Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/11/2011

DESPESA: Proprietários terão IPVA mais barato em 2012

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O valor total do IPVA pode ser parcelado em três vezes, vencendo nos meses de janeiro, fevereiro e março

DA REPORTAGEM

Os penapolenses também desfrutarão da queda no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que sofreu um decréscimo de 3,75% - em média – para os veículos registrados no Estado de São Paulo. A diminuição é decorrente da variação no valor venal médio dos veículos automotores em relação ao ano passado. Já as alíquotas continuam as mesmas. Houve queda de valor venal em todas as categorias - automóveis, motos e caminhões - porém, alguns modelos apresentaram alta, enquanto outros estavam mais baratos neste ano, do que em 2010. Segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os veículos que apresentaram maior preço de venda comparado ao ano anterior foi a motocicleta – 5,56% em média – enquanto os automóveis apresentaram queda de 3,34% e os utilitários 3% de redução. Para a vigia Eduardo Cervigne a queda no valor é motivo de alegria. “Toda redução de imposto é válida, principalmente o IPVA que é um imposto mais elevado”, comentou. Ele disse que ainda não calculou o valor de seu desconto, mas o dinheiro que sobrar poderá ser empregado em outras coisas. “Começo de ano é sempre conturbado por causa das contas a serem pagas, com o desconto teremos uma folga”, ressaltou. Além dos proprietários de veículos os despachantes da cidade também estão comemorando a queda no IPVA, a expectativa é que a procura para pagamentos dos impostos sobre veículos pode chegar até 80%.

Pagamento
O valor do IPVA pode ser parcelado em três vezes, com os boletos vencendo nos meses de janeiro, fevereiro e março. Quem preferir pagar o total à vista terá um desconto de até 5%. O pagamento poderá ser feito em agências, sites de bancos ou em casas lotéricas, a partir do dia 20 de dezembro deste ano. A multa para os proprietários que não pagarem a taxa na data do vencimento é 0,33% por dia de atraso. O vencimento de cada parcela do imposto depende do final da placa do veículo e varia entre os dias 11 e 24 de janeiro, 13 e 29 de fevereiro e 13 e 26 de março. Quem não recolher o valor será incluído na lista de devedores do governo estadual e ficará proibido de fazer o licenciamento do veículo, o que pode acarretar na apreensão caso seja flagrado a irregularidade. Créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista também poderiam ser usados para abater parte do imposto. Mas era necessário ter feito a opção no sistema do programa fiscal no mês passado. No total, o Estado prevê arrecadar cerca de R$ 10,94 bilhões com o IPVA de 2012. O montante será dividido igualmente entre o caixa estadual e os municípios de domicílio dos proprietários dos veículos. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade