Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/02/2014

Desmoronamento preocupa moradores da São Joaquim

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O desmoronamento de terra na linha férrea pode aumentar se voltar a chover nos próximos dias

DA REPORTAGEM

 

Uma erosão em um barranco da linha férrea está preocupando os moradores do bairro São Joaquim. Por causa das fortes chuvas ocorridas em janeiro, em especial a da última sexta-feira (14), parte da terra deslizou com a forte correnteza de água que passa pelo local, abrindo um grande buraco que já ameaça o asfalto na avenida Marechal Rondon, naquele bairro, preocupando moradores próximos ao local. A erosão ocorre próximo ao trecho da linha férrea onde em novembro de 2012 funcionários da América Latina Logística (ALL), empresa responsável realizou obras corretivas de dormentes, trilhos e pregações. O local sempre causou preocupação aos moradores, já que ali é um ponto de escoamento de fortes enxurradas, que descem beirando os trilhos desde a altura do bairro Cidade Jardim até chegar às tubulações que levam estas águas para o Córrego Maria Chica. Diversos transtornos já foram ocasionados na região, como grande quantidade de terra nas ruas e até mesmo acidentes com motocicletas que são arrastadas pela força da água. O barranco que está desmoronando tem cerca de três metros de altura e já ameaça derrubar uma mangueira ali plantada. Moradores alegam que outras plantas de pequeno porte que também haviam sido plantadas no barranco também já foram arrastadas com o deslizamento de terra e as enxurradas. Um dos moradores que está preocupado com a situação é o aposentado Jair Soares Fogaça. Ele está construindo uma residência defronte ao local e diz ter medo do que possa acontecer se voltar a chover forte nos próximos dias. "Há dias que vínhamos observando o que estava acontecendo, mas com as duas últimas fortes chuvas que caíram, o barranco desmoronou mais, fazendo um buraco por debaixo da terra, o que aumenta ainda mais o risco de desmoronamento", comentou. Ele explicou que está preocupado com o asfalto e com a árvore que pode cair com o próximo deslizamento. "A erosão que já está próxima do asfalto nos preocupa, não sabemos o que pode acontecer caso volte a chover. A mangueira próxima do barranco já está com parte de suas raízes expostas e pode cair com a próxima chuva", ressaltou.

 

Responsabilidade da ALL

Em contato com o Secretário Municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, este informou que tomou conhecimento do caso através da Ouvidoria Pública e que já esteve presente no local acompanhando o que estava acontecendo, mas alegou que, na prática, não pode fazer nenhum trabalho no local sem prévia autorização da ALL. "Tudo o que acontece da sarjeta para dentro da linha férrea é de responsabilidade da empresa, que detém toda a responsabilidade de manutenção e fiscalização do local, por isso, não posso realizar nenhum trabalho no momento naquele local", comentou. Ele explicou que no ano passado a prefeitura iniciou alguns trabalhos de melhoria na mesma região onde está ocorrendo a erosão, sendo que na época a própria ALL advertiu a secretaria porque os trabalhos estavam sendo feitos sem prévia autorização da concessionária. No entanto, Reinaldo garantiu que não deixou a situação de lado, e que está fazendo tudo o que está ao seu alcance para reparar o problema. "Estou desde segunda-feira (17) tentando manter contato com o responsável da ALL pelo setor, mas infelizmente não obtive êxito. Tenho ciência do problema e para ajudar os moradores daquela região eu mesmo estou notificando a ALL para que sejam tomadas as providências necessárias", ressaltou. Ele explicou também que caso a ALL não tenha condições de realizar os reparos de imediato, que a prefeitura se dispõe em realizar o trabalho no local, para que a população não seja afetada e os prejuízos ainda maiores. "No entanto, adianto que o trabalho exigirá dedicação, já que se trata de um buraco grande e que será necessário um bom planejamento sobre o que pode ser feito no local. Mas vamos intermediar junto à ALL para que o problema na São Joaquim seja resolvido o mais rápido possível, evitando problemas e aborrecimentos para a população", explicou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade