Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/09/2010

DIA DA ÁRVORE: Polícia Ambiental promove ações para celebrar a data

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A Polícia Militar Ambiental responsável pelo policiamento preventivo e repressivo dos recursos naturais em 43 municípios da Região Noroeste do Estado de São Paulo, promove hoje e amanhã, várias atividades de Educação Ambiental para comemorar o Dia da Árvore, celebrado hoje, 21. Em nota distribuída para a imprensa, o capitão PM Comandante Mozar Messias de Souza Filho informa que a campanha que será desenvolvida junto à comunidade e às escolas da rede pública e privada, tem por objetivo despertar nos alunos, jovens e comunidade como um todo, o espírito preservacionista. “O art. 225 da Constituição Federal nos assegura o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial para uma qualidade de vida sadia. Impõe, porém ao Poder Público e à Coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras gerações”, disse. Ele informou que serão ministradas palestras em escolas da rede de ensino pública e privada, distribuição e plantio de mudas de árvores baseado no tema da campanha que é “Nasce uma vida - Plante uma vida”.

Mudas
Hoje, das 08h00 às 12h00, policiais ambientais, em parceria com a concessionária ViaRondon, que administra o trecho de Bauru a Castilho da rodovia Marechal Rondon (SP-300) e o grupo Cosan estarão distribuindo nas oito praças de pedágio duas mil mudas, e duas mil sementes de árvores nativas da região para os motoristas que passarem pelo corredor Oeste da pista. Na oportunidade, eles repassarão aos motoristas dicas de educação ambiental, entre elas o perigo das queimadas na rodovia, que vem sendo comum nesta época do ano. Dez mil panfletos foram confeccionados para serem entregues aos motoristas. Amanhã, 22, as atividades prosseguem das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30 no PARBI (Parque de educação ambiental da Flora Tietê), em Penápolis. Aproximadamente 60 crianças por período - manhã e tarde - da EMEF Profª. Marilena Cipriano Pereira participará do plantio de mudas de árvores nativas, na Lago Santa Leonor, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e dos alunos do Curso de Agentes Mirins Ambientais, da cidade de Palmares Paulista – SP, além de oficinas pedagógicas na sede da Flora Tietê, utilizando material reciclável, coordenado pelos Arte-educadores do projeto Q. Legal, da cidade de Taquaritinga/SP, palestra sobre temas ambientais, proferida pelo PM Edmar, integrante da Polícia Militar Ambiental de Penápolis/SP e a apresentação teatral no anfiteatro da Flora Tietê, referente ao projeto “Plantando Vidas”, implementado pela Usina Colombo S/A – Açúcar e Álcool / Açúcar Caravelas, coadjuvada pelos atores da ADESCA de Taquaritinga/ SP. Antes da apresentação teatral será feita a entrega de medalhas aos alunos classificados pelos trabalhos realizados em sala de aula.

Conscientização
Na ocasião serão também visitadas nas maternidades, as mães que derem a luz no dia 21 de setembro, as quais serão agraciadas com uma mensagem escrita e um arranjo de flores. Coroando este momento de plena felicidade, com o consentimento da família os Policiais Ambientais visitarão a residência do recém-nascido, onde plantarão uma muda de árvore, que crescerá ao seu cuidado. “As atividades têm por objetivo principal mobilizar a coletividade, integrando-a com a polícia na preservação da fauna, flora e mananciais, despertando a consciência da responsabilidade de cada um na preservação do Meio Ambiente, principal garantia da manutenção da vida no planeta”, finalizou Mozar. (Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade