Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/06/2018

Diálogo entre o blues e a música caipira brasileira em Araçatuba

DA REDAÇÃO

A região Delta do Rio Mississípi, nos Estados Unidos, foi consagrada como o berço do blues. O rio Tietê banha regiões que inauguraram música caipira brasileira no Estado de São Paulo. De uma forma ou de outra, o curso das águas norteou uma parte relevante da história da música, aqui ou no mundo.
Nascido em 2016 no Sesc Birigui, o Festival Mississípi Tietê entrelaça as origens dos dois segmentos musicais, mostrando o que há em comum entre eles e ainda o que faz com que cada um tenha a própria identidade. Em junho, o projeto chega a sua segunda edição, com representantes brasileiros do gênero que coroou B.B. King e das sonoridades que imortalizaram Tião Carreiro. O primeiro show do projeto neste ano é Viola Brasileira, com Paulo Freire, um dos ícones atuais da música caipira. 
A apresentação acontece hoje, quinta-feira (07), às 20h30, na praça João Pessoa, em Araçatuba. Para mostrar toda a criatividade e senso de humor do caipira brasileiro, Paulo interpretará incríveis canções das duplas Alvarenga & Ranchinho e Zé Mulato & Cassiano, Angelino de Oliveira, entre outros. O músico se interessou pela viola após ler “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, e mudar-se para o Norte de Minas Gerais, região do rio Urucuia, em 1977. Isso depois de ter estudado violão em São Paulo e em Paris. 
As lendas e os costumes mineiros foram absorvidos e, junto a seu interesse pela literatura, ajudaram a moldar sua forma de se apresentar: cantando, tocando e contando “causos” (como são chamadas as histórias do universo caipira). Ele integra um grupo de músicos (no qual também se incluem, por exemplo, Ivan Vilela, Roberto Corrêa, Pereira da Viola e Braz da Viola) que valoriza a música caipira, mas dá espaço para as novidades em suas obras.  
Com o virtuosismo como aliado, o violeiro tem influências do repertório tradicional de viola e ainda da bossa nova, do jazz e até do rock progressivo. Os shows do “Mississípi Tietê” têm entrada gratuita e acontecem no Sesc Birigui e na Praça João Pessoa, em Araçatuba. 
A programação conta ainda com: Giba Byblos Duo, com o show "Verde, Amarelo e Blues", no dia 15; a dupla Craveiro e Cravinho, dia 22; Rodrigo Zanc Trio, dia 28; e Álamo Leal, dia 29. 
Mais informações sobre estas e outras atrações podem ser obtidas no Portal Sesc (sescsp.org.br/birigui).

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade