Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/01/2010

Destaque: Penápolis é finalista para receber Prêmio Nacional

Detalhes Notícia

O município de Penápolis está entre os 46 finalistas dentre os 1.500 projetos inscritos para receber o Prêmio ODM Brasil, criado pelo Governo Federal e que tem a finalidade de incentivar e valorizar as práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Penápolis concorre na categoria governo municipal com o projeto “Hortas Comunitárias”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da Prefeitura de Penápolis. “Cidades de todo o país se inscreveram para o prêmio. Porém, apenas duas do interior do Estado de São Paulo foram finalistas: Penápolis e Campinas. Vale destacar que essa foi a primeira vez que inscrevemos o projeto em um prêmio nacional e já é finalista”, comemora o secretário de Agricultura, Éder Fonzar Granato.
Para conferir o funcionamento das Hortas Comunitárias e atestar a veracidade do projeto, no último sábado, 23, estiveram na cidade os Técnicos de Planejamento e Pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Albino Alvarez e Cleandro Henrique Krause, que vieram de Brasília para conhecer in loco as ações de agricultura urbana de Penápolis. Eles são membros do Comitê de Avaliação do Prêmio ODM Brasil.
Os pesquisadores do IPEA foram recebidos no Paço Municipal pelo Secretário de Agricultura, Éder Fonzar Granato, o secretário interino, José Santino, que é chefe de serviço e o técnico agrícola Márcio José de Farias, que deram mais detalhes sobre as 60 Hortas Comunitárias da cidade mantidas em parceria entre a Prefeitura e a comunidade.
Após esse encontro inicial, a comitiva partiu para a visitação de algumas hortas comunitárias localizadas em quatro pontos distintos da cidade, sendo que durante o percurso, passaram em frente de várias outras.
“Como não daria tempo para visitar todas as 60 hortas, procuramos levá-los para conhecer quatro hortas diferentes com relação ao tamanho, espécies cultivadas, tempo de funcionamento e localização dentro da cidade”, explicou o técnico agrícola, Márcio de Farias.

Contato direto
A primeira horta visitada foi do bairro Cidade Jardim, depois as hortas comunitárias do Jardim Tropical (duas grandes, uma ao lado da outra), na sequência, a Horta do Pereirinha, inaugurada no final de 2009 e por fim, os pesquisadores conheceram a Horta do Jardim Del Rey, a maior e uma das mais antigas, em atividade há 16 anos. 
Em todas as hortas visitadas, os pesquisadores do IPEA, Cleandro e Albino, conversaram com os coordenadores e famílias que cultivam hortaliças em seus canteiros. “Eles ficaram bem à vontade para conversar com a comunidade e assim conhecer a realidade do projeto. O contato direto com as famílias que cultivam nas Hortas Comunitárias é a melhor forma de avaliar a eficácia do nosso projeto de agricultura urbana”, comento o secretário Éder Granato.
Em cada Horta Comunitária, os pesquisadores receberam das famílias, verduras e legumes colhidos dos próprios canteiros. Esses alimentos também foram degustados pelos técnicos de Brasília durante o almoço servido à comitiva.

Expectativa da premiação
De acordo com o pesquisador Cleandro Krause, o projeto de Penápolis tem todas as condições para receber o prêmio. “Notamos que é um projeto sustentável, que se mantém há anos e beneficia as famílias envolvidas”, analisou.  Já o pesquisador Albino Alvarez reforçou que o projeto de agricultura urbana de Penápolis tem grandes chances de levar o prêmio, mas foi cauteloso: “Não sabemos ainda o número certo de projetos que serão premiados, mas acredito que por estar entre os 46 finalistas, o projeto de Penápolis já pode se considerar vencedor”, afirmou.
De acordo com eles, a divulgação do resultado e entrega da premiação está prevista para acontecer até o próximo mês de março.
“Acredito que eles gostaram bastante do que viram. Agora é só aguardar o resultado e torcer para recebermos o prêmio das mãos do presidente Lula, dando visibilidade nacional à nossa Penápolis”, finalizou Éder Granato.

Secom – PMP

Foto: Os pesquisadores e a equipe de Agricultura visitaram as Hortas dos bairros Cidade Jardim, Tropical, Pereirinha e Jardim Del Rey

Saiba mais sobre o Prêmio ODM Brasil

O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em duas categorias: governos municipais e organizações. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.
A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O Prêmio ODM Brasil já está em sua 3ª edição e tem a finalidade de incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; desenvolver um banco de práticas bem-sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos e reconhecer publicamente os esforços em favor dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

(Fonte: www.odmbrasil.org.br)

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade