Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/07/2016

DETRAN: Greve continua prejudicando exames e serviços

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Movimentação no local onde são aplicados os exames práticos de habilitação foi mais tranquila por conta da greve de funcionários do DETRAN

DA REPORTAGEM

Apesar de ter sido um dia mais calmo, novamente as autoescolas de Penápolis, assim como de diversas cidades do Estado, voltaram a enfrentar problemas na hora dos exames práticos de habilitação. É que por causa da greve dos funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de São Paulo, apenas 30% dos alunos puderam fazer seus exames práticos de habilitação em carro e moto.
O DIÁRIO DE PENÁPOLIS já havia mostrado no dia 21 de junho o problema enfrentado por alunos e autoescolas no primeiro dia de greve dos funcionários, que se iniciou no dia 20. A porcentagem dos alunos que puderam fazer seus exames é referente à estipulada pela Lei de Greve, que determina que 30% do serviço devem ser mantidos para serviços considerados essenciais.
Como as autosescolas já tinham conhecimento do procedimento adotado pelos funcionários do Detran diante da paralisação, elas próprias inscreveram menos  alunos para o exame prático, o que também diminuiu o clima de indignação dos alunos presentes no local da prova, já que a maioria presente poderia fazer o exame.
Assim como ocorrido há duas semanas, a prioridade foi dada para os alunos que tinham processos de habilitação prestes a vencer, pois se faz necessária porque a partir do momento em que um aluno faz seus respectivos exames antes do início das aulas no Centro de Formação de Condutores, ele tem o prazo de um ano para finalizar o processo de aulas, exames e ter sua Carteira Nacional de Habilitação em mãos, caso contrário seu processo é anulado e ele passa a ter que refazer novamente. Entretanto, mesmo com a prioridade, a indignação dos instrutores de autoescolas ainda é grande, já que eles alegam que a greve tem prejudicado de forma considerável os alunos. Isso porque o processo tem atrasado aqueles que já poderiam estar recebendo suas CNHs. Muitos alunos que já haviam se preparado para seus exames estão tendo que refazer aulas para praticarem as instruções. Algumas autoescolas alegaram que chegaram a adiar aulas de alunos para que pudessem ter a oportunidade de treinar as instruções somente quando houvesse a certeza de que eles poderiam fazer o exame.
A próxima data prevista para novos exames práticos deve ser dia 18 de julho, já que os exames na cidade, que eram feitos semanalmente, passaram a ocorrer a cada 15 dias. A classe dos funcionários do DETRAN-SP reivindica junto ao Governo um reajuste salarial para reposição das perdas em virtude da inflação dos últimos anos, que segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acumula 26,3% no período entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016, além de outros pontos apresentados em pauta, como bonificação e vale-alimentação. Por conta da greve, diversos documentos também têm sido emitidos com atraso.

DETRAN
Em seu portal, o DETRAN-SP diz que suas unidades estão operando em todo o Estado. Mesmo com a paralisação temporária de parte dos funcionários públicos o atendimento é mantido com os funcionários terceirizados e a parcela de servidores que optaram por cumprir com suas atividades e não aderir ao movimento.
O Departamento de Trânsito diz ainda que fará todos os esforços necessários para manter o atendimento em suas unidades, minimizando os eventuais impactos negativos que a paralisação pode causar aos usuários. No entanto, o prazo para emissão de alguns documentos pode ser maior do que o habitual. O DETRAN destacou que o cidadão pode fazer quase 30 serviços de trânsito de forma 100% online, no portal do Detran.SP (www. detran.sp.gov.br), sem sair de casa. Outra opção é ir aos postos Poupatempo, que oferecem os principais serviços de trânsito e operam normalmente. Já o licenciamento de veículo e a troca da 1ª habilitação pela CNH Definitiva podem ser solicitados eletronicamente via rede bancária. Basta pagar a taxa do serviço no caixa eletrônico ou no internet banking junto com o custo de envio pelos Correios, que é de R$ 11, para receber o documento em casa.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade