da Silva, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis); a professora mestre Rosana Aparecida da Silva, socióloga  e conferencista da Unesp (Universidade Estadual Paulista - Araraquara); e o professor mestre Cledivaldo Aparecido Donzelli, secretário municipal de Educação de Penápolis. A mesa redonda realizará uma abordagem ampla sobre o tema, focalizando as conseqüências da discriminação desde a infância, os impactos que ela pode causar na formação do cidadão, entre outros aspectos. Já no dia 21, sexta-feira, acontece mais uma edição do Sarau Diversidades. Todos os anos o sarau reúne artistas e simpatizantes de toda a cidade para apresentações variadas de música, dança, poesia, teatro e outras manifestações artísticas. Quem quiser se apresentar no sarau ainda pode de inscrever na Biblioteca Municipal até às 17h de sexta-feira. 

  

Homenagem

Ainda no dia 21 acontece a entrega do Troféu Consciência Negra a seis pessoas de destaque na comunidade. A referida homenagem acontece desde 2003 e tem o objetivo de valorizar pessoas que representarem com dignidade e orgulho a raça negra. Os nomes dos homenageados não foram divulgados pelos organizadores, já que a intenção é fazer uma “surpresa” aos escolhidos. As pessoas homenageadas nesta edição de 2008 foram selecionadas pela comissão organizadora seguindo critérios de engajamento na sociedade, contribuição para o orgulho da raça e desenvolvimento do município em diversos aspectos. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade